Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”.

A polícia indicou ter encontrado seis adultos, sobre os quais a imprensa local especula tratar-se de um homem e cinco filhos.

Nunca vi nada parecido antes”, afirmou em conferência de imprensa ao final do dia Roger de Groot, o presidente do município de Ruinerwold, a vila em que se situa a quinta, perdida no meio dos campos e cercada por árvores.

Através das redes sociais, a polícia informou que foram encontrados “seis adultos, atualmente em tratamento”. “Todos os cenários estão em aberto e há uma investigação em andamento”, acrescentou a força local.

Foi um dos filhos, com cerca de 25 anos, que tornou possível a descoberta. Sujo, vestido com roupas velhas e despenteado, foi a um bar da vila em estado “confuso” na noite de domingo, pedir ajuda, revelou o gerente do café, Chris Westerbeek, em declarações à televisão local RTV Drenthe.

O jovem disse que não saía de casa “há nove anos”, segundo o proprietário. “Disse que nunca tinha estudado e parecia muito confuso, estava a falar de maneira infantil. Disse-me de onde vinha, que tinha fugido e precisava de ajuda urgente”, acrescentou Westerbeek, que chamou a polícia depois do encontro com o jovem.

Na chegada ao local, a polícia prendeu um homem de 58 anos, inquilino da fazenda, “por não cooperar com a investigação”. Contudo, não foi possível perceber qual era a sua ligação com a família, sendo que a polícia garante não ser o pai. Frisa o jornal britânico The Independent que a polícia não sabe ainda qual o “papel” deste homem na história.

As pessoas descobertas tinham um “estilo de vida autista” na propriedade e muitas das crianças, agora adultas, “não foram registadas no registo civil”, de acordo com o autarca. Segundo a televisão local, a família vivia na cave “à espera do final dos tempos” e alguns dos membros “não faziam ideia da existência de outras pessoas” no mundo.

De acordo com a mesma fonte, a família possuía uma horta e uma cabra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro Eu!,
      Obrigado pelo reparo.
      Uma quinta é uma pouco maior que um quintal, mas bastante mais pequena que uma fazenda.
      “Fazenda” é um termo português pt_PT correcto, se bem que pouco usado.
      A alternativa mais adequada seria herdade, não quinta.

      • Se e termo é pouco usado, é porque caiu em desuso (tal como muitos outros que ainda são usados, por exemplo, no Brasil) e por isso acho que se deve usar os termos mais comuns.
        Não concordo que “quinta” seja uma “coisa pequena” e continuo a achar que o termo mais correcto é mesmo “quinta”, mas tudo bem…
        .
        “Quinta é como é frequentemente chamada uma propriedade rural de grandes dimensões em Portugal e em outros países lusófonos[1], normalmente com casa de habitação. O termo pode ser usado para uma grande propriedade ou herdade.”
        pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_(propriedade)

RESPONDER

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …