Facebook junta-se ao bloqueio à Huawei. Smartphones perdem WhatsApp e Instagram

(dr)

Todos os smartphones novos da Huawei vão deixar de ter instaladas de origem as aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram

A novidade é revelada pela Reuters e é o mais recente golpe sofrido pela gigante chinesa a propósito do bloqueio decretado pelos EUA. O Facebook confirmou à Reuters que nos smartphones já existentes – os que estão nas mãos dos consumidores e em stock nas lojas – vão continuar a ter as três aplicações a funcionar em pleno.

A decisão da gigante das redes sociais acaba por ter um peso diferente daquela tomada pela Google porque, mesmo não vindo instaladas de origem, os utilizadores vão poder continuar a instalar o Facebook, Instagram e WhatsApp assim que comprarem um equipamento novo da Huawei.

Em resposta, a Huawei garante que “os smartphones que já foram vendidos ou estão em stock permitem que os utilizadores façam download e usem a aplicação do Facebook/WhatsApp, entre outras, normalmente”.

Já a decisão da Google, que envolve grandes atualizações de software ao nível do sistema operativo, pode vir a ter um impacto direto inclusive nos smartphones da marca chinesa que já estão nas mãos dos consumidores.

Até 19 de agosto a situação deverá manter-se inalterada para os utilizadores de smartphones Huawei, pois foi dado um período de tréguas de 90 dias ao bloqueio para que as empresas norte-americanas possam ajustar a sua estratégia relativamente à Huawei.

Em contexto de guerra comercial, Donald Trump decidiu interditar as exportações de produtos tecnológicos norte-americanos para algumas empresas consideradas “de risco” para a segurança nacional. Foi assim que a Huawei entrou na lista negra de Washington.

A Huawei foi criada em 1987 por um antigo dirigente militar chinês, Ren Zhengfei, e já contou com forte investimento por parte do governo da China, o que faz com que os Estados Unidos suspeitem que os equipamentos sejam usados para espionagem, especialmente tendo em conta uma lei de 2017 que obriga as grandes empresas chinesas a cooperarem com os serviços de informações do país.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. querem ver que vamos ter um telemóvel como deve ser?

    sem apps da treta a espiarem tudo o que fazemos.

    e já agora tendo em conta de onde vem, claro que vai espiar, mas preocupo-me bem menos sendo a China a espiar (pq não estou na Ásia) do que se for a google, facebroke ou outra qq das terras do tio Sam ou da Europa.

  2. este TRUMP continua criar conflitos todo lado,ja que suspeitam que há espionagem,nao tem certeza.e acabam prejudicar quem tem equipamentos desta marca,apanhado surpresa.

  3. Mas que novidade? Desde quando é que o Facebook deixou de ser americano? Quando o Donald Trump publicou aquela lei o Facebook também passou a estar incluído (tal como o Google) por ser uma empresa americana. Claro que quem instalar a aplicação a partir de outro país, como a partir da loja Portuguesa para Android APTOIDE não vai ter nenhum problema. Como o Android é um sistema que não pertence à Google, apenas o Android com alterações Google (que está instalado na maioria dos telemóveis) pertence, a Huwai vai continuar a ter tudo quase como se nada se passasse. Só espero que consigam fazer uma versão Android mais interessante que a da Google. Ao contrário da Microsoft que só tinha 2% do mercado e queria um sistema operativo diferente e não compatível, a Huawei tem mais de 30% do mercado e terá um sistema operativo Android 100% compatível com todas as APPs que já existem para a Android. A loja APTOIDE já tem mais de 200 milhões de utilizadores e cerca de 1 milhão de aplicações disponíveis (ao contrário a Windows Store quando tentou entrar no mercado de telemóveis apenas tinha 30.000 apps). Não será fácil, mas vai ser muito dificil para os EUA cortarem tudo à Huawei e vão certamente ter relatiações por parte da China em centenas de outros mercados.

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …