/

Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa.

A estrela do documentário “Nada é Privado” junta-se, de acordo com o DN Insider, a nomes com Edward Snowden, que vai falar no dia da abertura do evento, em vídeo, a partir de Moscovo.

Em declarações ao Observador, em julho de 2018, Brittany Kaiser disse que “nunca vamos poder dizer que alguém que vive no mundo moderno e utiliza tecnologia vá ser capaz de ter, verdadeiramente, a sua privacidade de volta.”

A antiga diretora da Cambridge Analytica trabalhou na campanha de Barack Obama – ajudou a criar o perfil de Facebook do antigo presidente norte-americano – antes de, em 2014, ir para a polémica empresa de análise de dados. Kaiser ficou na empresa até fevereiro de 2018, pouco antes de ser revelado que a Cambridge Analytica recolheu os dados de perfis de Facebook de 87 milhões de pessoas para influenciar o resultado da campanha de Donald Trump e do Brexit.

O caso levou Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook a pedir desculpa diversas vezes e a pagar uma multa de cinco mil milhões de dólares, pela forma como falhou na gestão da privacidade dos seus utilizadores.

A Web Summit é a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia da Europa e tem um contrato com o Estado português para se realizar em Lisboa até 2028, a troco de um investimento público que ronda 11 milhões de euros por ano. Para a edição deste ano, esperam-se 70 mil pessoas na FIL e no Parque das Nações.

Edward Snowden, o homem que expôs os programas de espionagem e cibervigilância feitos pelos Estados Unidos, é o convidado principal do primeiro dia da Web Summit 2019. Outros nomes estão confirmados em Lisboa, como Tony Blair e Magrethe Vestager.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.