/

SuperBowl do Senado: EUA pararam para ver Comey acusar a Casa Branca de mentir

Shawn Thew / EPA

O ex-director do FBI, James Comey

O ex-director do FBI, James Comey

O ex-diretor do FBI afirmou, esta quinta-feira, numa audiência no Senado, que o Governo do Presidente Donald Trump decidiu difamá-lo e mentiu quando explicou as razões para a sua demissão no mês passado.

No início do esperado depoimento no Comité de Inteligência do Senado, James Comey disse ter ficado “surpreendido” e “confuso” com a decisão de Trump de demiti-lo do comando do FBI. Além disso, o ex-diretor disse que o Governo divulgou “mentiras” sobre si e sobre a agência que dirigia até então.

O depoimento de James Comey causou uma enorme mobilização entre os norte-americanos, que assistiram em massa à sessão pela televisão. Inúmeros restaurantes e bares dos Estados Unidos abriram mais cedo e promoveram festas temáticas, com transmissão do evento ao vivo.

Com direito a batata frita e vodka russa, o evento já foi mesmo chamado de “SuperBowl de Washington”, numa alusão à final do campeonato de futebol norte-americano que uma vez por ano faz para os Estados Unidos para assistir ao jogo.

O Governo escolheu difamar-me e, de maneira muito mais grave, [difamar] o FBI, ao dizer que a organização estava afundada no caos e que os seus funcionários tinham perdido a confiança no seu diretor. Puras e simples mentiras”, afirmou.

Na audiência, Comey afirmou que o FBI é honesto, forte e independente. E que vai continuar a funcionar, com ou sem a sua ajuda. “O FBI vai ficar bem sem mim. O FBI vai seguir a sua missão. E o papel do FBI é proteger os norte-americanos. O FBI é maior do que qualquer diretor ou do que qualquer presidente”, apelou.

Questionado sobre se Trump lhe pediu para parar a investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições, Comey disse que segundo o “seu entendimento não”. No entanto, o ex-diretor interpretou uma instrução nesse sentido durante uma conversa, na qual abordava o assunto como a “nuvem”.

Comey estava “preocupado” que Trump mentisse

Questionado sobre tais conversas, o ex-diretor do FBI disse ainda que documentou os encontros a sós com o Presidente porque tinha medo que, posteriormente, o republicano mentisse sobre o conteúdo dessas conversas.

Estava genuinamente preocupado pelo facto de que ele pudesse mentir sobre a natureza dos nossos encontros”. “Sabia que podia chegar o dia no qual pudesse precisar de um registo do que ocorreu não só para me defender mas também para defender o FBI”.

Além disso, referiu que nunca precisou de tomar notas com outros Presidentes, como é o caso de Barack Obama, com o qual se reuniu apenas três vezes em oito anos, assim como com o ex-presidente George W.Bush, quando era ainda um funcionário do alto escalão do Departamento de Justiça.

Sobre o tweet de Trump, em que o Presidente “esperava” que não existissem gravações das suas conversas com o diretor do FBI, James Comey respondeu: “Meu Deus! Espero que essas gravações existam“.

Na mesma audiência, o senador Tom Cotton questionou-o diretamente: “Acredita que Trump esteve em conluio com a Rússia?”. Mas o ex-diretor do FBI não quis responder: “Essa é uma questão que penso que não devo responder numa reunião aberta”.

Paola de Orte / Agência Brasil

A brasileira Victoria Herring, estudante de política, acordou às três da manhã para acompanhar o depoimento de Comey no Senado, evento apelidado de "Super Bowl de Washington"

A brasileira Victoria Herring, estudante de política, acordou às três da manhã para acompanhar o depoimento de Comey no Senado, evento apelidado de “Super Bowl de Washington”

Relativamente à gestão que fez da investigação aos e-mails da rival democrata Hillary Clinton, Comey garantiu que não teria feito nada de diferente.

No final da audição, o senador Mark Warner sublinhou que muitas perguntas ficaram ainda por esclarecer. Trump deverá ainda hoje comentar as declarações do ex-diretor do FBI.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.