Executivos da Thomas Cook receberam quase 40 milhões de euros em bónus

Nos últimos 12 anos, três diretores executivos da Thomas Cook receberam prémios milionários graças a estratégias comerciais agressivas e aos métodos contabilísticos, cuja honestidade está agora a ser posta em causa.

Na semana em que a operadora turística anunciou falência, sabe-se agora que os executivos terão recebido quase 40 milhões de euros, noticiou esta quarta-feira o ECO. Durante anos, e apesar dos rumores da debilidade financeira da empresa, os altos cargos da companhia terão amealhado vários milhões de euros em complementos salariais.

De acordo com o El País, Manny Fontela-Novoa, ex-diretor executivo e que colocou em marcha o processo de expansão da companhia britânica, terá recebido mais de 17 milhões de euros em apenas quatro anos. Nessa altura, a fusão com a My Travel levou ao despedimento de 2.800 pessoas.

Por outro lado, a sua sucessora, Harriet Green, terá arrecadado 10 milhões de euros em prémios, ainda que parte desse montante tenha sido doado a instituições de caridade. Já Peter Frankhauser, o último diretor executivo da companhia, terá recebido mais de quatro milhões de euros em complementos salariais.

O deputado do partido Trabalhista e porta-voz para os assuntos económicos, John McDonnell, já reagiu e a esta situação e exigiu que os diretores devolvessem o montante recebido. O Governo britânico deu instruções para se abrir uma investigação explicita às contas da operadora turística.

A autoridade tributária britânica, juntamente com a Comissão de Economia do Parlamento, estão a estudar abrir uma investigação aos pagamentos recebidos pelos diretores e ao trabalho realizado pelas auditorias responsáveis pelas contas da empresa, a PwC e EY.

“Devem responder a questões muito sérias sobre as suas práticas contabilísticas, a sua política de retribuições e sobre a estratégia financeira da companhia”, advertiu Rachel Reeves, membro da Comissão de Economia do Parlamento, citada pelo El País.

A Thomas Cook, uma das mais antigas agências de viagem do mundo, declarou falência esta semana, depois de não ter conseguido encontrar fundos necessários para garantir a sua sobrevivência, deixando 600 mil turistas por repatriar.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta politica de certas empresas não dá p/ entender. Estas pessoas ganham por norma ordenados principescos, chegam ao fim dos ano c/ administrações que são uma catástrofe e ainda recebem bonus pela administração RUINOSA!! Depois ainda recebem ajudas do Estado (que é com os impostos pagos pelos contribuintes) e Nada lhes acontece. Isto tanto é lá como cá a M—- é a mesma.

RESPONDER

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …