Aviso da PGR compromete investigação às suspeitas de corrupção no Benfica

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A investigação ao alegado esquema de corrupção de árbitros em favorecimento do Benfica pode ter ficado comprometida, depois de a Procuradoria-Geral da República ter anunciado a abertura do inquérito, antes de proceder a buscas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que vai instaurar um inquérito à denúncia anónima de que, durante a época 2013/2014, se verificou um “esquema de corrupção de árbitros” a favor do Benfica.

O assunto foi abordado publicamente pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco Marques, num programa do Porto Canal, onde leu emails que terão sido trocados entre o director de conteúdos da Benfica TV, Pedro Guerra, e o ex-árbitro Adão Mendes, denunciando um alegado favorecimento das arbitragens ao clube da Luz.

Com o anúncio da abertura do inquérito, a Procuradoria-Geral da República acabou por avisar os eventuais envolvidos, “em vez de avançar em segredo com buscas urgentes”, aponta o Correio da Manhã.

O jornal ouviu fontes judiciais que se manifestam “incrédulas” com a actuação da PGR, considerando que se aniquilou “voluntariamente” o chamado “efeito surpresa”, que é essencial no arranque de qualquer investigação criminal.

“Ao contrário do que ditam as “boas práticas” de investigação criminal quando os alvos estão alertados, não foi feita, nomeadamente, qualquer busca com carácter de urgência para, por exemplo, apreender os computadores com os quais possam ter sido trocados os tais emails comprometedores”, acrescenta o CM.

Deste modo, e uma vez que o caso terá sido despoletado por uma “denúncia anónima recebida na plataforma do DCIAP”, conforme sustenta a PGR, muito dificilmente será possível encontrar provas da alegada corrupção, sendo certo que a mera cópia dos emails suspeitos não é indício suficiente.

Enquanto isso, o FC Porto garante que tem “mais material” que compromete o Benfica, conforme declarações de Francisco Marques na TSF.

“O FC Porto vai fazer chegar estas coisas às autoridades desportivas e não desportivas. Vai fazê-lo no momento em que entender fazê-lo e quando estiver reunida toda a informação que estamos a reunir”, destaca o director de comunicação dos dragões.

Entretanto, Pedro Guerra, que é visado nos emails sob suspeita, vai reagir à polémica numa edição especial do programa “Prolongamento”, na TVI24, no domingo à noite.

No domínio desportivo, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também já anunciou a abertura de um inquérito.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Francisco Marques não lhe chega o estado em que se encontra o FCP? sabe que você também irá depor na justiça sobre onde e como conseguiu emails de funcionários do Benfica, pirataria informática para roubar informação privada é crime, espero que o Benfica o leve á justiça e o façam pagar pelas falsas calúnias

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …