Ex-governantes do PS investigados como cúmplices de Sócrates

jomaf / Flickr

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público estará a investigar vários elementos que fizeram parte do governo de José Sócrates, suspeitando de que sejam cúmplices do ex-primeiro-ministro no âmbito dos crimes envolvidos na chamada Operação Marquês.

A notícia é avançada pelo JN, que realça que o Ministério Público (MP) investiga estes ex-governantes do PS por suspeitar de que façam parte dos alegados esquemas de favorecimento ao Grupo Lena, que é considerado o agente corruptor no processo de acusação montado contra José Sócrates.

O MP coloca o Grupo Lena no centro dos crimes imputados a José Sócrates, citando, nomeadamente, os contratos de que beneficiou com o Estado, entre 2007 e 2011 – contratos esses avaliados em 200 milhões de euros e relacionados com a Parques Escolar, o TGV e diversas parcerias em auto-estradas.

O JN realça ainda que o MP acredita que estes contratos só foram possíveis graças ao suposto envolvimento de elementos do Governo de José Sócrates.

Este sábado, confirmou-se que o ex-patrão de José Sócrates, Paulo Lalanda e Castro, foi constituído arguido no âmbito do processo.

Foi este empresário que contratou o ex-primeiro-ministro como consultor da multinacional farmacêutica Octapharma, da qual é administrador, tendo também ligações ao Grupo Lena e a uma empresa de Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates que é outro dos arguidos do caso.

Segundo o jornal Expresso, Paulo Lalanda e Castro estará indiciado por fraude fiscal e branqueamento de capitais, e ficou sujeito ao termo de identidade e residência.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É melhor atrasarem as investigações, caso contrário o PS correr o risco de não ter gente para concorrer nas eleições legislativas.

    queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe, queinhe,

  2. Que todos, mas todos que andaram a meter a mão no bolso do POVO, sejam exemplarmente punidos e que o património reverta para o estado, que somos todos nós independentemente da cor.
    Temos muita muita gente que se aproveitou dos cargos para dar a palmada.
    Para sermos justos devemos incluir banqueiros, presidentes das grandes empresas públicas, que para além de estabelecerem vencimentos astronómicos e ainda regalias, com a anuência dos sucessivos governos.
    Aqui há gato.

  3. Não se esqueçam dos vistos GOLD, SUBMARINOS, sub,subvenções TECNOFORMA, BPN, BES/GES e +++++++++ e que jamais possam ser consideradas irrevogáveis. O jornal esqueceu-se de mencionar o nome dos ex-governantes mas nem por isso faltaram discípulas (da catherine deneuve a loiraça do parque mayer, não confundir com a loiraça justiceira do gravador) a apontá-los. Mas uma coisa sobressai no meio de toda esta barulheira confusa, VOCÊS ESTÃO COM MUITO MEDO DAS ELEIÇÕES será por isso que estão tentando inibir todos os adversários possíveis, não se desorientem porque senão da santa casa da misericórdia ainda vão querer fazer vistoria ao PALÁCIO de BELÉM, talvez não seja má ideia.

  4. Acho bem que se punam TODOS os que enriqueceram ilicitamente e nos fizeram entrar neste programa de austeridade!
    Já agora, uma pergunta: onde anda o DIAS LOUREIRO? Porque não acabam com a prescrição nos casos de corrupção? Esse Senhor também está metido no grupo LENA!

  5. Tem anos. O projecto anticorrupção da iniciativa de JOÃO CRAVINHO (olhado de lado pelo PS) não passou disso mesmo. Aqui deixo, por ventura, as razões:
    1- ‘Em Portual a corrupção é uma coisa tumular, dos cemitérios’
    2- Acusou as intituições “de se comportarem como os três macaquinhos, cegos, surdos e mudos”
    – JOÃO CRAVINHO A SECRETÁRIO GERAL do ps, Futuro 1º Ministro, JÁ

RESPONDER

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …