Ex-líder da Juve Leo Fernando Mendes foi detido

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-líder da claque leonina foi detido, esta quarta-feira à noite, em Lisboa, na sequência da invasão e agressões aos jogadores na Academia de Alcochete.

Segundo o Diário de Notícias, o ex-líder da Juventude Leonina, Fernando Mendes, foi detido, juntamente com mais três pessoas. Os detidos vão ser ouvidos, esta quinta-feira à tarde, no Tribunal do Barreiro.

No dia 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na Academia de Alcochete por um grupo de cerca de 50 encapuzados, tendo a GNR detido 23 dos atacantes, que depois acabariam por ficar em prisão preventiva.

De acordo com o jornal, os novos detidos são os membros da claque que saíram do local num automóvel da BMW pouco tempo depois destes incidentes. Aliás, o ex-líder da Juve Leo terá estado mesmo no balneário, onde Jorge Jesus lhe pediu ajuda para travar os adeptos em fúria.

Fernando Mendes também já tinha estado envolvido num incidente em que terá ameaçado os jogadores no aeroporto da Madeira, depois de a equipa ter perdido com o Marítimo, na última jornada do campeonato.

Por sua vez, o condutor do carro, Nuno Torres, disse na altura que teve autorização para entrar no centro de treinos mas que não tinha nada a ver com o episódio de violência, tendo ido lá apenas para ajudar.

Desde então, o Sporting tem enfrentado uma crise interna, com várias demissões nos órgãos dirigentes, pedidos de demissão do presidente Bruno de Carvalho e jogadores a rescindirem com justa causa.

O capitão e guarda-redes, Rui Patrício, foi o primeiro a tomar essa decisão. “Fui alvo de violência psicológica e de violência física. Isto não pode deixar de constituir justa causa, para que eu, preservando a minha dignidade, pessoal e profissional, me liberte do contrato que me liga ao Sporting Clube de Portugal”, podia ler-se na carta de rescisão.

Seguiu-se o extremo direito Daniel Podence, mas a imprensa desportiva já deu conta de que mais seis jogadores podem avançar com rescisões por justa causa nos próximos dias, entre eles, Gelson Martins, Bas Dost, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia e Marcos Acuña.

Entretanto, esta terça-feira, o Al Hilal, equipa de futebol da Arábia Saudita, confirmou oficialmente Jorge Jesus como o seu novo treinador. O ex-técnico leonino assinou um contrato de uma época, com direito de opção a renovar por mais um ano, com um salário de sete milhões de euros líquidos. O técnico pode ainda ganhar mais três milhões se cumprir “determinados objetivos”.

No clube, está marcada, para 23 de junho, uma Assembleia Geral para destituir a direção,  no entanto, em conferência de imprensa esta quarta-feira, Bruno de Carvalho assegurou que esta não se vai realizar e voltou a dar a garantia de que não se vai demitir nunca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …