Facebook guarda vídeos que os utilizadores nem sabiam que tinham

Com o Facebook sob escrutínio, vão-se descobrindo cada vez mais detalhes que confirmam as muitas preocupações com o tratamento dos dados dos utilizadores  – neste caso, descobrindo-se que por lá permanecem vídeos que os utilizadores nem sabiam que existiam.

Quem tem usado a funcionalidade de pedir os dados que o Facebook tem sobre si, tem descoberto coisas bastante curiosas – como o histórico de todas as chamadas e mensagens que alguma vez fez – e entre as quais também se incluem vídeos que se pensavam nunca ter ficado guardados.

Quando se grava um vídeo directamente no Facebook, é apresentada um preview antes da publicação do mesmo, para que os utilizadores confirmem se está como pretendiam; caso esteja, podem clicar para publicar, caso contrário podem repetir a gravação.

Até aqui nada de mal. O problema é que todos esses vídeos temporários, que se pensavam terem sido descartados, continuam a ser guardados pelo Facebook.

Ou seja, imagine que estava a gravar um vídeo no Facebook e que, por qualquer motivo, apanhou momentaneamente algo que não deveria ser visto publicamente. Passa à frente para fazer nova gravação, confiante de que o vídeo anterior desapareceu…

Na verdade, o vídeo fica guardado, acessível a um qualquer funcionário mais bisbilhoteiro do Facebook, ou às autoridades que solicitarem toda a informação que o Facebook tenha sobre um utilizador, ou eventualmente a familiares e amigos que venham a ter acesso à vossa conta por um motivo ou por outro.

Novamente, é mais um dos casos em que o Facebook está tecnicamente salvaguardado, pois nas condições do serviço está expresso o consentimento de que irá captar e guardar as nossas imagens (de outra forma o utilizador não estaria a gravar lá um vídeo)…

Mas guardar gravações que o utilizador pensava estarem a ser descartadas é subverter as regras e um abuso da confiança dos utilizadores. Isto demonstra o verdadeiro problema que terá que ser enfrentado, e que não se limita a ter regras bem claras. Importa garantir que estes serviços não abusam das permissões que tecnicamente são dadas, de formas que vão para além do que seria esperado.

Por exemplo, pedir o acesso aos contactos para procurar amigos é algo que muitos utilizadores poderiam aceitar, mas isso não significa que aceitem que todas as suas chamadas e mensagens passem a ficar registadas.

Da mesma forma, dar acesso à câmara a uma app que faz efeitos em vídeos, não deverá dar o direito para que de hora a hora grave um vídeo automático que é enviado para local indeterminado…

Este último comportamento tem preocupado de tal forma a Google, que no próximo Android P haverá restrições adicionais que limitam o acesso por apps em background à câmara, microfone e sensores.

Parece que chegámos verdadeiramente ao admirável mundo novo há muito tempo adivinhado por Aldous Huxley e George Orwell, em que os utilizadores deixaram de poder confiar nas aplicações que instalam, nos equipamentos que usam… e nas empresas a que entregam os seus dados.

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …