/

Falso sem-abrigo que apareceu na TVI condenado a 5 anos de prisão

4

Um sexagenário que se fazia passar por sem-abrigo e que ficou conhecido pela presença no programa da TVI “A tarde é sua”, foi condenado a cinco anos e meio de prisão.

O homem de 64 anos, que dizia ser ourives, fez-se passar por sem abrigo no programa da TVI “A tarde é sua”, apresentado por Fátima Lopes, onde aparecia com um ar choroso e a contar uma trágica história de vida, conseguindo ser incluído entre os beneficiários da Segurança Social.

No processo que decorreu no Tribunal de Aveiro, o arguido era acusado de ter utilizado vários cheques furtados para comprar, de forma ilícita, electrodomésticos e um automóvel.

O burlão foi ainda apanhado três vezes a conduzir um automóvel sem ter carta de condução, sendo que numa das situações a viatura tinha matrículas falsas.

O coletivo de juízes deu como provado todos os factos da acusação, condenando o arguido por nove crimes de burla qualificada, falsificação de documento, uso de documento de identificação e condução sem habilitação legal.

Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de cinco anos e meio de prisão.

O sexagenário falou apenas na fase final do julgamento para admitir, no essencial, os factos que constavam da acusação. “O que eu fiz, assumo tudo. Estou muito arrependido e peço perdão ao tribunal e às pessoas“, disse.

Durante a leitura do acórdão, o juiz presidente Raul Cordeiro fez referência ao “vastíssimo rol” de condenações criminais do arguido, essencialmente por burlas e falsificações.

“A primeira condenação remonta a 1980. A partir da década de 90, foram muitos os crimes de burla que cometeu. Fazia da burla modo de vida”, disse o magistrado.

O juiz dirigiu-se ao arguido, que assistiu à leitura do acórdão por video-conferência, dizendo que “deverá reflectir sobre o seu percurso de vida e procurar afastar-se da prática deste tipo de crimes”.

O arguido, que espera ainda pelo desfecho de um outro caso que está a ser julgado no Tribunal de Coimbra, encontra-se detido desde 2014, à ordem de outros processos.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. Esse senhor não terá tido em tempos um cargo na político? Atenção senhores responsáveis pelas entrevistas que fazem. Devem antes da asneira online, averiguar antecedentes…

  2. iiiiiiiiiiiiiii então antes de entrevistarem o tipo,era da estação saber tudo tim tim a veracidade da vida dele,pois hoje em diaso nãosabem quandonão querem ou não lhes convem.e então uma Estação de TV de TOP e etcetcetc,e a ATIMA LOPES ii pumba caiu….
    vaila vai,hoje ja tudo aconteçe,e na SIC as TAROLGAS CARTOMANTES etcetc la continuam mesmo a vigarizarem ahahaaa vai-la vai até AS BARRACAS CUBATAS ABANAMMMiiiiiiiiiiiiiçççççççç…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.