/

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

4

Simone Venezia / EPA

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país.

Uma denunciante do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos alega que o Governo norte-americano ajudou a espalhar o novo coronavírus (Covid-19) dentro do país ao quebrar o protocolo de saúde pública estabelecido. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal americano The Washington Post.

A confirmar-se, esta é uma acusação muito grave que pode trazer problemas à Casa Branca. A whitleblower em causa alega que foi “reatribuída de forma injusta e indevida” após denunciar que uma dúzia de trabalhadores de saúde foram enviados pelo HHS para área em quarentena nas quais pacientes com Covid-19 vindos de Wuhan estavam a ser tratados.

A denunciante defende que os trabalhadores não receberam a devida formação e não estavam propriamente protegidos. Isto levou a que estes trabalhadores ficassem expostos a uma possível contaminação.

Não foram tomadas as medidas apropriadas para colocar em quarentena, monitorizar ou testar [os trabalhadores]”, diz a denunciante, citada pelo Post.

Um dos advogados da whistleblower do HHS diz ainda que os trabalhadores “foram autorizados a deixar as áreas em quarentena e regressar às suas comunidades, onde podem ter espalhado o coronavírus para outras pessoas“.

A denunciante vem a público pouco tempo depois de o primeiro caso de infeção por Covid-19 ter sido confirmado nos Estados Unidos.

O HHS defende que não houve qualquer irregularidade no seu plano de ação. “Levamos a sério todas as denúncias de whistleblowers e estamos a fornecer ao denunciante todas as proteções apropriadas sob a Lei de Proteção ao Denunciante”, disse uma porta-voz do departamento ao The New York Times.

“Estamos a avaliar a reclamação e não temos mais nada a acrescentar até ao momento”, acrescentou.

ZAP //

4 Comments

  1. A minha cadela tem kona vírus junto ao pipi. O médico diz que é pipi vírus, neste caso como é junto ao pipi chama-se pipi vírus.
    Vai ter de usar um andaime na boca para não morder em ninguém. Nós os proprietários basta apenas usarmos um açaime no queixo.

  2. O virus apareceu na China, mas eu também já tinha desconfiado que a culpa devia ser do Trump e dos americano. Já o cancro do huguito chaves também foi criado pelos americanos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.