Huawei lança sistema operativo próprio já este ano

A Huawei confirmou que já está a trabalhar num sistema operativo próprio da marca que será lançado na China em 2019 e internacionalmente no ano seguinte. A Huawei foi proibida pela Google de usar o sistema operativo Android nos seus telemóveis.

Depois de a Huawei perder acesso ao Android, Play Store e apps do Google, a empresa chinesa teve de se adaptar e desenvolver o seu próprio sistema operativo (SO). Primeiras notícias davam conta que estaria já disponível no próximo mês, mas a marca desmentiu e disse que só seria lançado em finais de 2019 na China e em 2020 no resto do mundo.

O sistema operativo intitulado “HongMeng” (poderá mudar o nome para Ark OS) substituirá assim o Android. A Google concedeu um prazo que se prolonga até 19 de agosto para a Huawei se adaptar à perda das funcionalidades e da tecnologia que antes era fornecida parcialmente pela empresa americana.

Empresas como a Intel, Qualcomm, Micron e ARM também cortaram os seus negócios com a empresa chinesa, seguindo o exemplo da Google.

Apesar de tudo, a Huawei não foi apanhada de surpresa. De acordo com Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da empresa no Médio Oriente, disse que a Huawei já tinha um sistema operativo preparado como plano B desde janeiro de 2018.

“Não queríamos trazer o sistema operacional para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com a Google”, explicou Elshimy. Apesar de ter também admitido que o SO seria lançado já no próximo mês, a empresa contactou a TechRadar e desmentiu as declarações, confirmando que só está disponível nas datas anteriormente anunciadas.

Todas as aplicações que estavam disponíveis com o Android estarão também disponíveis com este novo sistema operativo. As apps estarão disponíveis para download na Huawei AppGallery.

“As sanções dos EUA não afetarão o sistema operativo da empresa de maneira alguma, já que somos autosuficientes em muitos aspetos”, disse Elshimy. Anualmente, a Huawei gastava 11 mil milhões de dólares em bens e serviços dos Estados Unidos, mas terá agora de mudar os seus hábitos após as restrições.

Quanto ao Wi-Fi e ao Bluetooth, o diretor administrativo da Huawei diz que se deverão manter intactos no novo sistema operativo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pior que uma Huawei com backdoors num sistema Android(open source), é uma Huawei num SO proprietário, onde ninguém sabe o que ali se passa…
    Para quem acha que a Huawei rouba dados e informação dos utilizadores, então pode ficar ainda mais preocupado porque a probabilidade de o fazer num sistema próprio é MUITO maior.
    Já agora, a Huawei é conhecida no mundo pelo roubo de várias patentes, entre outras acções menos licitas, logo não é nada descabida a preocupação em relação à Huawei, mesmo existindo um aproveitamento económico como é óbvio! De qualquer forma a Huawei não é flor que se cheire…

  2. e qual è a garantia que temos actualmente que os nossos dados e informaçoes nao estao a servir os interesses de quem domina o actual sistema?
    Entao nao è verdade que o que escrevemos no facebook serve para obter informaçoes, sobre o que gostamos, e sao posteriormente vendidas a grandes grupos economicos?

  3. talvez nasça algo curioso deste braço de ferro entre naçoes ,em que as empresas estao na linha da frente ,nasceu a
    guerra fria da era da globalizaçao

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …