Falha no OpenSSL é a maior quebra de segurança do ano

holgerrings / Flickr

Heartbleed: das internet ist kaputt

Heartbleed: das internet ist kaputt

O Heartbleed – falha no OpenSSl que permite acesso e leitura da memória do sistema – é o maior evento de segurança do ano, até agora, revelou o relatório do terceiro trimestre da equipa X-Force da IBM [X-Force Threat Intelligence Quarterly – 3Q 2014].

De acordo com o estudo, no dia 15 de abril foi registado o maior pico de actividade por período de 24 horas, com mais de 300 mil ataques deste tipo, uma média de 3,47 por segundo.

Embora os ataques tenham diminuído devido à instalação de actualizações de segurança, em junho ainda foi possível identificar aproximadamente sete mil ataques por dia.

“Cerca de metade dos servidores potencialmente vulneráveis ainda está sem correcções específicas para o Heartbleed, o que o torna uma ameaça crítica permanente”, lembra o líder de segurança da informação da IBM para a América Latina, Felipe Peñaranda.

Em contrapartida, no primeiro semestre deste ano, a IBM registou apenas 3.900 novas vulnerabilidades de segurança.

De acordo com projecções da empresa, se este ritmo permanecer, 2014 deverá ter menos de oito mil falhas ao todo, número que não é alcançado desde 2011.

Vulnerabilidades nos Sistemas de Gestão de Conteúdo (CMS, em inglês) continuam a ser as falhas de segurança mais reportadas.

Com base nos padrões do Common Vulnerability Scoring System (CVSS), o relatório indica que 67% das falhas foram consideradas de nível médio, enquanto 24% caracterizaram situações críticas ou graves.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …