Preço da luz vai voltar a subir em 2019. ERSE propõe aumento de 0,1%

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas.

A notícia é avançada nesta terça-feira pelo Jornal de Negócios, que cita as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Nos últimos 18 anos, só em 2018 é que se registou uma descida nas tarifas da eletricidade – o ano passado a descida foi de 0,2%. Já no próximo ano, volta a verificar-se a tendência de subida de preço, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem atingido máximos históricos, explica o diário.

De acordo com a entidade reguladora, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019. Além disso, prevê ainda que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que abrange 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.

De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE vai reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O governo promete redução de IVA só para a “potência” da electricidade ( que é uma parte residual da factura ), e só para os utilizadores com potências ate 3,45kVA ( novamente parte residual dos consumidores ).
    Com este aumento anunciado da ERSE, a maioria dos portugueses VAI TER UM AUMENTO NAS SUAS FACTURAS !!!
    São as promessa de Costa, a enganar tolinhos !!

    • É, principalmente para tolinhos que não sabem ler ou/e gostam de inventar!…
      Primero, o aumento de 0,1% aplica-se apenas ao mercado regulado – o restante aumenta o que lhes “apetecer”!..
      Depois, até 3,45kVA é a potência da MAIORIA das famílias portuguesas que, se estiveram no mercado regulado, vão mesmo ter um redução uma pequena REDUÇÃO na factura!
      Isto quando o preço da energia no mercado atinge máximos históricos…
      Percebido?

      • Tens a mania que és esperto, mas não passas disso… um lacaio ao de serviço aos xuxalistas.
        O aumento é residual, só para alguns, e é uma pequena percentagem sobre a potencia facturada. Não chega para pagar uma bica.
        Numa factura onde 60% nada tem a ver com gasto de energia, mas com ROUBO feito por esta corja socialista que apoia a EDP o Mexia e os chinocas. Morram !

        • Pois, mas tu de esperto não tens NADA (nem sequer a mania)!!
          Além dos insultos e de não seres capaz de contrapor NADA do que eu escrevi acima, ainda te “esqueceste” de dizer quem foi o melhor amigo do Mexia e que “deu” a EDP aos chineses: exacto, foi o Passos!
          O seu amigo Catroga até recebeu uma prenda pelo excelente negócio que fez – um tacho de luxo na EDP/China Three Gorges!
          Isto já para não falar no secretario de Estado da Energia do Passos que em 2012 se demitiu (ou foi demitido) por querer corrigir a rendes excessivas da EDP!…
          Além de Mexia, também deve ser desses xuxalistas que estavas a falar!…

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …