Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que esta rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. Facebook lembra que pessoas autorizaram.

Algumas pessoas abandonaram a rede social Facebook após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que esta rede social conserva sobre cada pessoa, que inclui registos de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS) – mais informação do que estavam à espera.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário dos telefonemas e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Estes ex-utilizadores repararam que, ao pedirem para remover a sua conta de Facebook, a rede social permite que o utilizador extraia dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e gostos.

No entanto, alguns utilizadores estão a encontrar metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o telemóvel, incluindo informações detalhadas como a data do telefonema ou a sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que este fenómeno é mais visível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a estes dados específicos, como contactos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

Este algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contactos próximos de outros contactos menos frequentes, como os contactos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda esta informação de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra numa app de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por partilhar os contactos de telemóvel“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esta partilha é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-la ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização a que sejam partilhados os seus contactos do telemóvel.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contactos ficar registada com um nível de detalhe que surpreende qualquer utilizador quando é confrontado com esses dados conservados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • LOL!
      E depois o “Facebook lembra que pessoas autorizaram”, lembram-se?! De certeza?! A maior parte das pessoas quer é usar app, estão-se nas tintas para as permissões que estão a dar, nem sabem sequer as consequências dessas permissões!
      Ah! e o Facebook não é único, TODOS fazem isso.

  1. Cada dia me convenço mais do que ja venho a dizer a muitos anos , redes sociais são apenas e nada mais que uma palhaçada para quem não tem mais nada que fazer da vida…. e aqui esta uma das razões porque…

  2. OTARIOS !! ja se sabia ! quando existem governos, em que uma fatia do orçamento vai para motores de busca ,redes sociais etc, sera para que ?! se calhar para criarem perfis bonitos dos membros dos governos lol

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …