Família de Asia Bibi pede asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos

Depois da absolvição de Asia, milhares de militantes do TLP saíram às ruas do Paquistão em protesto

A família da cristã Asia Bibi, absolvida na quarta-feira de uma condenação à morte por blasfémia pelo Supremo Tribunal do Paquistão, pediu asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos por motivos de segurança.

“O marido de Asia Bibi, Ashiq Masih, pediu ao Reino Unido, Estados Unidos e Canadá que concedam asilo a Asia e à sua família”, disse à agência noticiosa espanhola Efe Wilson Chowdhry, porta-voz da Associação Cristã Britânico-Paquistanesa que solicitou ajuda ao ministro britânico do Interior, Sajid Javid.

Chowdhry deu conta de um vídeo que lhe foi enviado pela família de Asia no qual Masih apela ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à primeira-ministra britânica, Theresa May, e avisa sobre as ameaças contra a sua família no Paquistão.

“Dizem que depois do acordo entre o Governo e o [grupo islâmico radical] Tehreek-e-Labbaik Pakistán (TLP) houve sérias ameaças contra Asia e a sua família no Paquistão”, concluiu a mesma fonte, aludindo ao pacto alcançado na sexta-feira que permite aos islamitas pedirem à Justiça que a cristã não saia do país enquanto o caso é revisto.

Depois da absolvição de Asia, milhares de militantes do TLP saíram às ruas do Paquistão durante três dias, provocando a quase paralisação do mesmo, cortando estradas e forçando o encerramento de escolas.

A cristã, mãe de cinco filhos, foi denunciada em 2009 por duas mulheres por, alegadamente, insultar o profeta Maomé. Foi condenada à morte em 2010 e quatro anos depois perdeu um apelo para o Supremo Tribunal de Lahore (leste).

A dura lei antiblasfémia paquistanesa foi estabelecida na época colonial britânica para evitar conflitos religiosos, mas na década de 1980 várias reformas levadas a cabo pelo então ditador, Mohamed Zia-ul-Haq, favoreceram os abusos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reabertura de bares e discotecas. Setor critica "esperteza saloia" do Governo

Os bares e discotecas, encerrados desde março devido à pandemia de covid-19, podem funcionar como cafés e pastelarias, seguindo as mesmas regras. A medida do Governo tem sido alvo de fortes críticas por parte do …

Portugueses podem colmatar falta de estrangeiros no Algarve, mas não chega para salvar o ano

Os portugueses podem ajudar a colmatar a falta de estrangeiros de férias no Algarve, afastados por causa da pandemia de covid-19, mas já não será possível salvar o ano turístico desta região. As previsões são …

Das três linhas de apoio à cultura, só uma estará disponível esta segunda-feira

O Ministério da Cultura tinha anunciado que três linhas de apoio iam estar disponíveis esta segunda-feira, para trabalhadores, empresas artísticas e espaços culturais. No entanto, só uma abriu. Das três linhas de apoio social que foram …

Além da "hipocrisia" no processo, Novo Banco cometeu dois pecados capitais

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a queda histórica do PIB e a polémica do Novo Banco. Luís Marques Mendes considera que a queda do Produto Interno bruto (PIB) …

Covid-19. Austrália recua em força e Londres pondera vir a ter cerca sanitária

Depois de ser retratado como um caso de sucesso no combate à covid-19, a Austrália começa a dar passos atrás. No Reino Unido, equaciona-se uma cerca sanitária na capital. Melbourne, a segunda maior cidade australiana, vai …

FC Porto tem plano para desviar Taremi e Nuno Santos de rivais

Os 'azuis e brancos' estão a estudar as contratações de Mehdi Taremi e Nuno Santos. Os jogadores vilacondenses são também cobiçados por outros clubes. O FC Porto está a sondar as contratações de Taremi e Nuno …

PSP fez ajuste direto de 113 mil euros com empresa que doou viseiras

O Jornal de Notícias escreve na sua edição impressa desta segunda-feira que a PSP fez três ajustes diretos no valor de mais de 113 mil euros com uma empresa de Sintra que tinha antes feito …

Casa Branca prepara investida contra tecnológicas chinesas. TikTok e WeChat na mira

Washington e Pequim estão a viver um dos momentos mais críticos desde que os dois países estabeleceram relações em 1979. Agora, a crise adensa-se, com o TikTok e a WeChat debaixo de olho. Washington e Pequim …

Investimento de 100 milhões no ataque obriga a debandada no Benfica

Reforços do SL Benfica para o ataque devem custar 100 milhões de euros aos cofres do clube. As 'águias' veem-se obrigados a vender para equilibrar as contas. Jorge Jesus ainda não foi oficialmente apresentado no Estádio …

Dezenas de faturas suspeitas comprometem Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos enviou faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços no valor de 58,5 milhões de euros. Um acórdão do Tribunal Supremo de Angola revela que Isabel dos Santos, já depois …