Preço da luz vai voltar a subir em 2019. ERSE propõe aumento de 0,1%

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas.

A notícia é avançada nesta terça-feira pelo Jornal de Negócios, que cita as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Nos últimos 18 anos, só em 2018 é que se registou uma descida nas tarifas da eletricidade – o ano passado a descida foi de 0,2%. Já no próximo ano, volta a verificar-se a tendência de subida de preço, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem atingido máximos históricos, explica o diário.

De acordo com a entidade reguladora, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019. Além disso, prevê ainda que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que abrange 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.

De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE vai reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O governo promete redução de IVA só para a “potência” da electricidade ( que é uma parte residual da factura ), e só para os utilizadores com potências ate 3,45kVA ( novamente parte residual dos consumidores ).
    Com este aumento anunciado da ERSE, a maioria dos portugueses VAI TER UM AUMENTO NAS SUAS FACTURAS !!!
    São as promessa de Costa, a enganar tolinhos !!

    • É, principalmente para tolinhos que não sabem ler ou/e gostam de inventar!…
      Primero, o aumento de 0,1% aplica-se apenas ao mercado regulado – o restante aumenta o que lhes “apetecer”!..
      Depois, até 3,45kVA é a potência da MAIORIA das famílias portuguesas que, se estiveram no mercado regulado, vão mesmo ter um redução uma pequena REDUÇÃO na factura!
      Isto quando o preço da energia no mercado atinge máximos históricos…
      Percebido?

      • Tens a mania que és esperto, mas não passas disso… um lacaio ao de serviço aos xuxalistas.
        O aumento é residual, só para alguns, e é uma pequena percentagem sobre a potencia facturada. Não chega para pagar uma bica.
        Numa factura onde 60% nada tem a ver com gasto de energia, mas com ROUBO feito por esta corja socialista que apoia a EDP o Mexia e os chinocas. Morram !

        • Pois, mas tu de esperto não tens NADA (nem sequer a mania)!!
          Além dos insultos e de não seres capaz de contrapor NADA do que eu escrevi acima, ainda te “esqueceste” de dizer quem foi o melhor amigo do Mexia e que “deu” a EDP aos chineses: exacto, foi o Passos!
          O seu amigo Catroga até recebeu uma prenda pelo excelente negócio que fez – um tacho de luxo na EDP/China Three Gorges!
          Isto já para não falar no secretario de Estado da Energia do Passos que em 2012 se demitiu (ou foi demitido) por querer corrigir a rendes excessivas da EDP!…
          Além de Mexia, também deve ser desses xuxalistas que estavas a falar!…

RESPONDER

Coreia do Sul retira oficialmente o Japão da lista preferencial de comércio

A Coreia do Sul retirou esta quarta-feira oficialmente o Japão da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, após a mesma medida ter sido aplicada por Tóquio, num agravamento de tensões diplomáticas entre os dois países. A …

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

A Santa Sé anunciou na terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano. "O procurador de justiça do Vaticano [equivalente ao …

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido …

Galamba avisa: não vai haver cabo submarino se centrais a carvão de Marrocos não forem penalizadas

O estudo sobre a interligação entre Portugal e Marrocos está atrasado, não havendo nenhuma data prevista para a sua conclusão, de acordo com o Governo. O cabo submarino tem um custo estimado de 700 milhões de …

Presidente do maior sindicato da PSP acusado de ter agredido adepto do Boavista

O presidente da direção da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, está entre os 11 polícias que vão a julgamento esta quarta-feira acusados de agressão a um adepto do Boavista. O julgamento terá …

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil constituído arguido e demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …