Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país.
Uma denunciante do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos alega que o Governo norte-americano ajudou a espalhar o novo coronavírus (Covid-19) dentro do país ao quebrar o protocolo de saúde pública estabelecido. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal americano The Washington Post.
A confirmar-se, esta é uma acusação muito grave que pode trazer problemas à Casa Branca. A whitleblower em causa alega que foi “reatribuída de forma injusta e indevida” após denunciar que uma dúzia de trabalhadores de saúde foram enviados pelo HHS para área em quarentena nas quais pacientes com Covid-19 vindos de Wuhan estavam a ser tratados.
A denunciante defende que os trabalhadores não receberam a devida formação e não estavam propriamente protegidos. Isto levou a que estes trabalhadores ficassem expostos a uma possível contaminação.
“Não foram tomadas as medidas apropriadas para colocar em quarentena, monitorizar ou testar [os trabalhadores]”, diz a denunciante, citada pelo Post.
Um dos advogados da whistleblower do HHS diz ainda que os trabalhadores “foram autorizados a deixar as áreas em quarentena e regressar às suas comunidades, onde podem ter espalhado o coronavírus para outras pessoas“.
A denunciante vem a público pouco tempo depois de o primeiro caso de infeção por Covid-19 ter sido confirmado nos Estados Unidos.
O HHS defende que não houve qualquer irregularidade no seu plano de ação. “Levamos a sério todas as denúncias de whistleblowers e estamos a fornecer ao denunciante todas as proteções apropriadas sob a Lei de Proteção ao Denunciante”, disse uma porta-voz do departamento ao The New York Times.
“Estamos a avaliar a reclamação e não temos mais nada a acrescentar até ao momento”, acrescentou.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
A minha cadela tem kona vírus junto ao pipi. O médico diz que é pipi vírus, neste caso como é junto ao pipi chama-se pipi vírus.
Vai ter de usar um andaime na boca para não morder em ninguém. Nós os proprietários basta apenas usarmos um açaime no queixo.
Sem comentarios
Com um presidente como tramp estou para ver que falha de protocolo.
O virus apareceu na China, mas eu também já tinha desconfiado que a culpa devia ser do Trump e dos americano. Já o cancro do huguito chaves também foi criado pelos americanos…