Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que esta rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. Facebook lembra que pessoas autorizaram.

Algumas pessoas abandonaram a rede social Facebook após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que esta rede social conserva sobre cada pessoa, que inclui registos de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS) – mais informação do que estavam à espera.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário dos telefonemas e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Estes ex-utilizadores repararam que, ao pedirem para remover a sua conta de Facebook, a rede social permite que o utilizador extraia dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e gostos.

No entanto, alguns utilizadores estão a encontrar metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o telemóvel, incluindo informações detalhadas como a data do telefonema ou a sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que este fenómeno é mais visível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a estes dados específicos, como contactos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

Este algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contactos próximos de outros contactos menos frequentes, como os contactos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda esta informação de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra numa app de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por partilhar os contactos de telemóvel“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esta partilha é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-la ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização a que sejam partilhados os seus contactos do telemóvel.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contactos ficar registada com um nível de detalhe que surpreende qualquer utilizador quando é confrontado com esses dados conservados.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • LOL!
      E depois o “Facebook lembra que pessoas autorizaram”, lembram-se?! De certeza?! A maior parte das pessoas quer é usar app, estão-se nas tintas para as permissões que estão a dar, nem sabem sequer as consequências dessas permissões!
      Ah! e o Facebook não é único, TODOS fazem isso.

  1. Cada dia me convenço mais do que ja venho a dizer a muitos anos , redes sociais são apenas e nada mais que uma palhaçada para quem não tem mais nada que fazer da vida…. e aqui esta uma das razões porque…

  2. OTARIOS !! ja se sabia ! quando existem governos, em que uma fatia do orçamento vai para motores de busca ,redes sociais etc, sera para que ?! se calhar para criarem perfis bonitos dos membros dos governos lol

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …