Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”.

A polícia indicou ter encontrado seis adultos, sobre os quais a imprensa local especula tratar-se de um homem e cinco filhos.

Nunca vi nada parecido antes”, afirmou em conferência de imprensa ao final do dia Roger de Groot, o presidente do município de Ruinerwold, a vila em que se situa a quinta, perdida no meio dos campos e cercada por árvores.

Através das redes sociais, a polícia informou que foram encontrados “seis adultos, atualmente em tratamento”. “Todos os cenários estão em aberto e há uma investigação em andamento”, acrescentou a força local.

Foi um dos filhos, com cerca de 25 anos, que tornou possível a descoberta. Sujo, vestido com roupas velhas e despenteado, foi a um bar da vila em estado “confuso” na noite de domingo, pedir ajuda, revelou o gerente do café, Chris Westerbeek, em declarações à televisão local RTV Drenthe.

O jovem disse que não saía de casa “há nove anos”, segundo o proprietário. “Disse que nunca tinha estudado e parecia muito confuso, estava a falar de maneira infantil. Disse-me de onde vinha, que tinha fugido e precisava de ajuda urgente”, acrescentou Westerbeek, que chamou a polícia depois do encontro com o jovem.

Na chegada ao local, a polícia prendeu um homem de 58 anos, inquilino da fazenda, “por não cooperar com a investigação”. Contudo, não foi possível perceber qual era a sua ligação com a família, sendo que a polícia garante não ser o pai. Frisa o jornal britânico The Independent que a polícia não sabe ainda qual o “papel” deste homem na história.

As pessoas descobertas tinham um “estilo de vida autista” na propriedade e muitas das crianças, agora adultas, “não foram registadas no registo civil”, de acordo com o autarca. Segundo a televisão local, a família vivia na cave “à espera do final dos tempos” e alguns dos membros “não faziam ideia da existência de outras pessoas” no mundo.

De acordo com a mesma fonte, a família possuía uma horta e uma cabra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro Eu!,
      Obrigado pelo reparo.
      Uma quinta é uma pouco maior que um quintal, mas bastante mais pequena que uma fazenda.
      “Fazenda” é um termo português pt_PT correcto, se bem que pouco usado.
      A alternativa mais adequada seria herdade, não quinta.

      • Se e termo é pouco usado, é porque caiu em desuso (tal como muitos outros que ainda são usados, por exemplo, no Brasil) e por isso acho que se deve usar os termos mais comuns.
        Não concordo que “quinta” seja uma “coisa pequena” e continuo a achar que o termo mais correcto é mesmo “quinta”, mas tudo bem…
        .
        “Quinta é como é frequentemente chamada uma propriedade rural de grandes dimensões em Portugal e em outros países lusófonos[1], normalmente com casa de habitação. O termo pode ser usado para uma grande propriedade ou herdade.”
        pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_(propriedade)

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …