Ex-perito nuclear israelita preso de novo por ter dado entrevista

O ex-perito nuclear israelita Mordechai Vanunu, que esteve detido mais de 18 anos, depois de condenado por traição, e continua proibido de sair de Israel, foi hoje confinado à residência por ter dado uma entrevista televisiva.

Mordechai Vanunu tinha sido detido depois da difusão no sábado de uma entrevista concedida à cadeia de televisão privada Channel 2, naquelas que foram as suas primeiras declarações em hebreu a um órgão de comunicação israelita.

O tribunal de Jerusalém ordenou hoje a sua libertação, mas obrigou-o a permanecer em casa durante uma semana, proibindo-o ainda de utilizar a internet, segundo a rádio militar.

Na entrevista, Vanunu afirma querer juntar-se à esposa, na Noruega.

“Casei-me há três meses e a minha mulher está na Noruega. Ela é a única a trabalhar e, portanto, não pode viver aqui”, declarou.

O ex-perito nuclear israelita foi condenado em 1988 a 18 anos de prisão por “traição e espionagem“.

Foi libertado em 2004, depois de ter cumprido a totalidade da pena. Hoje tem 60 anos.

Vanunu tornou-se conhecido do grande público em 1986, ao revelar ao jornal britânico The Sunday Times detalhes de um alegado programa nuclear militar israelita, designadamente fotografias feitas no interior da central nuclear de Dimona, no Neguev, no sul do país.

Foi depois raptado pelos serviços de informações israelitas em Roma e julgado em Israel.

Além da proibição de saída do território, que lhe foi imposta quando foi libertado, Mordechai Vanunu não pode falar a jornalistas.

Assim, não pode sair do bairro onde mora sem ter informado as autoridades com uma antecedência de 48 horas e também lhe é interdito ter conversas em linha ou contactos com cidadãos estrangeiros.

Esta última interdição foi entretanto suavizada, com a permissão de conversas pontuais em locais públicos, mas nunca excedendo 30 minutos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Então onde está afinal a “democracia” que estes judeus sionistas apregoam ???
    Então são livres de entrar num país soberano e raptar um cidadão que está nesse país ??? Então os cidadãos israelitas não têem liberdade para exprimir o seu ponto de vista sem serem presos durante anos??? Que raio de “terra prometida” é aquela ??? Hitler era um visionário e afinal tinha razão …
    Enquanto os judeus sionistas continuarem a comandar o mundo através dos Estados Unidos, o mundo nunca mais terá paz !!! E, meus caros, recordem o dia em que lêem estas minhas palavras : a Terceira Guerra Mundial está aí às portas e será provocada directa ou indirectamente pelos sionistas !!!

    • Eu explico-lhe onde está a democracia.
      A democracia está em que ele foi ACUSADO de traição, condenado a 18 anos e preso.
      Não foi sumariamente decapitado, ou fuzilado a tiro de anti-aérea, ou envenenado.
      Foi levado para a prisão, onde esteve 18 anos. Vivo.
      Não se “SUICIDOU” na cela. Não teve uma doença rara. Não faleceu misteriosamente, não se viu envolvido numa rixa com outros prisioneiros. Nem sequer emagreceu, ao que parece.
      18 anos.
      E ao fim dos 18 anos, pena cumprida, saiu da cadeia.
      À saída da cadeia, havia uma manifestação de israelitas em protesto por acharem inconcebível um “traidor” ter apanhado “apenas” 18 anos, e já poder sair.
      Manifestaram-se, e foram-se embora.
      E o traidor, cumprida a sua pena, foi-se embora também.
      Está aqui a democracia. Entendeu?

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …