Ex-líder da Juve Leo Fernando Mendes foi detido

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-líder da claque leonina foi detido, esta quarta-feira à noite, em Lisboa, na sequência da invasão e agressões aos jogadores na Academia de Alcochete.

Segundo o Diário de Notícias, o ex-líder da Juventude Leonina, Fernando Mendes, foi detido, juntamente com mais três pessoas. Os detidos vão ser ouvidos, esta quinta-feira à tarde, no Tribunal do Barreiro.

No dia 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na Academia de Alcochete por um grupo de cerca de 50 encapuzados, tendo a GNR detido 23 dos atacantes, que depois acabariam por ficar em prisão preventiva.

De acordo com o jornal, os novos detidos são os membros da claque que saíram do local num automóvel da BMW pouco tempo depois destes incidentes. Aliás, o ex-líder da Juve Leo terá estado mesmo no balneário, onde Jorge Jesus lhe pediu ajuda para travar os adeptos em fúria.

Fernando Mendes também já tinha estado envolvido num incidente em que terá ameaçado os jogadores no aeroporto da Madeira, depois de a equipa ter perdido com o Marítimo, na última jornada do campeonato.

Por sua vez, o condutor do carro, Nuno Torres, disse na altura que teve autorização para entrar no centro de treinos mas que não tinha nada a ver com o episódio de violência, tendo ido lá apenas para ajudar.

Desde então, o Sporting tem enfrentado uma crise interna, com várias demissões nos órgãos dirigentes, pedidos de demissão do presidente Bruno de Carvalho e jogadores a rescindirem com justa causa.

O capitão e guarda-redes, Rui Patrício, foi o primeiro a tomar essa decisão. “Fui alvo de violência psicológica e de violência física. Isto não pode deixar de constituir justa causa, para que eu, preservando a minha dignidade, pessoal e profissional, me liberte do contrato que me liga ao Sporting Clube de Portugal”, podia ler-se na carta de rescisão.

Seguiu-se o extremo direito Daniel Podence, mas a imprensa desportiva já deu conta de que mais seis jogadores podem avançar com rescisões por justa causa nos próximos dias, entre eles, Gelson Martins, Bas Dost, William Carvalho, Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia e Marcos Acuña.

Entretanto, esta terça-feira, o Al Hilal, equipa de futebol da Arábia Saudita, confirmou oficialmente Jorge Jesus como o seu novo treinador. O ex-técnico leonino assinou um contrato de uma época, com direito de opção a renovar por mais um ano, com um salário de sete milhões de euros líquidos. O técnico pode ainda ganhar mais três milhões se cumprir “determinados objetivos”.

No clube, está marcada, para 23 de junho, uma Assembleia Geral para destituir a direção,  no entanto, em conferência de imprensa esta quarta-feira, Bruno de Carvalho assegurou que esta não se vai realizar e voltou a dar a garantia de que não se vai demitir nunca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …