Preço da luz desce pela primeira vez em 17 anos

As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, confirmou, esta sexta-feira, o regulador do setor energético.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, esta sexta-feira, que o preço da eletricidade no mercado regulado vai descer 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro.

“Para 2018, a variação das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) dos comercializadores de último recurso é -0,2%”, informou a ERSE em comunicado.

A diminuição é apenas para os clientes que ainda estão no mercado regulado, assegurado pela EDP.

A redução de 0,2% representa uma diminuição de nove cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros, de acordo com as contas divulgadas pela ERSE.

“A expressão nos orçamentos familiares da redução subjacente às tarifas transitórias de venda a clientes finais transitórias para 2018 é de 0,09 euros, para uma fatura média mensal de 45,7 euros”.

Em declarações à Renascença, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aplaude esta descida e garante que a diminuição dos custos é para continuar.

Os preços da eletricidade não desciam desde 2000, ano em que registaram uma redução de 0,6%, depois de no ano anterior terem recuado 4,7%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. noticia a gozar com o povo. ridiculo. para além de não ser para todos…têm o descaramento de dizer que vão baixar 0.2%…de certeza que 9 centimos , mesmo para uma pessoa “pobre” via ter muito impacto….enfim

  2. Tretas tretas tretas tretas…. chega de gozarem com o povo….. O preço da electricidade é uma vergonha…. estamos na UE?!! Uma ova!!! Aumentam 20% e baixam 0,2%. Contas políticas, os consumidores ficam a “ganhar” 19,8%. Vão gozar para o raio que os parta….. Todos iguais, venha o diabo e escolha!!!

  3. Gozar com o povo foi o que a EDP andou a fazer até aqui, e o que está agora a acontecer é a reversão dessa situação. Claro que 10 cêntimos por cada 50€ é irrisório e simbólico, mas o Secretário de Estado já afirmou que a descida é pra continuar. O que eu chamaria mesmo gozar com as pessoas foram as situações que estas medidas pretendem corrigir:

    De facto acontece que o Governo PAF através do Despacho 11566-A/2015 (de 3 de outubro de 2015) concedia à EDP o direito à isenção da Tarifa Social e da CESE cobrando-as aos consumidores nas tarifas da sua factura da eletricidade. O roubo começou a sério aí, mas já vinha de trás.
    Para acabar com isto, no Despacho 8004-A/2017 publicado em Setembro deste ano no Diário da República, o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches denunciou a ilegalidade do anterior Despacho (11566-A/2015), afirmando que:

    “A determinação por ato administrativo da repercussão nas tarifas da eletricidade dos custos suportados pelos produtores com a tarifa social e com a CESE, constitui a criação de uma nova contribuição pecuniária para os consumidores. Além de não existir uma lei que preveja essa mesma contribuição pecuniária, existe, pelo contrário, uma Lei que expressamente a proíbe.”
    http://expresso.sapo.pt/economia/2017-09-13-Governo-prepara-se-para-nova-medida-que-atingira-ganhos-da-EDP

    Vários supervisores independentes (entre eles o auditor Battle Group) comprovaram que entre 2009 e 2014 (vigência dos dois anteriores governos) a EDP facturou indevidamente aos consumidores 46,6 Milhões de Euros a mais… Isto sim, foi andar a “gozar com o povo”!
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/supervisores_recomendam_que_a_edp_devolva_46_milhoes_aos_consumidores

    Aquilo a que estamos a assisitr agora são os primeiros passos do esforço que o Governo está a fazer no sentido de ressarcir os consumidores dos roubos que Sócrates e Passos Coelho fomentaram. Pode ser ridículo 10 cêntimos por cada 50€, mas tem de se começar por algum lado e prevê-se que em 2018 chegue a 26 euros por ano (mais de 2 euros por mês). Não é muito mas quando pensamos que os anteriores governos fizeram exactamente o oposto, isto não deveria ser visto como “gozar com o povo”, senão então não vale a pena fazer nada.

  4. Uma descida de se lhe tirar o chapéu que certamente virá acrescida de mais alguma taxa nem que seja sobre a sombra visto já terem aplicado a do sol.

  5. mais um engano da geringonça… como se atrevem a dar publicidade a uma descida deste calibre???? como se atreve a comunicaçao social a dar relevo a descida e nao a falta de vergonha destes governantes que para alem de colocarem taxas em tudo e em todos, vem agora com esta!!!!! ja chega de fazerem pouco do cidadao que paga impostos e que na boa verdade os sustenta!
    claro que a classes que lhes dao o voto, ate devem ter a junta de freguesia a pagar lhes a luz e a agua e ate a escola dos filhos para poderem ter o polo ou o escort estacionado a portas da casa da qual nem renda de casa devem pagar. e assim vai a geringonça……ate que se acabe os emprestimos.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …