“Faria toda a diferença no mundo”. Fauci pede a Trump que aconselhe apoiantes a serem vacinados

Kevin Dietsch / EPA Pool

Anthony Fauci apelou ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que incitasse os seus apoiantes a serem vacinados contra a covid-19. Numa entrevista ao canal Fox News em também aconselhou um levantamento cauteloso das restrições no país.

Segundo uma sondagem do instituto público Marist, cerca de metade dos homens norte-americanos que se identificam como eleitores do Partido Republicano não pensam em ser vacinados.

Em declarações ao canal Fox News, Fauci foi questionado sobre se Trump devia dirigir-se diretamente aos seus apoiantes, respondendo que isso “faria toda a diferença do mundo”.

Fauci argumenta que “Trump é uma pessoa muito popular, e se isso acontecesse, seria uma grande ajuda para o esforço [de vacinação].”

De recordar que em Fevereiro, no seu discurso na principal conferência anual dos conservadores norte-americanos (CPAC), o ex-presidente dos EUA encorajou os seus apoiantes pela primeira vez a receberem a vacina. Donald Trump e a sua esposa, Melania, foram vacinados contra a covid-19 ainda antes de abandonarem a Casa Branca.

No canal NBC, numa outra entrevista, o imunologista disse que “não faz sentido que uma grande proporção de um determinado grupo de pessoas não queira ser vacinada devido a considerações políticas”.

“Receber a vacina é uma decisão fácil. Qual é o problema? É uma vacina que vai salvar milhões de vidas”, apelou.

“As pessoas estão cansadas de ouvir Fauci“

Anthony Fauci é o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA e agora é conselheiro da Administração Biden. Contudo, durante o mandato do último presidente o seu trabalho ficou marcado com algumas divergências com este.

Em Março de 2020, altura em que surgiu a pandemia, Trump surgiu ao lado de Fauci nas conferências de imprensa diárias na Casa Branca. No entanto, a relação entre os dois entrou rapidamente em declínio.

Em Outubro, semanas depois de ter recuperado da covid-19, Trump disse que Fauci é “um desastre” e afirmou que “as pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e estes idiotas todos”.

Como Presidente dos EUA, Donald Trump desvalorizou as restrições de combate à pandemia, incluindo o uso de máscaras, e disse que o vírus ia desaparecer “como um milagre”.

No domingo, Fauci repetiu os seus apelos para que os responsáveis políticos não levantem as restrições de forma prematura, pondo em risco um aumento significativo no número de casos de covid-19.

O especialistas defendeu que o aumento no número de casos pode ser evitado se os norte-americanos continuarem a ser vacinados “sem que ao mesmo tempo se levantem as medidas de saúde pública”, disse no domingo à CNN.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …