Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas.
A notícia é avançada nesta terça-feira pelo Jornal de Negócios, que cita as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Nos últimos 18 anos, só em 2018 é que se registou uma descida nas tarifas da eletricidade – o ano passado a descida foi de 0,2%. Já no próximo ano, volta a verificar-se a tendência de subida de preço, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem atingido máximos históricos, explica o diário.
De acordo com a entidade reguladora, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019. Além disso, prevê ainda que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que abrange 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.
De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE vai reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.
O governo promete redução de IVA só para a “potência” da electricidade ( que é uma parte residual da factura ), e só para os utilizadores com potências ate 3,45kVA ( novamente parte residual dos consumidores ).
Com este aumento anunciado da ERSE, a maioria dos portugueses VAI TER UM AUMENTO NAS SUAS FACTURAS !!!
São as promessa de Costa, a enganar tolinhos !!
É, principalmente para tolinhos que não sabem ler ou/e gostam de inventar!…
Primero, o aumento de 0,1% aplica-se apenas ao mercado regulado – o restante aumenta o que lhes “apetecer”!..
Depois, até 3,45kVA é a potência da MAIORIA das famílias portuguesas que, se estiveram no mercado regulado, vão mesmo ter um redução uma pequena REDUÇÃO na factura!
Isto quando o preço da energia no mercado atinge máximos históricos…
Percebido?
Tens a mania que és esperto, mas não passas disso… um lacaio ao de serviço aos xuxalistas.
O aumento é residual, só para alguns, e é uma pequena percentagem sobre a potencia facturada. Não chega para pagar uma bica.
Numa factura onde 60% nada tem a ver com gasto de energia, mas com ROUBO feito por esta corja socialista que apoia a EDP o Mexia e os chinocas. Morram !
Pois, mas tu de esperto não tens NADA (nem sequer a mania)!!
Além dos insultos e de não seres capaz de contrapor NADA do que eu escrevi acima, ainda te “esqueceste” de dizer quem foi o melhor amigo do Mexia e que “deu” a EDP aos chineses: exacto, foi o Passos!
O seu amigo Catroga até recebeu uma prenda pelo excelente negócio que fez – um tacho de luxo na EDP/China Three Gorges!
Isto já para não falar no secretario de Estado da Energia do Passos que em 2012 se demitiu (ou foi demitido) por querer corrigir a rendes excessivas da EDP!…
Além de Mexia, também deve ser desses xuxalistas que estavas a falar!…