Ex-geringonça alinhada numa nova prestação social

António Cotrim / Lusa

Governo, Bloco de Esquerda e PCP estão desalinhados em muitos aspetos, mas há um que os une particularmente: a criação de uma nova prestação social.

Se a nova prestação social será uma espécie de Rendimento Social de Inserção (RSI) temporário ou uma prestação que abranja outras ainda é uma incógnita. Tudo está em cima da mesa, avança o Expresso.

A nova realidade já espreita e traz com ela mais desemprego, falências e dificuldades económicas, nomeadamente a quem já perdeu rendimentos. tendo em conta este cenário, António Costa já admitiu a criação de uma nova prestação social “para aquelas situações excecionais que passámos a ter, que a covid introduziu e que não têm resposta em nenhuma das prestações sociais tradicionais”.

Apesar de ainda não ter universo nem montante definido, a nova prestação social já tem algumas características definidas: de acordo com o matutino, não será um alargamento do RSI, nem a sua alteração substancial, será temporária e adaptada.

“Não faz sentido alterar estruturalmente uma medida para uma situação excecional. Faz mais sentido criar uma medida temporária que alargue neste período a elegibilidade”, disse António Costa. Tanto o Bloco de Esquerda como o PCP apoiam a criação desta nova prestação social e até já apresentaram propostas neste sentido.

O primeiro foi o PCP, que apresentou no Parlamento uma proposta que alargue as condições de acesso ao subsídio social de desemprego e ao subsídio de desemprego, por exemplo. Os comunistas propuseram “um regime excecional e temporário dirigido ao subsídio social de desemprego”, eliminando o prazo de garantia para que houvesse um pedido de apoio, dado que para ter acesso a prestações de desemprego era preciso um prazo mínimo de 180 (ou 120 dependendo dos casos) dias de trabalho nos últimos 12 meses.

Em maio, o Governo, reduziu estes prazos para metade, mas o PCP propôs eliminá-los.

Já o Bloco de Esquerda apresentou medidas no âmbito dos dois subsídios de desemprego, prorrogando as medidas excecionais de 2020 para 2021 e 2022, mas acrescentou-lhe, este fim de semana, uma proposta de um novo apoio social que abranja quem está fora de qualquer apoio – o “Rendimento Social de Cidadania”.

No entanto, o BE quer uma prestação “definitiva” que apoie os que estão a ficar para trás, enquanto que o primeiro-ministro fala numa prestação de caráter “temporário” a acrescentar às já existentes.

Quanto ao valor, o Bloco propõe que esta prestação seja um diferencial até ao limiar de pobreza – cada pessoa que seja elegível para este apoio recebe “a diferença entre os rendimentos que tenha e o limiar de pobreza (502€)”. Já António Costa preferiu não definir um teto, mas admitiu que não poderia ser semelhante ao Rendimento Social de Inserção.

Os bloquistas querem que abranja “trabalhadores independentes com descontos em pelo menos três dos últimos 48 meses e que perderam toda ou grande parte da sua atividade/rendimentos”; “trabalhadores do serviço doméstico, incluindo os do regime convencionado”; “trabalhadores por conta de outrem não abrangidos por outras prestações de desemprego (que perderam o subsídio de desemprego e foram excluídos do subsídio social pela condição de recursos)”; e “trabalhadores, incluindo informais, que perderam o emprego desde março de 2020 e sem acesso a proteção social”.

Uma medida deste género custaria aos cofres do Estado 420 milhões de euros, segundo as contas do Bloco de Esquerda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Conversa da treta…!!! Baixem o IRS para quem tem pensões de reforma abaixo dos 700 euros e é solteiro ou viúvo! Um solteiro ou viúvo, pagam mais do DOBRO de IRS caso estivessem casados e com os dois rendimentos conjuntos! E aos viúvos com pensões miseráveis, NÃO TRIBUTEM IRS SOBRE PENSÕES DE SOBREVIVÊNCIA! Afinal que “sobrevivência” é essa?

RESPONDER

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …