Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa.

A estrela do documentário “Nada é Privado” junta-se, de acordo com o DN Insider, a nomes com Edward Snowden, que vai falar no dia da abertura do evento, em vídeo, a partir de Moscovo.

Em declarações ao Observador, em julho de 2018, Brittany Kaiser disse que “nunca vamos poder dizer que alguém que vive no mundo moderno e utiliza tecnologia vá ser capaz de ter, verdadeiramente, a sua privacidade de volta.”

A antiga diretora da Cambridge Analytica trabalhou na campanha de Barack Obama – ajudou a criar o perfil de Facebook do antigo presidente norte-americano – antes de, em 2014, ir para a polémica empresa de análise de dados. Kaiser ficou na empresa até fevereiro de 2018, pouco antes de ser revelado que a Cambridge Analytica recolheu os dados de perfis de Facebook de 87 milhões de pessoas para influenciar o resultado da campanha de Donald Trump e do Brexit.

O caso levou Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook a pedir desculpa diversas vezes e a pagar uma multa de cinco mil milhões de dólares, pela forma como falhou na gestão da privacidade dos seus utilizadores.

A Web Summit é a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia da Europa e tem um contrato com o Estado português para se realizar em Lisboa até 2028, a troco de um investimento público que ronda 11 milhões de euros por ano. Para a edição deste ano, esperam-se 70 mil pessoas na FIL e no Parque das Nações.

Edward Snowden, o homem que expôs os programas de espionagem e cibervigilância feitos pelos Estados Unidos, é o convidado principal do primeiro dia da Web Summit 2019. Outros nomes estão confirmados em Lisboa, como Tony Blair e Magrethe Vestager.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É oficial. Cotrim Figueiredo é candidato à liderança da Iniciativa Liberal

O deputado único da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, confirmou este domingo que vai candidatar-se à presidência do partido na Convenção Nacional marcada hoje para “7 ou 8 de dezembro, algures na região centro”. “No …

Ponte colapsa em Toulouse. Há pelo menos um morto

Uma ponte colapsou, esta segunda-feira de manhã em Toulouse, em França, provocando a morte de pelo menos uma pessoa. A ponte suspensa sobre o rio Tarn, na cidade de Mirepoix-sur-Tarn, caiu esta manhã. Um carro e …

ADN revelou quem teve casos extraconjungais nos últimos 500 anos

Os cientistas revelaram que membros da sociedade tinham mais probabilidade de ter filhos fora do casamento ao estudar o ADN de pessoas da Europa ocidental nos últimos 500 anos. A densidade populacional do local onde uma …

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …