Preço da luz vai voltar a subir em 2019. ERSE propõe aumento de 0,1%

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas.

A notícia é avançada nesta terça-feira pelo Jornal de Negócios, que cita as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Nos últimos 18 anos, só em 2018 é que se registou uma descida nas tarifas da eletricidade – o ano passado a descida foi de 0,2%. Já no próximo ano, volta a verificar-se a tendência de subida de preço, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem atingido máximos históricos, explica o diário.

De acordo com a entidade reguladora, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019. Além disso, prevê ainda que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que abrange 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.

De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE vai reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O governo promete redução de IVA só para a “potência” da electricidade ( que é uma parte residual da factura ), e só para os utilizadores com potências ate 3,45kVA ( novamente parte residual dos consumidores ).
    Com este aumento anunciado da ERSE, a maioria dos portugueses VAI TER UM AUMENTO NAS SUAS FACTURAS !!!
    São as promessa de Costa, a enganar tolinhos !!

    • É, principalmente para tolinhos que não sabem ler ou/e gostam de inventar!…
      Primero, o aumento de 0,1% aplica-se apenas ao mercado regulado – o restante aumenta o que lhes “apetecer”!..
      Depois, até 3,45kVA é a potência da MAIORIA das famílias portuguesas que, se estiveram no mercado regulado, vão mesmo ter um redução uma pequena REDUÇÃO na factura!
      Isto quando o preço da energia no mercado atinge máximos históricos…
      Percebido?

      • Tens a mania que és esperto, mas não passas disso… um lacaio ao de serviço aos xuxalistas.
        O aumento é residual, só para alguns, e é uma pequena percentagem sobre a potencia facturada. Não chega para pagar uma bica.
        Numa factura onde 60% nada tem a ver com gasto de energia, mas com ROUBO feito por esta corja socialista que apoia a EDP o Mexia e os chinocas. Morram !

        • Pois, mas tu de esperto não tens NADA (nem sequer a mania)!!
          Além dos insultos e de não seres capaz de contrapor NADA do que eu escrevi acima, ainda te “esqueceste” de dizer quem foi o melhor amigo do Mexia e que “deu” a EDP aos chineses: exacto, foi o Passos!
          O seu amigo Catroga até recebeu uma prenda pelo excelente negócio que fez – um tacho de luxo na EDP/China Three Gorges!
          Isto já para não falar no secretario de Estado da Energia do Passos que em 2012 se demitiu (ou foi demitido) por querer corrigir a rendes excessivas da EDP!…
          Além de Mexia, também deve ser desses xuxalistas que estavas a falar!…

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …