Ex-presidente do IRN vai pedir anulação do processo dos vistos gold

Ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado defende que alguns dos factos que constam do despacho de acusação foram uma “completa surpresa”, por isso vai pedir a anulação do processo.

A instrução do processo dos vistos gold começa esta terça-feira e, segundo a informação avançada pelo Diário de Notícias, o juiz Carlos Alexandre deverá ter logo um pedido para anular a investigação.

O ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, vai pedir que o inquérito do Ministério Público seja anulado uma vez que não foi confrontado com todos os elementos da sua acusação.

Acusado de 12 crimes, Figueiredo é um dos principais arguidos do caso vistos gold e encontra-se neste momento em prisão domiciliária.

(dr) C.M.Estarreja

António Figueiredo, Presidente do Instituto de Registos e Notariado

António Figueiredo, Presidente do Instituto de Registos e Notariado

O antigo presidente do IRN alega que alguns dos factos que constam do despacho de acusação foram uma “completa surpresa”, a começar pela suspeita de ser o sócio “invisível” de uma sociedade com interesses num protocolo entre o Ministério da Justiça português e o angolano para a formação de quadros deste último.

“Nunca antes havia o arguido sido confrontado com a existência de tal sociedade e, menos ainda, sobre a sua participação nesta”, escreveu o advogado Rui Patrício, citado pelo DN.

O arguido diz ainda ter sido surpreendido pela referência a um depósito de um cheque de 1500 euros e de mil euros em numerário com origem em João Saldo, coarguido, administrador da Coimbra Editora.

Perante estes casos, a defesa de António Figueiredo considera que o inquérito realizado pelo MP pode e deve ser anulado pelo juiz de instrução.

No âmbito desta investigação, estão ainda nomes como Maria Antónia Anes, ex-secretária-geral da Administração da Justiça, Manuel Palos, ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …