Ex-governantes do PS investigados como cúmplices de Sócrates

jomaf / Flickr

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público estará a investigar vários elementos que fizeram parte do governo de José Sócrates, suspeitando de que sejam cúmplices do ex-primeiro-ministro no âmbito dos crimes envolvidos na chamada Operação Marquês.

A notícia é avançada pelo JN, que realça que o Ministério Público (MP) investiga estes ex-governantes do PS por suspeitar de que façam parte dos alegados esquemas de favorecimento ao Grupo Lena, que é considerado o agente corruptor no processo de acusação montado contra José Sócrates.

O MP coloca o Grupo Lena no centro dos crimes imputados a José Sócrates, citando, nomeadamente, os contratos de que beneficiou com o Estado, entre 2007 e 2011 – contratos esses avaliados em 200 milhões de euros e relacionados com a Parques Escolar, o TGV e diversas parcerias em auto-estradas.

O JN realça ainda que o MP acredita que estes contratos só foram possíveis graças ao suposto envolvimento de elementos do Governo de José Sócrates.

Este sábado, confirmou-se que o ex-patrão de José Sócrates, Paulo Lalanda e Castro, foi constituído arguido no âmbito do processo.

Foi este empresário que contratou o ex-primeiro-ministro como consultor da multinacional farmacêutica Octapharma, da qual é administrador, tendo também ligações ao Grupo Lena e a uma empresa de Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é outro dos arguidos do caso.

Segundo o jornal Expresso, Paulo Lalanda e Castro estará indiciado por fraude fiscal e branqueamento de capitais, e ficou sujeito ao termo de identidade e residência.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É melhor atrasarem as investigações, caso contrário o PS correr o risco de não ter gente para concorrer nas eleições legislativas.

    queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe,

  2. Que todos, mas todos que andaram a meter a mão no bolso do POVO, sejam exemplarmente punidos e que o património reverta para o estado, que somos todos nós independentemente da cor.
    Temos muita muita gente que se aproveitou dos cargos para dar a palmada.
    Para sermos justos devemos incluir banqueiros, presidentes das grandes empresas públicas, que para além de estabelecerem vencimentos astronómicos e ainda regalias, com a anuência dos sucessivos governos.
    Aqui há gato.

  3. Não se esqueçam dos vistos GOLD, SUBMARINOS, sub,subvenções TECNOFORMA, BPN, BES/GES e +++++++++ e que jamais possam ser consideradas irrevogáveis. O jornal esqueceu-se de mencionar o nome dos ex-governantes mas nem por isso faltaram discípulas (da catherine deneuve a loiraça do parque mayer, não confundir com a loiraça justiceira do gravador) a apontá-los. Mas uma coisa sobressai no meio de toda esta barulheira confusa, VOCÊS ESTÃO COM MUITO MEDO DAS ELEIÇÕES será por isso que estão tentando inibir todos os adversários possíveis, não se desorientem porque senão da santa casa da misericórdia ainda vão querer fazer vistoria ao PALÁCIO de BELÉM, talvez não seja má ideia.

  4. Acho bem que se punam TODOS os que enriqueceram ilicitamente e nos fizeram entrar neste programa de austeridade!
    Já agora, uma pergunta: onde anda o DIAS LOUREIRO? Porque não acabam com a prescrição nos casos de corrupção? Esse Senhor também está metido no grupo LENA!

  5. Tem anos. O projecto anticorrupção da iniciativa de JOÃO CRAVINHO (olhado de lado pelo PS) não passou disso mesmo. Aqui deixo, por ventura, as razões:
    1- ‘Em Portual a corrupção é uma coisa tumular, dos cemitérios’
    2- Acusou as intituições “de se comportarem como os três macaquinhos, cegos, surdos e mudos”
    – JOÃO CRAVINHO A SECRETÁRIO GERAL do ps, Futuro 1º Ministro, JÁ

RESPONDER

França investe oito mil milhões de euros para aumentar profissionais de saúde

O Governo francês anunciou, esta segunda-feira, que vai disponibilizar quase oito milhões de euros para que os profissionais de saúde possam ter aumentos salariais.  De acordo com a rádio Renascença, a medida foi anunciada pelo novo …

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …