Huawei lança sistema operativo próprio já este ano

A Huawei confirmou que já está a trabalhar num sistema operativo próprio da marca que será lançado na China em 2019 e internacionalmente no ano seguinte. A Huawei foi proibida pela Google de usar o sistema operativo Android nos seus telemóveis.

Depois de a Huawei perder acesso ao Android, Play Store e apps do Google, a empresa chinesa teve de se adaptar e desenvolver o seu próprio sistema operativo (SO). Primeiras notícias davam conta que estaria já disponível no próximo mês, mas a marca desmentiu e disse que só seria lançado em finais de 2019 na China e em 2020 no resto do mundo.

O sistema operativo intitulado “HongMeng” (poderá mudar o nome para Ark OS) substituirá assim o Android. A Google concedeu um prazo que se prolonga até 19 de agosto para a Huawei se adaptar à perda das funcionalidades e da tecnologia que antes era fornecida parcialmente pela empresa americana.

Empresas como a Intel, Qualcomm, Micron e ARM também cortaram os seus negócios com a empresa chinesa, seguindo o exemplo da Google.

Apesar de tudo, a Huawei não foi apanhada de surpresa. De acordo com Alaa Elshimy, diretor administrativo e vice-presidente da empresa no Médio Oriente, disse que a Huawei já tinha um sistema operativo preparado como plano B desde janeiro de 2018.

“Não queríamos trazer o sistema operacional para o mercado, pois tínhamos um forte relacionamento com a Google”, explicou Elshimy. Apesar de ter também admitido que o SO seria lançado já no próximo mês, a empresa contactou a TechRadar e desmentiu as declarações, confirmando que só está disponível nas datas anteriormente anunciadas.

Todas as aplicações que estavam disponíveis com o Android estarão também disponíveis com este novo sistema operativo. As apps estarão disponíveis para download na Huawei AppGallery.

“As sanções dos EUA não afetarão o sistema operativo da empresa de maneira alguma, já que somos autosuficientes em muitos aspetos”, disse Elshimy. Anualmente, a Huawei gastava 11 mil milhões de dólares em bens e serviços dos Estados Unidos, mas terá agora de mudar os seus hábitos após as restrições.

Quanto ao Wi-Fi e ao Bluetooth, o diretor administrativo da Huawei diz que se deverão manter intactos no novo sistema operativo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pior que uma Huawei com backdoors num sistema Android(open source), é uma Huawei num SO proprietário, onde ninguém sabe o que ali se passa…
    Para quem acha que a Huawei rouba dados e informação dos utilizadores, então pode ficar ainda mais preocupado porque a probabilidade de o fazer num sistema próprio é MUITO maior.
    Já agora, a Huawei é conhecida no mundo pelo roubo de várias patentes, entre outras acções menos licitas, logo não é nada descabida a preocupação em relação à Huawei, mesmo existindo um aproveitamento económico como é óbvio! De qualquer forma a Huawei não é flor que se cheire…

  2. e qual è a garantia que temos actualmente que os nossos dados e informaçoes nao estao a servir os interesses de quem domina o actual sistema?
    Entao nao è verdade que o que escrevemos no facebook serve para obter informaçoes, sobre o que gostamos, e sao posteriormente vendidas a grandes grupos economicos?

  3. talvez nasça algo curioso deste braço de ferro entre naçoes ,em que as empresas estao na linha da frente ,nasceu a
    guerra fria da era da globalizaçao

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …