Fantasma de Rui Rio assombrou congresso do PSD (e foi “muito feio”)

presidencia.pt

O economista Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

No rescaldo do 36.º Congresso do PSD, em Espinho, a grande figura é Rui Rio que nem sequer marcou presença no encontro social-democrata. Mas o seu “fantasma” andou por lá, como lamenta o próprio ex-presidente da Câmara do Porto, afirmando que o tentaram “denegrir” com invenções.

Num artigo de opinião no Jornal de Notícias, Rui Rio nota que aqueles que o criticaram durante o Congresso do PSD, que decorreu neste fim-de-semana, em Espinho, “acabaram por lhe dar razão” pelo facto de ter decidido não comparecer.

Se, para eles, fui tão relevante ao não estar, como não teria sido se eu lá tivesse estado. Não teria havido palavra minha que não tivesse tido mil e uma interpretações e mil e uma especulações, ou seja, justamente, o que eu não queria”, escreve Rui Rio no texto intitulado “Assim não!”.

Rio tinha dito que não ia ao congresso para não “perturbar”, numa altura em que o seu nome ganha peso como possível candidato à liderança do PSD.

“Um fantasma de que não se conseguem libertar”

Visando directamente Pedro Santana Lopes, no seu artigo no JN, o ex-autarca assume que ficou “triste” por o ouvir dizer que não foi ao Congresso para “não ofuscar o líder”, alegando que “nunca disse tal disparate”.

O ex-secretário-geral do PSD até sublinha que não tem proferido “grandes críticas públicas”, isto apesar de “não concordar com alguns aspectos da gestão partidária que tem sido feita nos últimos anos”, escreve.

“Foi feio, muito feio, ver congressistas com efectivas responsabilidades políticas inventarem o que não existiu para, assim, me procurarem denegrir ou, dito de outra forma, procurarem exorcizar um fantasma que criaram no seu imaginário e os aterroriza; e do qual, pelos vistos, não se conseguem libertar”, refere ainda o social-democrata no mesmo texto, no qual fala de “cobardia”.

Passos pode já estar a preparar a sucessão

Estas declarações de Rui Rio vêm dar peso à questão da sucessão a Passos Coelho que é tema quente no PSD, apesar de o líder ter sido reeleito no cargo apenas no mês passado.

Ninguém coloca em causa a liderança imediata do partido no imediato, mas é certo que o próprio Passos pode já estar a pensar num futuro PSD sem o seu comando. Esse cenário poderá já colocar-se em 2017, depois das eleições autárquicas.

No congresso, Passos definiu como grande objectivo próximo do PSD a recuperação da maioria das Câmaras ao PS. Uma missão dura que pode levar o próprio Passos a concorrer à Câmara de Lisboa e atirá-lo para fora da liderança social-democrata, caso as coisas não corram da melhor forma.

A escolha de Maria Luís Albuquerque para vice-presidente do PSD será visto por alguns, dentro do partido, como um sinal de que Passos poderá já estar “a preparar o pós-2017”, destaca o Público.

Esta decisão de promover a ex-ministra das Finanças a um cargo de topo no PSD é mal encarada por muitos sociais-democratas, não tanto por ela ser militante há pouco tempo, desde 2011, mas particularmente pela recente polémica da sua contratação por parte da empresa britânica gestora de dívida, Arrow Global.

Esse detalhe fragiliza a sua posição perante a opinião pública, mas Passos considera que Maria Luís Albuquerque “fez um lugar notável” como ministra e que “tem todas as condições para fazer um lugar muito bom como vice-presidente do PSD”, disse no congresso.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Pois não!…
      Quem vale muito é o parasita incompetente do Passos, com amigos como o Relvas, o Marco António, o Gaspar, a Maria Luis, etc, etc…

  1. Considero lamentável que o senhor jornalista SV do que se passou no congresso do partido Social democrata apenas retirou a opinião do Dr. Rui Rio em entrevista dada ao Jornal de Notícias. Faço este comentário porque considero que todos nós devemos fazer um esforço para que a informação seja a mais imparcial e rigorosa possível. Senão para que é que serve?

  2. O senhor Rui Rio além de mais alguns outros se pretendem contestar deviam ter dado a cara no congresso e não o fazer de fora para dentro cobarde-mente.

  3. Rui Rio é um politico já com muita estrada; podia ter ido ao congresso mas, acertadamente, percebeu que iria recolher mais “frutos” com a ausência do que com a presença num congresso que nada trouxe de novo e se limitou a “arrastar” um lider que todos sabem que está a prazo.

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …