Edward Snowden vai abrir a Web Summit 2019

Svein Ove Ekornesvaag / EPA

Edward Snowden, o homem que expôs os programas de espionagem e cibervigilância feitos pelos Estados Unidos, é o convidado principal do primeiro dia da Web Summit 2019.

Edward Snowden é o mais recente nome a juntar-se à lista de oradores convidados para a Web Summit deste ano, que se voltará a realizar em Lisboa, entre os dias 4 e 7 de novembro. O anúncio foi feito pela organização esta quarta-feira.

O antigo informático da Agência Nacional de Segurança (NSA), atualmente a viver em Moscovo, vai participar na sessão de abertura da Web Summit. Snowden, que acaba de publicar um livro de memórias – Vigilância massiva, registo permanente -, entrará na sessão de abertura por vídeo em direto, dado que a perseguição judicial do Governo norte-americano o impede de sair da Rússia, que lhe concedeu direito de permanência no país, através de asilo temporário.

De acordo com a organização do evento, Snowden vai “revelar a história por detrás da NSA, como ajudou a construir um sistema de vigilância global que recolheu milhões de chamadas telefónicas, de mensagens e de emails de cidadãos dos EUA e por que escolheu revelar isto da forma como o fez”.

Em 2013, Edward Snowden revelou a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet, tendo sido acusado pelos Estados Unidos de espionagem e apropriação de segredos do Estado.

Snowden viu a França recusar-lhe recentemente a concessão de asilo político. O ativista da liberdade de imprensa, tornou-se presidente da Fundação para a Liberdade de Imprensa, sediada em São Francisco, nos Estados Unidos. Segundo o Público, o país dele revogou-lhe o passaporte e o governo de Washington quer confiscar-lhe as receitas obtidas com a venda do livro de memórias lançado em setembro.

A 4 de novembro, a voz de Snowden vai fazer-se ouvir perante os mais de 70 mil participantes que são esperados pela organização da maior conferência sobre tecnologia realizada em Portugal. Outros nomes estão confirmados em Lisboa, como Tony Blair e Magrethe Vestager.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …