Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que esta rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. Facebook lembra que pessoas autorizaram.

Algumas pessoas abandonaram a rede social Facebook após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que esta rede social conserva sobre cada pessoa, que inclui registos de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS) – mais informação do que estavam à espera.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário dos telefonemas e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Estes ex-utilizadores repararam que, ao pedirem para remover a sua conta de Facebook, a rede social permite que o utilizador extraia dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e gostos.

No entanto, alguns utilizadores estão a encontrar metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o telemóvel, incluindo informações detalhadas como a data do telefonema ou a sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que este fenómeno é mais visível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a estes dados específicos, como contactos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

Este algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contactos próximos de outros contactos menos frequentes, como os contactos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda esta informação de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra numa app de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por partilhar os contactos de telemóvel“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esta partilha é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-la ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização a que sejam partilhados os seus contactos do telemóvel.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contactos ficar registada com um nível de detalhe que surpreende qualquer utilizador quando é confrontado com esses dados conservados.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • LOL!
      E depois o “Facebook lembra que pessoas autorizaram”, lembram-se?! De certeza?! A maior parte das pessoas quer é usar app, estão-se nas tintas para as permissões que estão a dar, nem sabem sequer as consequências dessas permissões!
      Ah! e o Facebook não é único, TODOS fazem isso.

  1. Cada dia me convenço mais do que ja venho a dizer a muitos anos , redes sociais são apenas e nada mais que uma palhaçada para quem não tem mais nada que fazer da vida…. e aqui esta uma das razões porque…

  2. OTARIOS !! ja se sabia ! quando existem governos, em que uma fatia do orçamento vai para motores de busca ,redes sociais etc, sera para que ?! se calhar para criarem perfis bonitos dos membros dos governos lol

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …