/

“Faria toda a diferença no mundo”. Fauci pede a Trump que aconselhe apoiantes a serem vacinados

Kevin Dietsch / EPA Pool

Anthony Fauci apelou ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que incitasse os seus apoiantes a serem vacinados contra a covid-19. Numa entrevista ao canal Fox News em também aconselhou um levantamento cauteloso das restrições no país.

Segundo uma sondagem do instituto público Marist, cerca de metade dos homens norte-americanos que se identificam como eleitores do Partido Republicano não pensam em ser vacinados.

Em declarações ao canal Fox News, Fauci foi questionado sobre se Trump devia dirigir-se diretamente aos seus apoiantes, respondendo que isso “faria toda a diferença do mundo”.

Fauci argumenta que “Trump é uma pessoa muito popular, e se isso acontecesse, seria uma grande ajuda para o esforço [de vacinação].”

De recordar que em Fevereiro, no seu discurso na principal conferência anual dos conservadores norte-americanos (CPAC), o ex-presidente dos EUA encorajou os seus apoiantes pela primeira vez a receberem a vacina. Donald Trump e a sua esposa, Melania, foram vacinados contra a covid-19 ainda antes de abandonarem a Casa Branca.

No canal NBC, numa outra entrevista, o imunologista disse que “não faz sentido que uma grande proporção de um determinado grupo de pessoas não queira ser vacinada devido a considerações políticas”.

“Receber a vacina é uma decisão fácil. Qual é o problema? É uma vacina que vai salvar milhões de vidas”, apelou.

“As pessoas estão cansadas de ouvir Fauci“

Anthony Fauci é o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA e agora é conselheiro da Administração Biden. Contudo, durante o mandato do último presidente o seu trabalho ficou marcado com algumas divergências com este.

Em Março de 2020, altura em que surgiu a pandemia, Trump surgiu ao lado de Fauci nas conferências de imprensa diárias na Casa Branca. No entanto, a relação entre os dois entrou rapidamente em declínio.

Em Outubro, semanas depois de ter recuperado da covid-19, Trump disse que Fauci é “um desastre” e afirmou que “as pessoas estão cansadas de ouvir Fauci e estes idiotas todos”.

Como Presidente dos EUA, Donald Trump desvalorizou as restrições de combate à pandemia, incluindo o uso de máscaras, e disse que o vírus ia desaparecer “como um milagre”.

No domingo, Fauci repetiu os seus apelos para que os responsáveis políticos não levantem as restrições de forma prematura, pondo em risco um aumento significativo no número de casos de covid-19.

O especialistas defendeu que o aumento no número de casos pode ser evitado se os norte-americanos continuarem a ser vacinados “sem que ao mesmo tempo se levantem as medidas de saúde pública”, disse no domingo à CNN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.