Facebook junta-se ao bloqueio à Huawei. Smartphones perdem WhatsApp e Instagram

(dr)

Todos os smartphones novos da Huawei vão deixar de ter instaladas de origem as aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram

A novidade é revelada pela Reuters e é o mais recente golpe sofrido pela gigante chinesa a propósito do bloqueio decretado pelos EUA. O Facebook confirmou à Reuters que nos smartphones já existentes – os que estão nas mãos dos consumidores e em stock nas lojas – vão continuar a ter as três aplicações a funcionar em pleno.

A decisão da gigante das redes sociais acaba por ter um peso diferente daquela tomada pela Google porque, mesmo não vindo instaladas de origem, os utilizadores vão poder continuar a instalar o Facebook, Instagram e WhatsApp assim que comprarem um equipamento novo da Huawei.

Em resposta, a Huawei garante que “os smartphones que já foram vendidos ou estão em stock permitem que os utilizadores façam download e usem a aplicação do Facebook/WhatsApp, entre outras, normalmente”.

Já a decisão da Google, que envolve grandes atualizações de software ao nível do sistema operativo, pode vir a ter um impacto direto inclusive nos smartphones da marca chinesa que já estão nas mãos dos consumidores.

Até 19 de agosto a situação deverá manter-se inalterada para os utilizadores de smartphones Huawei, pois foi dado um período de tréguas de 90 dias ao bloqueio para que as empresas norte-americanas possam ajustar a sua estratégia relativamente à Huawei.

Em contexto de guerra comercial, Donald Trump decidiu interditar as exportações de produtos tecnológicos norte-americanos para algumas empresas consideradas “de risco” para a segurança nacional. Foi assim que a Huawei entrou na lista negra de Washington.

A Huawei foi criada em 1987 por um antigo dirigente militar chinês, Ren Zhengfei, e já contou com forte investimento por parte do governo da China, o que faz com que os Estados Unidos suspeitem que os equipamentos sejam usados para espionagem, especialmente tendo em conta uma lei de 2017 que obriga as grandes empresas chinesas a cooperarem com os serviços de informações do país.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. querem ver que vamos ter um telemóvel como deve ser?

    sem apps da treta a espiarem tudo o que fazemos.

    e já agora tendo em conta de onde vem, claro que vai espiar, mas preocupo-me bem menos sendo a China a espiar (pq não estou na Ásia) do que se for a google, facebroke ou outra qq das terras do tio Sam ou da Europa.

  2. este TRUMP continua criar conflitos todo lado,ja que suspeitam que há espionagem,nao tem certeza.e acabam prejudicar quem tem equipamentos desta marca,apanhado surpresa.

  3. Mas que novidade? Desde quando é que o Facebook deixou de ser americano? Quando o Donald Trump publicou aquela lei o Facebook também passou a estar incluído (tal como o Google) por ser uma empresa americana. Claro que quem instalar a aplicação a partir de outro país, como a partir da loja Portuguesa para Android APTOIDE não vai ter nenhum problema. Como o Android é um sistema que não pertence à Google, apenas o Android com alterações Google (que está instalado na maioria dos telemóveis) pertence, a Huwai vai continuar a ter tudo quase como se nada se passasse. Só espero que consigam fazer uma versão Android mais interessante que a da Google. Ao contrário da Microsoft que só tinha 2% do mercado e queria um sistema operativo diferente e não compatível, a Huawei tem mais de 30% do mercado e terá um sistema operativo Android 100% compatível com todas as APPs que já existem para a Android. A loja APTOIDE já tem mais de 200 milhões de utilizadores e cerca de 1 milhão de aplicações disponíveis (ao contrário a Windows Store quando tentou entrar no mercado de telemóveis apenas tinha 30.000 apps). Não será fácil, mas vai ser muito dificil para os EUA cortarem tudo à Huawei e vão certamente ter relatiações por parte da China em centenas de outros mercados.

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …