Centenas de adeptos pediram demissão de Bruno de Carvalho em Alvalade

Miguel A. Lopes / Lusa

Eleições antecipadas para os órgãos sociais do Sporting é a vontade de cerca de 500 adeptos que, esta segunda-feira, se manifestaram à frente da SAD leonina, deixando claro que não querem a continuidade de Bruno de Carvalho na direção.

A manifestação, agendada para as 20h00 horas, começou de forma tímida, mas, aos poucos, foram aparecendo apoiantes em frente ao Edifício Visconde de Valmor, sede da SAD do Sporting. Alguns envergando cartazes onde se lia “Todos pelo Sporting”, “Eleições já” e “Bruno rua!”.

Para um dos organizadores, Bernardo Froes, esta concentração de sócios foi convocada porque chegou a altura de dizer basta, depois de “uma espiral descendente nas últimas semanas”.

“Estamos aqui a exigir que os órgãos sociais se demitam todos. Estamos a pedir eleições imediatas. Queremos que o Concelho Diretivo se demita, queremos que Concelho Fiscal se demita, queremos que a Mesa da Assembleia Geral se demita. Não é o presidente. É toda a gente. Temos de fazer ‘reset’ a isto tudo, voltar ao zero, fazer eleições e dar voz a quem quer ajudar o Sporting”, afirmou.

Esta manifestação contou também com a presença de Pedro Madeira Rodrigues, candidato derrotado por Bruno de Carvalho nas últimas eleições do Sporting, que preferiu não prestar declarações à imprensa.

Apesar de oficialmente a organização salientar que esta manifestação não era contra ninguém, visando apenas eleições antecipadas, o certo é que se fizeram ouvir várias palavras de ordem contra Bruno de Carvalho, exigindo que este se afaste de vez da presidência do Sporting, acenando, inclusive, lenços brancos, num claro sinal de despedida.

No mesmo dia, estaria também prevista uma outra manifestação de apoio a Bruno de Carvalho, no mesmo local, mas poucos compareceram e quase não se fizeram ouvir.

Processos judiciais para garantir Assembleia Geral

Entretanto, segundo o Público, já deram entrada em tribunal diferentes processos para assegurar que a Assembleia Geral se realiza sem sobressaltos.

Esta segunda-feira, deu entrada num tribunal de Lisboa uma intimação para que a atual direção do clube cumpra a convocatória de realização dessa Assembleia Geral que permita aos sócios votar a destituição do Conselho Diretivo.

Recorde-se que a reunião de dia 23 foi marcada pela Mesa demissionária da AG, liderada por Jaime Marta Soares, mas Bruno de Carvalho declarou depois que essa não se iria realizar por ser “ilegal” e convocou outra reunião magna, para dia 17, alegadamente para eleger uma nova mesa da AG.

Esta terça-feira, escreve o jornal, entra um novo processo em tribunal, visando a suspensão do atual Conselho Diretivo, não só por danos causados economicamente ao clube mas também por ter revelado um comportamento que porá em causa a realização da AG em condições de normalidade e em liberdade.

Além disso, será interposta mais uma terceira ação para impugnar as decisões do Conselho Diretivo, que tentam precisamente instituir órgãos como uma nova mesa da AG, ou uma comissão de fiscalização alternativa à que a atual mesa da AG nomeou.

Na semana passada, a Holdimo, segundo maior acionista da SAD do Sporting, também deu entrada nos tribunais com uma ação especial para destituir a administração liderada por Bruno de Carvalho.

Sporting e Benfica em tribunal

Esta segunda-feira, o Benfica informou que vai avançar com uma “queixa-crime por grave difamação e denúncia caluniosa” contra o Sporting, a propósito de um alegado aliciamento dos encarnados a futebolistas dos leões.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que avançará com uma queixa-crime por grave difamação e denúncia caluniosa contra a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, a propósito de um suposto aliciamento e assédio ilegal feito a jogadores daquele clube e cujo fundamento resulta de um simples comentário de um ex-quadro do Sporting num programa desportivo”, escreveu o clube da Luz, em comunicado.

Ainda segundo o Benfica, “a inusitada situação só se pode explicar pelo conjunto de ocorrências que são do conhecimento público, mas não iliba os seus responsáveis pelas levianas e graves difamações”.

O comunicado da SAD do Benfica acontece em resposta a um primeiro comunicado da SAD do Sporting, que anunciou a intenção de avançar com uma “ação em tribunal, e também com uma participação à FIFA”, contra os encarnados, por “assédio ilegal” a futebolistas do clube de Alvalade.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vai avançar com uma ação em tribunal, e também com uma participação à FIFA, contra a Sport Lisboa e Benfica, SAD, devido ao assédio ilegal e contra todas as normas em vigor, feito a jogadores do Sporting”, diz o comunicado dos ‘leões’.

Assinado por Fernando Correia, porta-voz do presidente, da Comissão Executiva da SAD e do Conselho Diretivo do Sporting, o comunicado explica que o assédio foi confirmado “na noite de ontem por Octávio Machado”, que, como conhecedor dos factos, “será arrolado como testemunha”.

Em declarações à CMTV, no domingo, o ex-treinador e dirigente leonino afirmou que houve “assédio” por parte do Benfica, mais precisamente uma “tentativa de saber se essa possibilidade era viável” e “o Rui disse que não”.

A sondagem do Benfica terá sido feita depois de Rui Patrício rescindir contrato com o Sporting alegando “justa causa”, o que aconteceu após ter falhado a transferência do guarda-redes titular da seleção portuguesa para o Wolverhampton.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …