“Faria toda a diferença no mundo”. Fauci pede a Trump que aconselhe apoiantes a serem vacinados

Kevin Dietsch / EPA Pool

Anthony Fauci apelou ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que incitasse os seus apoiantes a serem vacinados contra a covid-19. Numa entrevista ao canal Fox News em também aconselhou um levantamento cauteloso das restrições no país.

Segundo uma sondagem do instituto público Marist, cerca de metade dos homens norte-americanos que se identificam como eleitores do Partido Republicano não pensam em ser vacinados.

Em declarações ao canal Fox News, Fauci foi questionado sobre se Trump devia dirigir-se diretamente aos seus apoiantes, respondendo que isso “faria toda a diferença do mundo”.

Fauci argumenta que “Trump é uma pessoa muito popular, e se isso acontecesse, seria uma grande ajuda para o esforço [de vacinação].”

De recordar que em Fevereiro, no seu discurso na principal conferência anual dos conservadores norte-americanos (CPAC), o ex-presidente dos EUA encorajou os seus apoiantes pela primeira vez a receberem a vacina. Donald Trump e a sua esposa, Melania, foram vacinados contra a covid-19 ainda antes de abandonarem a Casa Branca.

No canal NBC, numa outra entrevista, o imunologista disse que “não faz sentido que uma grande proporção de um determinado grupo de pessoas não queira ser vacinada devido a considerações políticas”.

“Receber a vacina é uma decisão fácil. Qual é o problema? É uma vacina que vai salvar milhões de vidas”, apelou.

“As pessoas estão cansadas de ouvir Fauci“

Anthony Fauci é o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA e agora é conselheiro da Administração Biden. Contudo, durante o mandato do último presidente o seu trabalho ficou marcado com algumas divergências com este.

Em Março de 2020, altura em que surgiu a pandemia, Trump surgiu ao lado de Fauci nas conferências de imprensa diárias na Casa Branca. No entanto, a relação entre os dois entrou rapidamente em declínio.

Em Outubro, semanas depois de ter recuperado da covid-19, Trump disse que Fauci é “um desastre” e afirmou que “as pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e estes idiotas todos”.

Como Presidente dos EUA, Donald Trump desvalorizou as restrições de combate à pandemia, incluindo o uso de máscaras, e disse que o vírus ia desaparecer “como um milagre”.

No domingo, Fauci repetiu os seus apelos para que os responsáveis políticos não levantem as restrições de forma prematura, pondo em risco um aumento significativo no número de casos de covid-19.

O especialistas defendeu que o aumento no número de casos pode ser evitado se os norte-americanos continuarem a ser vacinados “sem que ao mesmo tempo se levantem as medidas de saúde pública”, disse no domingo à CNN.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …