Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que esta rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. Facebook lembra que pessoas autorizaram.

Algumas pessoas abandonaram a rede social Facebook após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que esta rede social conserva sobre cada pessoa, que inclui registos de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS) – mais informação do que estavam à espera.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário dos telefonemas e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Estes ex-utilizadores repararam que, ao pedirem para remover a sua conta de Facebook, a rede social permite que o utilizador extraia dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e gostos.

No entanto, alguns utilizadores estão a encontrar metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o telemóvel, incluindo informações detalhadas como a data do telefonema ou a sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que este fenómeno é mais visível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a estes dados específicos, como contactos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

Este algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contactos próximos de outros contactos menos frequentes, como os contactos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda esta informação de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra numa app de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por partilhar os contactos de telemóvel“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esta partilha é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-la ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização a que sejam partilhados os seus contactos do telemóvel.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contactos ficar registada com um nível de detalhe que surpreende qualquer utilizador quando é confrontado com esses dados conservados.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • LOL!
      E depois o “Facebook lembra que pessoas autorizaram”, lembram-se?! De certeza?! A maior parte das pessoas quer é usar app, estão-se nas tintas para as permissões que estão a dar, nem sabem sequer as consequências dessas permissões!
      Ah! e o Facebook não é único, TODOS fazem isso.

  1. Cada dia me convenço mais do que ja venho a dizer a muitos anos , redes sociais são apenas e nada mais que uma palhaçada para quem não tem mais nada que fazer da vida…. e aqui esta uma das razões porque…

  2. OTARIOS !! ja se sabia ! quando existem governos, em que uma fatia do orçamento vai para motores de busca ,redes sociais etc, sera para que ?! se calhar para criarem perfis bonitos dos membros dos governos lol

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …