“Falso diagnóstico” de bicos de papagaio terá livrado Trump da guerra do Vietname

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá escapado do serviço militar e da guerra do Vietname devido a um “falso diagnóstico” de osteófitos, patologia vulgarmente conhecida como “bicos de papagaio”. 

A informação é avançada nesta quarta-feira pelo New York Times, que cita Elysa Braunstein e Sharon Kessel, filhas do médico Larry Braunstein, que, segundo contaram ao jornal norte-americano, em 1968, fez, a título de “favor”, um falso diagnóstico ao atual Presidente dos Estados Unidos.

De acordo com as filhas de Braunstein, em troca, o seu pai recebeu acesso direto a Fred Trump, pai de Donald Trump e proprietário do prédio localizado em Queens onde funcionava o seu consultório. “Caso existissem alguma coisa errada no prédio, o meu pai ligava a Trump, que tratava do assunto imediatamente. Este foi o pequeno favor que recebeu”, revelou Elysa ao NYT.

O diário norte-americano não consegui encontrar documentação sobre a família do médico que comprou a clínica de Braustein ou dos Arquivos Nacionais para corroborar a versão das filhas de Larry Braunstein, que acabou por morrer em 2007.

O NYT nota que Trump teve direito a quatro adiamentos no alistamento enquanto estudava na Universidade de Fordham de Pensilvânia, embora tivesse sido considerado apto para o serviço militar em 1966.

Mais tarde, em 1968 foi medicamente desqualificado, de acordo com o registo do Arquivo Nacional citado pelo NYT. O livro não detalha, contudo, o motivo pelo qual Trump reprovou no exame. O serviço de seleção destruiu todos os registos médicos e arquivos individuais, depois de em 1973 os militares passarem a ser voluntários.

Durante a campanha presidencial, a equipa do Presidente dos Estados Unidos sustentou que Trump foi dispensado do serviço militar devido a problemas nos pés – o que vai ao encontro ao que é relatado pelo jornal norte-americano -, mas sem nunca apontar com clareza os motivos que deixaram Trump fora da guerra do Vietname. Em igual sentido, também Trump prestou poucas declarações sobre a natureza da sua doença

Elysa Braunstein, de 56 anos, e Sharon Kessel, de 43, revelaram ainda que o seu pai era democrata, tal como as próprias são, acrescentando que, inicialmente, o médico ficou orgulhoso por ajudar uma “pessoa famosa”, mas acabou depois por se cansar das excentricidades de Donald Trump. Ambas revelarem ainda não serem “fãs” de Donald Trump, escreve ainda o NYT.

“Uma carta muito contundente”

Em 2016, numa entrevista ao The Times, o atual chefe da Casa Branca disse que um médico forneceu “uma carta muito contundente”, na qual dava conta das esporas ósseas existentes nos seus calcanhares, que foi depois apresentada aos funcionários do recrutamento militar. O Presidente afirmou não se recordar do nome do médico em causa, não mencionando qualquer ligação entre o seu pai e o profissional de saúde.

O New York Times observa ainda que na década de 1960 havia muitas formas de evitar o serviço militar, especialmente para os filhos de famílias abastadas com importantes conexões, apesar de Trump sempre ter reiterado que  ninguém o ajudou.

“Na altura, eu não tinha poder”, disse o atual Presidente norte-americano ao biógrafo Michael D’Antonio numa entrevista em 2014. “O meu pai era um promotor de Brooklyn, nada era como é agora”, disse Trump.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E lá tinha que vir o “Jew York Times” com alegações de outros “stein”…
    Q: “- We are saving Israel for last”. Espero bem que seja verdade

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …