Ex-director favoreceu amigos de Miguel Macedo para salvar o SEF e o seu emprego

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Manuel Jarmela Palos, um dos arguidos do caso Vistos Gold, não recebeu qualquer contrapartida financeira pelos alegados “favores” prestados a amigos do ex-ministro Miguel Macedo e só agiu com o intuito de “salvar” a instituição e o seu cargo.

Estas são as conclusões da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), que num relatório divulgado pelo Diário de Notícias considera que Manuel Palos foi “brilhante” como director do SEF e que foi devido a essa dedicação ao serviço que terá prestado favores a “amigos” do ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Macedo é um dos 17 arguidos do caso Vistos Gold, a par do já mencionado Manuel Palos, acusado de corrupção passiva e prevaricação, e do ex-director do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo.

A IGAI considera que Manuel Palos “terá facilitado e acelerado processos a amigos do então ministro”, “apenas para agradar ao governante e travar a extinção do SEF”, salienta o DN citando o relatório do órgão de supervisão.

Macedo terá insinuado a Manuel Palos que o SEF poderia ser extinto, o que, mesmo como “mera possibilidade”, era encarado pelo ex-director com grande “preocupação”, sustenta a IGAI.

O relatório também frisa que Manuel Palos tinha colocado “todo o seu empenho pessoal e profissional” no SEF e “em prol do qual prejudicara a sua vida pessoal e familiar”, considerando que “era pessoa extremamente preocupada com o Serviço que dirigia e com as suas funções, tendo desempenhado de forma brilhante o cargo de Director Nacional”.

Palos não recebeu um tostão

A IGAI ainda vinca que Manuel Palos “jamais recebeu qualquer quantia monetária” e que nem sequer ficou com as duas garrafas de vinho Pêra Manca que são mencionadas na acusação do Ministério Público como alegadas contrapartidas pelos supostos favores prestados.

Apesar disso e do elogio ao ex-director do SEF, a IGAI nota que Manuel Palos violou os seus deveres profissionais, propondo a sua suspensão por 150 dias.

A medida sancionatória foi contudo suspensa pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel O”Neto, segundo refere o DN, notando que esta teve em conta as argumentações da defesa de Manuel Palos.

O ex-director contestou a acusação negando qualquer “favor” aos “amigos” de Macedo, mencionando ainda que dos 98 processos analisados no caso, “apenas” 36 foram despachados por ele, oito dos quais com “celeridade anormal” e só quatro deles assinados em nome próprio, conforme sublinha o DN.

O julgamento do caso Vistos Gold arrancará em Janeiro de 2017.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …