Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Simone Venezia / EPA

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país.

Uma denunciante do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos alega que o Governo norte-americano ajudou a espalhar o novo coronavírus (Covid-19) dentro do país ao quebrar o protocolo de saúde pública estabelecido. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal americano The Washington Post.

A confirmar-se, esta é uma acusação muito grave que pode trazer problemas à Casa Branca. A whitleblower em causa alega que foi “reatribuída de forma injusta e indevida” após denunciar que uma dúzia de trabalhadores de saúde foram enviados pelo HHS para área em quarentena nas quais pacientes com Covid-19 vindos de Wuhan estavam a ser tratados.

A denunciante defende que os trabalhadores não receberam a devida formação e não estavam propriamente protegidos. Isto levou a que estes trabalhadores ficassem expostos a uma possível contaminação.

Não foram tomadas as medidas apropriadas para colocar em quarentena, monitorizar ou testar [os trabalhadores]”, diz a denunciante, citada pelo Post.

Um dos advogados da whistleblower do HHS diz ainda que os trabalhadores “foram autorizados a deixar as áreas em quarentena e regressar às suas comunidades, onde podem ter espalhado o coronavírus para outras pessoas“.

A denunciante vem a público pouco tempo depois de o primeiro caso de infeção por Covid-19 ter sido confirmado nos Estados Unidos.

O HHS defende que não houve qualquer irregularidade no seu plano de ação. “Levamos a sério todas as denúncias de whistleblowers e estamos a fornecer ao denunciante todas as proteções apropriadas sob a Lei de Proteção ao Denunciante”, disse uma porta-voz do departamento ao The New York Times.

“Estamos a avaliar a reclamação e não temos mais nada a acrescentar até ao momento”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A minha cadela tem kona vírus junto ao pipi. O médico diz que é pipi vírus, neste caso como é junto ao pipi chama-se pipi vírus.
    Vai ter de usar um andaime na boca para não morder em ninguém. Nós os proprietários basta apenas usarmos um açaime no queixo.

  2. O virus apareceu na China, mas eu também já tinha desconfiado que a culpa devia ser do Trump e dos americano. Já o cancro do huguito chaves também foi criado pelos americanos…

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …