//

Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

4

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que esta rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. Facebook lembra que pessoas autorizaram.

Algumas pessoas abandonaram a rede social Facebook após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que esta rede social conserva sobre cada pessoa, que inclui registos de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS) – mais informação do que estavam à espera.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário dos telefonemas e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Estes ex-utilizadores repararam que, ao pedirem para remover a sua conta de Facebook, a rede social permite que o utilizador extraia dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e gostos.

No entanto, alguns utilizadores estão a encontrar metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o telemóvel, incluindo informações detalhadas como a data do telefonema ou a sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que este fenómeno é mais visível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a estes dados específicos, como contactos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

Este algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contactos próximos de outros contactos menos frequentes, como os contactos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda esta informação de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra numa app de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por partilhar os contactos de telemóvel“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esta partilha é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-la ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização a que sejam partilhados os seus contactos do telemóvel.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contactos ficar registada com um nível de detalhe que surpreende qualquer utilizador quando é confrontado com esses dados conservados.

ZAP //

4 Comments

    • LOL!
      E depois o “Facebook lembra que pessoas autorizaram”, lembram-se?! De certeza?! A maior parte das pessoas quer é usar app, estão-se nas tintas para as permissões que estão a dar, nem sabem sequer as consequências dessas permissões!
      Ah! e o Facebook não é único, TODOS fazem isso.

  1. Cada dia me convenço mais do que ja venho a dizer a muitos anos , redes sociais são apenas e nada mais que uma palhaçada para quem não tem mais nada que fazer da vida…. e aqui esta uma das razões porque…

  2. OTARIOS !! ja se sabia ! quando existem governos, em que uma fatia do orçamento vai para motores de busca ,redes sociais etc, sera para que ?! se calhar para criarem perfis bonitos dos membros dos governos lol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.