Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Simone Venezia / EPA

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país.

Uma denunciante do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos alega que o Governo norte-americano ajudou a espalhar o novo coronavírus (Covid-19) dentro do país ao quebrar o protocolo de saúde pública estabelecido. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal americano The Washington Post.

A confirmar-se, esta é uma acusação muito grave que pode trazer problemas à Casa Branca. A whitleblower em causa alega que foi “reatribuída de forma injusta e indevida” após denunciar que uma dúzia de trabalhadores de saúde foram enviados pelo HHS para área em quarentena nas quais pacientes com Covid-19 vindos de Wuhan estavam a ser tratados.

A denunciante defende que os trabalhadores não receberam a devida formação e não estavam propriamente protegidos. Isto levou a que estes trabalhadores ficassem expostos a uma possível contaminação.

Não foram tomadas as medidas apropriadas para colocar em quarentena, monitorizar ou testar [os trabalhadores]”, diz a denunciante, citada pelo Post.

Um dos advogados da whistleblower do HHS diz ainda que os trabalhadores “foram autorizados a deixar as áreas em quarentena e regressar às suas comunidades, onde podem ter espalhado o coronavírus para outras pessoas“.

A denunciante vem a público pouco tempo depois de o primeiro caso de infeção por Covid-19 ter sido confirmado nos Estados Unidos.

O HHS defende que não houve qualquer irregularidade no seu plano de ação. “Levamos a sério todas as denúncias de whistleblowers e estamos a fornecer ao denunciante todas as proteções apropriadas sob a Lei de Proteção ao Denunciante”, disse uma porta-voz do departamento ao The New York Times.

“Estamos a avaliar a reclamação e não temos mais nada a acrescentar até ao momento”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A minha cadela tem kona vírus junto ao pipi. O médico diz que é pipi vírus, neste caso como é junto ao pipi chama-se pipi vírus.
    Vai ter de usar um andaime na boca para não morder em ninguém. Nós os proprietários basta apenas usarmos um açaime no queixo.

  2. O virus apareceu na China, mas eu também já tinha desconfiado que a culpa devia ser do Trump e dos americano. Já o cancro do huguito chaves também foi criado pelos americanos…

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …