Aviso da PGR compromete investigação às suspeitas de corrupção no Benfica

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A investigação ao alegado esquema de corrupção de árbitros em favorecimento do Benfica pode ter ficado comprometida, depois de a Procuradoria-Geral da República ter anunciado a abertura do inquérito, antes de proceder a buscas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que vai instaurar um inquérito à denúncia anónima de que, durante a época 2013/2014, se verificou um “esquema de corrupção de árbitros” a favor do Benfica.

O assunto foi abordado publicamente pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco Marques, num programa do Porto Canal, onde leu emails que terão sido trocados entre o director de conteúdos da Benfica TV, Pedro Guerra, e o ex-árbitro Adão Mendes, denunciando um alegado favorecimento das arbitragens ao clube da Luz.

Com o anúncio da abertura do inquérito, a Procuradoria-Geral da República acabou por avisar os eventuais envolvidos, “em vez de avançar em segredo com buscas urgentes”, aponta o Correio da Manhã.

O jornal ouviu fontes judiciais que se manifestam “incrédulas” com a actuação da PGR, considerando que se aniquilou “voluntariamente” o chamado “efeito surpresa”, que é essencial no arranque de qualquer investigação criminal.

“Ao contrário do que ditam as “boas práticas” de investigação criminal quando os alvos estão alertados, não foi feita, nomeadamente, qualquer busca com carácter de urgência para, por exemplo, apreender os computadores com os quais possam ter sido trocados os tais emails comprometedores”, acrescenta o CM.

Deste modo, e uma vez que o caso terá sido despoletado por uma “denúncia anónima recebida na plataforma do DCIAP”, conforme sustenta a PGR, muito dificilmente será possível encontrar provas da alegada corrupção, sendo certo que a mera cópia dos emails suspeitos não é indício suficiente.

Enquanto isso, o FC Porto garante que tem “mais material” que compromete o Benfica, conforme declarações de Francisco Marques na TSF.

“O FC Porto vai fazer chegar estas coisas às autoridades desportivas e não desportivas. Vai fazê-lo no momento em que entender fazê-lo e quando estiver reunida toda a informação que estamos a reunir”, destaca o director de comunicação dos dragões.

Entretanto, Pedro Guerra, que é visado nos emails sob suspeita, vai reagir à polémica numa edição especial do programa “Prolongamento”, na TVI24, no domingo à noite.

No domínio desportivo, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também já anunciou a abertura de um inquérito.

3 COMENTÁRIOS

  1. Francisco Marques não lhe chega o estado em que se encontra o FCP? sabe que você também irá depor na justiça sobre onde e como conseguiu emails de funcionários do Benfica, pirataria informática para roubar informação privada é crime, espero que o Benfica o leve á justiça e o façam pagar pelas falsas calúnias

RESPONDER

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO

A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom ter determinado o fim da campanha nos moldes actuais, e para o …

Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo "energia solar concentrada com torre única. Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica …

Vídeo mostra quinto terrorista a ser abatido pela polícia

Imagens divulgadas na Internet e postas a circular por vários jornais espanhóis revelam o momento em que foi abatido o quinto terrorista de Cambrils, em Tarragona, a cerca de 200 quilómetros de Barcelona. Horas depois do …

Câmara do Funchal pode ter "comprometido a investigação" à queda da árvore

A demora do Ministério Público na suspensão das peritagens da Câmara do Funchal à árvore que caiu no Largo da Fonte, matando 13 pessoas, pode ter comprometido a investigação, devido a um possível "desvirtuamento de …

Líder do movimento pela Extinção da Espécie Humana no Porto

O ativista norte-americano Les Knight, fundador do Movimento para a Extinção Voluntária da Espécie Humana, VHEMT, vai ser um dos oradores convidados do Fórum do Futuro, anunciou a Mala Voadora, parceira da organização. A quarta edição …

GalpGate já tem 11 arguidos

A investigação ao caso das viagens pagas a políticos pela Galp para os jogos da seleção portuguesa, em França, no Euro2016, conta já com 11 arguidos, 10 indivíduos e uma empresa, confirmou a Procuradoria Geral …

Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num "problema fora de …

Governo tem "tanta culpa de Pedrógão como mérito pela vitória na Eurovisão"

O primeiro-ministro garantiu hoje, em entrevista ao jornal Expresso, que serão apuradas responsabilidades em relação a Pedrógão Grande, mas insistiu que a tragédia em que 64 pessoas morreram “não é o padrão” no desempenho da …

Jovem que estava desaparecida é a segunda vítima mortal portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje que a rapariga de 20 anos que estava desaparecida após o atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona, Espanha, é a segunda vítima mortal portuguesa. A jovem que se encontrava desaparecida …

O supervulcão de Yellowstone está a deformar a superfície da Terra

Desde o dia 12 de junho, a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming, Estados Unidos, registou mais de 1500 tremores de terra. O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, está …