Executivos da Thomas Cook receberam quase 40 milhões de euros em bónus

Nos últimos 12 anos, três diretores executivos da Thomas Cook receberam prémios milionários graças a estratégias comerciais agressivas e aos métodos contabilísticos, cuja honestidade está agora a ser posta em causa.

Na semana em que a operadora turística anunciou falência, sabe-se agora que os executivos terão recebido quase 40 milhões de euros, noticiou esta quarta-feira o ECO. Durante anos, e apesar dos rumores da debilidade financeira da empresa, os altos cargos da companhia terão amealhado vários milhões de euros em complementos salariais.

De acordo com o El País, Manny Fontela-Novoa, ex-diretor executivo e que colocou em marcha o processo de expansão da companhia britânica, terá recebido mais de 17 milhões de euros em apenas quatro anos. Nessa altura, a fusão com a My Travel levou ao despedimento de 2.800 pessoas.

Por outro lado, a sua sucessora, Harriet Green, terá arrecadado 10 milhões de euros em prémios, ainda que parte desse montante tenha sido doado a instituições de caridade. Já Peter Frankhauser, o último diretor executivo da companhia, terá recebido mais de quatro milhões de euros em complementos salariais.

O deputado do partido Trabalhista e porta-voz para os assuntos económicos, John McDonnell, já reagiu e a esta situação e exigiu que os diretores devolvessem o montante recebido. O Governo britânico deu instruções para se abrir uma investigação explicita às contas da operadora turística.

A autoridade tributária britânica, juntamente com a Comissão de Economia do Parlamento, estão a estudar abrir uma investigação aos pagamentos recebidos pelos diretores e ao trabalho realizado pelas auditorias responsáveis pelas contas da empresa, a PwC e EY.

“Devem responder a questões muito sérias sobre as suas práticas contabilísticas, a sua política de retribuições e sobre a estratégia financeira da companhia”, advertiu Rachel Reeves, membro da Comissão de Economia do Parlamento, citada pelo El País.

A Thomas Cook, uma das mais antigas agências de viagem do mundo, declarou falência esta semana, depois de não ter conseguido encontrar fundos necessários para garantir a sua sobrevivência, deixando 600 mil turistas por repatriar.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta politica de certas empresas não dá p/ entender. Estas pessoas ganham por norma ordenados principescos, chegam ao fim dos ano c/ administrações que são uma catástrofe e ainda recebem bonus pela administração RUINOSA!! Depois ainda recebem ajudas do Estado (que é com os impostos pagos pelos contribuintes) e Nada lhes acontece. Isto tanto é lá como cá a M—- é a mesma.

RESPONDER

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …