A Huawei confirmou que já está a trabalhar num sistema operativo próprio da marca que será lançado na China em 2019 e internacionalmente no ano seguinte. A Huawei foi proibida pela Google de usar o sistema operativo Android nos seus telemóveis.
Depois de a Huawei perder acesso ao Android, Play Store e apps do Google, a empresa chinesa teve de se adaptar e desenvolver o seu próprio sistema operativo (SO). Primeiras notícias davam conta que estaria já disponível no próximo mês, mas a marca desmentiu e disse que só seria lançado em finais de 2019 na China e em 2020 no resto do mundo.
O sistema operativo intitulado “HongMeng” (poderá mudar o nome para Ark OS) substituirá assim o Android. A Google concedeu um prazo que se prolonga até 19 de agosto para a Huawei se adaptar à perda das funcionalidades e da tecnologia que antes era fornecida parcialmente pela empresa americana.
Empresas como a Intel, Qualcomm, Micron e ARM também cortaram os seus negócios com a empresa chinesa, seguindo o exemplo da Google.
Apesar de tudo, a Huawei não foi apanhada de surpresa. De acordo com Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da empresa no Médio Oriente, disse que a Huawei já tinha um sistema operativo preparado como plano B desde janeiro de 2018.
“Não queríamos trazer o sistema operacional para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com a Google”, explicou Elshimy. Apesar de ter também admitido que o SO seria lançado já no próximo mês, a empresa contactou a TechRadar e desmentiu as declarações, confirmando que só está disponível nas datas anteriormente anunciadas.
Todas as aplicações que estavam disponíveis com o Android estarão também disponíveis com este novo sistema operativo. As apps estarão disponíveis para download na Huawei AppGallery.
“As sanções dos EUA não afetarão o sistema operativo da empresa de maneira alguma, já que somos autosuficientes em muitos aspetos”, disse Elshimy. Anualmente, a Huawei gastava 11 mil milhões de dólares em bens e serviços dos Estados Unidos, mas terá agora de mudar os seus hábitos após as restrições.
Quanto ao Wi-Fi e ao Bluetooth, o diretor administrativo da Huawei diz que se deverão manter intactos no novo sistema operativo.
Pior que uma Huawei com backdoors num sistema Android(open source), é uma Huawei num SO proprietário, onde ninguém sabe o que ali se passa…
Para quem acha que a Huawei rouba dados e informação dos utilizadores, então pode ficar ainda mais preocupado porque a probabilidade de o fazer num sistema próprio é MUITO maior.
Já agora, a Huawei é conhecida no mundo pelo roubo de várias patentes, entre outras acções menos licitas, logo não é nada descabida a preocupação em relação à Huawei, mesmo existindo um aproveitamento económico como é óbvio! De qualquer forma a Huawei não é flor que se cheire…
Perfeito!!!
(tal como a Google)
Usem a loja Aptoide, além de mais é nacional.
E ?
não é o que todos fazem ? onde está a diferença ?
Falou da GOOGLE, ou das duas?
A duas fazem a mesma coisa, cada uma na sua proporção e em defesa de seus próprios interesses. A questão seria muito mais ampla e a pergunta é: na prática, quem não age como eles?
e qual è a garantia que temos actualmente que os nossos dados e informaçoes nao estao a servir os interesses de quem domina o actual sistema?
Entao nao è verdade que o que escrevemos no facebook serve para obter informaçoes, sobre o que gostamos, e sao posteriormente vendidas a grandes grupos economicos?
Não há nada seguro no mundo.
talvez nasça algo curioso deste braço de ferro entre naçoes ,em que as empresas estao na linha da frente ,nasceu a
guerra fria da era da globalizaçao