Facebook processado por violar privacidade dos utilizadores

familymwr / flickr

-

O Facebook está a enfrentar nos Estados Unidos uma acção colectiva devido a acusações de que monitoriza as mensagens privadas dos utilizadores.

A acção, interposta num tribunal do norte do Estado da Califórnia, alega que quando os utilizadores da rede social partilham um link para outro site por meio de uma mensagem privada, o Facebook examina a mensagem para fazer um perfil da actividade do usuário na web.

Os responsáveis pela acção alegam que o Facebook intercepta estas mensagens sistematicamente para recolher dados dos utilizadores e lucrar ao ceder esses dados a anunciantes e empresas de publicidade que os agregam e sistematizam.

Por isso a acção exige, por cada utilizador monitorizado, o pagamento de 10.000 dólares, ou 100 dólares por cada dia em que o Facebook realizou as supostas violações de privacidade – o valor que seja mais elevado.

O Facebook, por sua vez, alega que as acusações “não têm mérito”.

“Vamos defender-nos vigorosamente”, informou a maior rede social do mundo.

Investigação independente

O processo cita uma investigação independente que alega ter descoberto que o Facebook analisa o conteúdo das mensagens privadas dos utilizadores “para propósitos não relacionados com a facilitação da transmissão da mensagem”.

Segundo o processo, citado pela BBC, pelo facto de os utilizadores acreditarem que estão “a comunicar num serviço livre de vigilância, é provável que eles revelem fatos sobre si próprios que não revelariam se soubessem que o conteúdo estava a ser monitorizado”.

“Assim, o Facebook posicionou-se de forma a adquirir partes dos perfis dos usuários que provavelmente não estariam disponíveis para outros agregadores de dados.”

Mas nem todos criticam a postura do Facebook ao examinar as mensagens privadas dos utilizadores.

O especialista em segurança Graham Cluley escreveu no seu blog que se o site não examinasse os links partilhados nestas mensagens, o Facebook estaria a fracassar no “dever de cuidar” dos utilizadores.

“Se não se analisar de forma apropriada os links, há um risco muito real de que spam, fraudes, ataques do tipo phishing e URLs de conteúdo criminoso criado para infectar os computadores com malware possam aumentar.”

Políticas de privacidade

Esta não é a primeira vez que o Facebook é criticado devido às suas políticas de privacidade.

Em setembro de 2013, a rede social foi criticada devido a uma proposta de mudança na sua política que iria permitir que fossem criados anúncios publicitários usando nomes e fotos de perfil dos usuários.

A companhia alegou que esta proposta apenas tornava mais clara a linguagem da sua política de privacidade e não fazia nenhuma mudança concreta nesta política.

O Facebook prometeu mudar as palavras usadas na sua política de privacidade depois de um processo de 2011 que resultou no pagamento de 20 milhões de dólares para indemnizar utilizadores que alegaram que os seus dados foram usados pela rede social sem que eles tivessem dado permissão explícita para isso.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 1° Se os utilizadores do face book escarrapacham lá toda a sua vida privada, do que têm que se queixar?
    2° Se o governo americano dá o exemplo, porque é que as empresas e particulares têm de proceder diferentemente?
    3° Porque é que eu estou comentando, se a minha opinião desaparece no nada?

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …