Fase do planalto continua. Portugal com mais 25 mortos e mais 183 infectados

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista 973 mortos por Covid-19, mais 25 do que na terça-feira, e 24.505 infetados, mais 183 do que nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim diário da Direcção-Geral de saúde (DGS).

A taxa de letalidade por Covid-19 em Portugal é agora de 4%, subindo para os 14,1% na faixa etária acima dos 70 anos.

Os números reflectem a continuação da chamada fase de planalto, mantendo alguma estabilidade, subindo pouco.

Em termos de doentes recuperados, são agora 1470, mais 81 do que na terça-feira.

Há ainda 3825 pessoas que aguardam resultados laboratoriais e 29.568 pessoas em vigilância paras Autoridades de Saúde.

São 980 as pessoas internadas a receberem tratamento, das quais 169 estão em Cuidados Intensivos.

Na conferência de imprensa de análise dos números, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, apontou ainda que desde 6 a 27 de Abril, foram acolhidas mais de 50 vítimas de violência doméstica nos abrigos destinados ao efeito.

Não se verificou um aumento de denúncias, até houve um decréscimo de 39% nas denúncias em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo referiu a coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, Daniela Machado. Esta responsável referiu, contudo, que as dificuldades económicas que algumas pessoas sentem, nesta altura, podem contribuir para um aumento da violência doméstica, bem como a obrigatoriedade de confinamento.

A directora-geral de Saúde, Graça Freitas, voltou a reforçar o apelo à vacinação das crianças, recomendando aos pais para estarem atentos a isso.

Graça Freitas também salientou que será preciso “monitorizar muito bem” os números após o abrandar das medidas restritivas, para averiguar se poderá ser preciso mudar, de novo, o sentido das coisas.

A directora-geral de Saúde acrescentou que as autoridades também estão atentas a uma possível segunda vaga, notando que estão a ser delineados calendários e planos de organização para preparar o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente para a reprogramação de cirurgias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …