Executivos da Thomas Cook receberam quase 40 milhões de euros em bónus

Nos últimos 12 anos, três diretores executivos da Thomas Cook receberam prémios milionários graças a estratégias comerciais agressivas e aos métodos contabilísticos, cuja honestidade está agora a ser posta em causa.

Na semana em que a operadora turística anunciou falência, sabe-se agora que os executivos terão recebido quase 40 milhões de euros, noticiou esta quarta-feira o ECO. Durante anos, e apesar dos rumores da debilidade financeira da empresa, os altos cargos da companhia terão amealhado vários milhões de euros em complementos salariais.

De acordo com o El País, Manny Fontela-Novoa, ex-diretor executivo e que colocou em marcha o processo de expansão da companhia britânica, terá recebido mais de 17 milhões de euros em apenas quatro anos. Nessa altura, a fusão com a My Travel levou ao despedimento de 2.800 pessoas.

Por outro lado, a sua sucessora, Harriet Green, terá arrecadado 10 milhões de euros em prémios, ainda que parte desse montante tenha sido doado a instituições de caridade. Já Peter Frankhauser, o último diretor executivo da companhia, terá recebido mais de quatro milhões de euros em complementos salariais.

O deputado do partido Trabalhista e porta-voz para os assuntos económicos, John McDonnell, já reagiu e a esta situação e exigiu que os diretores devolvessem o montante recebido. O Governo britânico deu instruções para se abrir uma investigação explicita às contas da operadora turística.

A autoridade tributária britânica, juntamente com a Comissão de Economia do Parlamento, estão a estudar abrir uma investigação aos pagamentos recebidos pelos diretores e ao trabalho realizado pelas auditorias responsáveis pelas contas da empresa, a PwC e EY.

“Devem responder a questões muito sérias sobre as suas práticas contabilísticas, a sua política de retribuições e sobre a estratégia financeira da companhia”, advertiu Rachel Reeves, membro da Comissão de Economia do Parlamento, citada pelo El País.

A Thomas Cook, uma das mais antigas agências de viagem do mundo, declarou falência esta semana, depois de não ter conseguido encontrar fundos necessários para garantir a sua sobrevivência, deixando 600 mil turistas por repatriar.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta politica de certas empresas não dá p/ entender. Estas pessoas ganham por norma ordenados principescos, chegam ao fim dos ano c/ administrações que são uma catástrofe e ainda recebem bonus pela administração RUINOSA!! Depois ainda recebem ajudas do Estado (que é com os impostos pagos pelos contribuintes) e Nada lhes acontece. Isto tanto é lá como cá a M—- é a mesma.

RESPONDER

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …