Aviso da PGR compromete investigação às suspeitas de corrupção no Benfica

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A investigação ao alegado esquema de corrupção de árbitros em favorecimento do Benfica pode ter ficado comprometida, depois de a Procuradoria-Geral da República ter anunciado a abertura do inquérito, antes de proceder a buscas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que vai instaurar um inquérito à denúncia anónima de que, durante a época 2013/2014, se verificou um “esquema de corrupção de árbitros” a favor do Benfica.

O assunto foi abordado publicamente pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco Marques, num programa do Porto Canal, onde leu emails que terão sido trocados entre o director de conteúdos da Benfica TV, Pedro Guerra, e o ex-árbitro Adão Mendes, denunciando um alegado favorecimento das arbitragens ao clube da Luz.

Com o anúncio da abertura do inquérito, a Procuradoria-Geral da República acabou por avisar os eventuais envolvidos, “em vez de avançar em segredo com buscas urgentes”, aponta o Correio da Manhã.

O jornal ouviu fontes judiciais que se manifestam “incrédulas” com a actuação da PGR, considerando que se aniquilou “voluntariamente” o chamado “efeito surpresa”, que é essencial no arranque de qualquer investigação criminal.

“Ao contrário do que ditam as “boas práticas” de investigação criminal quando os alvos estão alertados, não foi feita, nomeadamente, qualquer busca com carácter de urgência para, por exemplo, apreender os computadores com os quais possam ter sido trocados os tais emails comprometedores”, acrescenta o CM.

Deste modo, e uma vez que o caso terá sido despoletado por uma “denúncia anónima recebida na plataforma do DCIAP”, conforme sustenta a PGR, muito dificilmente será possível encontrar provas da alegada corrupção, sendo certo que a mera cópia dos emails suspeitos não é indício suficiente.

Enquanto isso, o FC Porto garante que tem “mais material” que compromete o Benfica, conforme declarações de Francisco Marques na TSF.

“O FC Porto vai fazer chegar estas coisas às autoridades desportivas e não desportivas. Vai fazê-lo no momento em que entender fazê-lo e quando estiver reunida toda a informação que estamos a reunir”, destaca o director de comunicação dos dragões.

Entretanto, Pedro Guerra, que é visado nos emails sob suspeita, vai reagir à polémica numa edição especial do programa “Prolongamento”, na TVI24, no domingo à noite.

No domínio desportivo, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também já anunciou a abertura de um inquérito.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Francisco Marques não lhe chega o estado em que se encontra o FCP? sabe que você também irá depor na justiça sobre onde e como conseguiu emails de funcionários do Benfica, pirataria informática para roubar informação privada é crime, espero que o Benfica o leve á justiça e o façam pagar pelas falsas calúnias

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …