Fase do planalto continua. Portugal com mais 25 mortos e mais 183 infectados

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista 973 mortos por Covid-19, mais 25 do que na terça-feira, e 24.505 infetados, mais 183 do que nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim diário da Direcção-Geral de saúde (DGS).

A taxa de letalidade por Covid-19 em Portugal é agora de 4%, subindo para os 14,1% na faixa etária acima dos 70 anos.

Os números reflectem a continuação da chamada fase de planalto, mantendo alguma estabilidade, subindo pouco.

Em termos de doentes recuperados, são agora 1470, mais 81 do que na terça-feira.

Há ainda 3825 pessoas que aguardam resultados laboratoriais e 29.568 pessoas em vigilância paras Autoridades de Saúde.

São 980 as pessoas internadas a receberem tratamento, das quais 169 estão em Cuidados Intensivos.

Na conferência de imprensa de análise dos números, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, apontou ainda que desde 6 a 27 de Abril, foram acolhidas mais de 50 vítimas de violência doméstica nos abrigos destinados ao efeito.

Não se verificou um aumento de denúncias, até houve um decréscimo de 39% nas denúncias em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo referiu a coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, Daniela Machado. Esta responsável referiu, contudo, que as dificuldades económicas que algumas pessoas sentem, nesta altura, podem contribuir para um aumento da violência doméstica, bem como a obrigatoriedade de confinamento.

A directora-geral de Saúde, Graça Freitas, voltou a reforçar o apelo à vacinação das crianças, recomendando aos pais para estarem atentos a isso.

Graça Freitas também salientou que será preciso “monitorizar muito bem” os números após o abrandar das medidas restritivas, para averiguar se poderá ser preciso mudar, de novo, o sentido das coisas.

A directora-geral de Saúde acrescentou que as autoridades também estão atentas a uma possível segunda vaga, notando que estão a ser delineados calendários e planos de organização para preparar o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente para a reprogramação de cirurgias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …