FC Porto denuncia esquema de corrupção a favor do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

O FC Porto revelou emails, num programa do Porto Canal, denunciando o que afirma ser “um esquema de corrupção de árbitros a favor do Benfica”. A SAD da Luz já repudiou as alegações, anunciando que vai avançar com um processo-crime por difamação.

As denúncias do FC Porto surgiram no programa “Universo Porto da Bancada”, emitido pelo Porto Canal esta terça-feira, no qual Francisco J. Marques, director de comunicação dos dragões, leu uma alegada troca de e-mails entre o director de conteúdos da Benfica TV, Pedro Guerra, e o ex-árbitro Adão Mendes, referentes à temporada de 2013/2014.

A 28 de Janeiro de 2014, naquele que é o primeiro campeonato do tetra do Benfica, Adão Mendes enviou um e-mail a Pedro Guerra com algumas passagens como estas. ‘Sobre a arbitragem não temos que ser mãozinhas. Hoje o Benfica manda e os outros não mexem nada. O resto virá por acréscimo. Dizem os grandes sábios dos painéis que algo está a mudar. Hoje sabem que quem nos prejudicar será punido“, começou por relatar o director do FC Porto, antes de revelar outros oito nomes de árbitros que estarão igualmente envolvidos no esquema.

No dia 22 de Dezembro de 2013, Adão Mendes escreveu assim para Pedro Guerra: ‘Temos hoje árbitros que, não sendo internacionais, por vários motivos, têm demonstrado melhores prestações do que os internacionais, entre os quais Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Manuel Mota, Vasco Santos, Rui Silva, Hugo Pacheco e Bruno Esteves. Temos ainda Paulo Baptista que está a fazer uma excelente época, é um excelente árbitro e podia ter sido injustamente despromovido na época passada’“, completou, para depois dar a sua opinião sobre este tema.

Jorge Ferreira, Manuel Mota, Nuno Almeida, Vasco Santos, Hugo Pacheco, Rui Silva e Bruno Esteves, à data de 22 de Janeiro de 2013, e ainda Paulo Baptista, estavam ao serviço do Benfica. É o que Adão Mendes está a dizer. Isto é um esquema de corrupção para favorecer o Benfica“, alega Francisco J. Marques.

O director de comunicação dos portistas ainda avançou que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é referido nos e-mails como “o primeiro-ministro”, enquanto os árbitros serão designados por “padres”.

Isto não foi inventado por nós, isto existe, só temos que esperar que as autoridades que, sistematicamente, têm fingido que não se passa nada, façam alguma coisa“, salientou Francisco J. Marques, notando que é preciso “averiguar e saber quem são os padres que escolhem e ordenam nas missas que celebram“.

As declarações do director de comunicação do FC Porto pode ser ouvidas no seguinte vídeo, a partir do minuto 25.

Benfica repudia “absurdas insinuações”

O Benfica emitiu já um comunicado a reagir às acusações de Francisco J. Marq, repudiando “de forma veemente” o que define como “absurdas insinuações”.

No comunicado, o tetracampeão nacional desmente as acusações e ameaça recorrer a tribunal. O Benfica afirma que as acusações de Francisco J. Marques são “falsas e absurdas”, admitindo que poderá agir juridicamente com “o correspondente processo-crime por difamação e outros processos que se justifiquem”.

A finalizar, os encarnados afirmam que as declarações do dirigente portista mais não visam do que “desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições”.

Comunicado do Benfica:
«O Sport Lisboa e Benfica repudia e desmente de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do diretor de comunicação do FCP e avançará com o correspondente processo crime por difamação e outros processos que se justifiquem. Considerando que mais não visam do que desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições.»

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Isto é o início da nova campanha “comunicacional” PortoSporting 2017/18 ! Mas começou descoordenada ! Afinal o presidente do Sporting confidenciou há 3 dias que ele é quem controla o futebol português ( video-árbitro, relatórios, Vítor Pereira, etc ) . E este volta agora a queixar-se que é o Benfica ?? Afinal andaram em reuniões pelos hotéis para coordenar o quê ?? Entretiveram-se talvez a acabar com alguns restos de fruta …

    • O pior cego é aquele que não quer ver.
      Agora os benfiquistas entram todos em dissonância cognitiva.
      Que se descubra a verdade e os corruptos TODOS PRESOS, sejam eles quem for.

      • Se os corruptos tivessem sido todos presos no devido tempo, o Porto já não tinha direcção e respirava-se menos tensão no futebol português. As suspeições e tensões vêm daí .

  2. A luta ANTI-PENTA apenas começou!! Não nos iludamos, esta noticia tem várias intenções. Para dentro, vai servir para distrair os incautos da politica de “não aquisições” possiveis … Depois de contratarem um treinador que vai servir, entre outras coisas, como “para-raios” da direcção aos ataques internos que se vão suceder, a intenção é desde já clara, e esta é a intenção, para fora : O campeonato vai ser “baptizado à nascença” como o campeonato da corrupção- Este vai ser o discurso que vai ser repetido até à nausea !! Contam com a habitual lentidão da justiça portuguesa para chegar a conclusões crediveis em pouco tempo. O completo esclarecimento da verdade e A UNIÃO de todos os benfiquistas vai ser decisiva, mais uma vez !! Não nos vergam !!

      • Bem… “campeonatos viciados”? Esqueceu-se do penta? E esses foram justos (e nada viciados)? Vá plantar batatas! Se o Vieira é corrupto, deve ser preso, mas… O Bimbo já lá devia estar! Você diz tetra embuste (porque o FC Porto foi incapaz de fazer mais pontos que o Benfica). Eu digo Penta embuste (aquele de alguns anos…) porque o Benfica foi incapaz de fazer mais pontos que o FC Porto. “Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra”

      • ???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Para quem não acreditou nas gravações em que se ouvem as vozes, reconheciveis, dos intervenientes, vir agora dar como verdade absoluta uma denúncia “anónima”, nem coragem tiveram para dar a cara, Esses sim é que são embusteiros !!

  3. Porto “inventa” esquema de corrupção a favor do Benfica. Se eles querem um esquema de corrupção real, só têm de procurar internamente, árbitros pagos com envelopes de dinheiro , prostitutas, viagens a Brasil, escolha de árbitros, etc, etc. Francisco J. Marques tem toda a informação necessário “on line” no you tube e em centenas de artigos. Isso podem denunciar, quanto ao resto são cortinas de fumo para esconder todos os fracassos recentes. Quanto aos sucessos passados quase todos sabemos a que se devem.

  4. Emails hoje em dia não provam nada, cada um pode simular remetentes de email e conteúdos sem grandes problemas… vejamos os emails de phishing que por vezes circulam pelas caixas de email a simular instituições bancárias ou outras… Este tipo de “discussão” no futebol português já cansa e mete “nojo”… Se o dinheiro no futebol não falasse mais alto, se os jogos fossem por amor à camisola e não às notas gordas, teríamos, muito provavelmente, um melhor espectáculo de futebol durante um campeonato…

    • Oh Mike, de informática não vês nada de nada.
      Se “quiserem” investigar com pessoal que o saiba fazer, eles encontram, porque a informação está lá.
      Não estou a ver o Sr. Pedro Guerra a usar a DarkWeb para comunicar com os da “cartilha”.
      Informa-te primeiro antes de atirar postas de pescada.

    • Bem, eu sou mesmo leigo em computadores há mais de 15 anos… Nunca percebi nada do assunto! Mas aqui deixo o meu contributo para outros leigos na matéria, para também eles, não atirarem postas de pescada sem saberem do que falam. Consultem o Decreto-Lei n.º 88/2009, de 9 de abril (https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=957061) que aprova a legalidade dos emails. Os emails só serão juridicamente válidos se forem assinado digitalmente, e passo a citar o Decreto Lei o porquê de assim o ser: “As assinaturas electrónicas possibilitam ao utente de dados enviados electronicamente que verifique a sua origem (autenticação), bem como se os dados foram entretanto alterados (integridade).” Ou seja, a possibilidade de adulterar um email sem assinatura digital é uma realidade!
      No contexto desta notícia, tenho sérias dúvidas que os emails, que supostamente estes senhores tiveram acesso, tenham sido assinados digitalmente! Mas como sou leigo na matéria, deixo para os mais “entendidos” uma explicação melhor!…

        • As assinaturas digitais são compostas por uma chave privada e uma chave pública. Se a chave privada for conhecida, a assinatura digital pode ser adulterada, caso contrário não.
          No entanto, no que se refere à notícia, já não vamos tão longe, porque tenho as minhas dúvidas que a troca de emails tenha sido feita com recurso a assinaturas digitais… Por isso, as provas mencionadas valem o que valem, ainda por cima de 2013/2014!…

          • Sabe que as assinaturas a que se refere na legislação nada tem haver com a ID da própria máquina, que é única e que mesmo que se tente forjar, há sempre forma de saber a sua ID? Olhe, a Wikileaks há bem pouco tempo, deitou cá para fora informação sobre a CIA que forja essa mesma ID para culpar os russos de pirataria.
            O que você se refere é a assinaturas digitais para assinatura de documentos eletrónicos, certo? Uma coisa não tem nada haver com a outra.

  5. E ninguém acha estranho que alguém afecto a um clube que, até há pouco tempo “dominava” o futebol português, (lembram-se do penta?) venha fazer acusações destas? Será que se refere áquilo que andaram a fazer durante décadas? Será que o FC Porto não sabe perder? Será que a corrupção só é corrupção se forem os outros a fazerem? Entendam, de uma vez por todas: O Benfica ganhou o quarto campeonato consecutivo! Nada a fazer! Vocês ganharam cinco seguidos! Nada a fazer! Grande parte destes campeonatos (FCP e SLB) não foram ganhos por mérito, mas por demérito dos adversários directos (FCP e SLB). Nada a fazer!
    Tenham calma… Um dia virá, em que serão os Benfiquistas (e Sportinguistas) a queixarem-se da corrupção do futebol… Um dia, surgirá um novo Pinto! Um santo Pinto (e o Sporting continuará a queixar-se…)!

  6. para os portistas que se preocupam com a corrupção, a sério não a inventada , aqui vai:

    “O que eu vou dizer a seguir destina-se a ficar gravado para a posteridade, caso me aconteça alguma coisa a mim ou á minha família. Benfica-Moreirense empate a uma bola, no dia 29 de Fevereiro de 2004, o Porto entrou em contacto comigo para influenciar o resultado do jogo. O Porto-Estrela da Amadora na época de 2003/2004, é verdade que o Porto nos ofereceu raparigas, como era habitual fazer, tal como aconteceu no jogo Porto-Académica de 2002/2003. Naquela noite após o jogo Porto-Estrela da Amadora, juntamo-nos, eu e os meus assistentes, com Reinaldo Teles, António Garrido e o árbitro Paulo Silva e os seus assistentes. Eu fui o único prejudicado, porque todos mamavam, mas eu é que fiquei prejudicado para sempre. É verdade que o Porto me pagou uma viagem, através da agência Cosmos em 1998, para eu ir a Marrocos com os meus dois assistentes, e o árbitro João Rosa Penicho.” Declarações de Jacinto Paixão – arbitro corrompido pelo FCP.

RESPONDER

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai …

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …