Falha no OpenSSL é a maior quebra de segurança do ano

holgerrings / Flickr

Heartbleed: das internet ist kaputt

Heartbleed: das internet ist kaputt

O Heartbleed – falha no OpenSSl que permite acesso e leitura da memória do sistema – é o maior evento de segurança do ano, até agora, revelou o relatório do terceiro trimestre da equipa X-Force da IBM [X-Force Threat Intelligence Quarterly – 3Q 2014].

De acordo com o estudo, no dia 15 de abril foi registado o maior pico de actividade por período de 24 horas, com mais de 300 mil ataques deste tipo, uma média de 3,47 por segundo.

Embora os ataques tenham diminuído devido à instalação de actualizações de segurança, em junho ainda foi possível identificar aproximadamente sete mil ataques por dia.

“Cerca de metade dos servidores potencialmente vulneráveis ainda está sem correcções específicas para o Heartbleed, o que o torna uma ameaça crítica permanente”, lembra o líder de segurança da informação da IBM para a América Latina, Felipe Peñaranda.

Em contrapartida, no primeiro semestre deste ano, a IBM registou apenas 3.900 novas vulnerabilidades de segurança.

De acordo com projecções da empresa, se este ritmo permanecer, 2014 deverá ter menos de oito mil falhas ao todo, número que não é alcançado desde 2011.

Vulnerabilidades nos Sistemas de Gestão de Conteúdo (CMS, em inglês) continuam a ser as falhas de segurança mais reportadas.

Com base nos padrões do Common Vulnerability Scoring System (CVSS), o relatório indica que 67% das falhas foram consideradas de nível médio, enquanto 24% caracterizaram situações críticas ou graves.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …