Ex-director favoreceu amigos de Miguel Macedo para salvar o SEF e o seu emprego

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Manuel Jarmela Palos, um dos arguidos do caso Vistos Gold, não recebeu qualquer contrapartida financeira pelos alegados “favores” prestados a amigos do ex-ministro Miguel Macedo e só agiu com o intuito de “salvar” a instituição e o seu cargo.

Estas são as conclusões da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), que num relatório divulgado pelo Diário de Notícias considera que Manuel Palos foi “brilhante” como director do SEF e que foi devido a essa dedicação ao serviço que terá prestado favores a “amigos” do ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Macedo é um dos 17 arguidos do caso Vistos Gold, a par do já mencionado Manuel Palos, acusado de corrupção passiva e prevaricação, e do ex-director do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo.

A IGAI considera que Manuel Palos “terá facilitado e acelerado processos a amigos do então ministro”, “apenas para agradar ao governante e travar a extinção do SEF”, salienta o DN citando o relatório do órgão de supervisão.

Macedo terá insinuado a Manuel Palos que o SEF poderia ser extinto, o que, mesmo como “mera possibilidade”, era encarado pelo ex-director com grande “preocupação”, sustenta a IGAI.

O relatório também frisa que Manuel Palos tinha colocado “todo o seu empenho pessoal e profissional” no SEF e “em prol do qual prejudicara a sua vida pessoal e familiar”, considerando que “era pessoa extremamente preocupada com o Serviço que dirigia e com as suas funções, tendo desempenhado de forma brilhante o cargo de Director Nacional”.

Palos não recebeu um tostão

A IGAI ainda vinca que Manuel Palos “jamais recebeu qualquer quantia monetária” e que nem sequer ficou com as duas garrafas de vinho Pêra Manca que são mencionadas na acusação do Ministério Público como alegadas contrapartidas pelos supostos favores prestados.

Apesar disso e do elogio ao ex-director do SEF, a IGAI nota que Manuel Palos violou os seus deveres profissionais, propondo a sua suspensão por 150 dias.

A medida sancionatória foi contudo suspensa pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel O”Neto, segundo refere o DN, notando que esta teve em conta as argumentações da defesa de Manuel Palos.

O ex-director contestou a acusação negando qualquer “favor” aos “amigos” de Macedo, mencionando ainda que dos 98 processos analisados no caso, “apenas” 36 foram despachados por ele, oito dos quais com “celeridade anormal” e só quatro deles assinados em nome próprio, conforme sublinha o DN.

O julgamento do caso Vistos Gold arrancará em Janeiro de 2017.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Redes sociais apertam Trump. Facebook elimina publicação, Twitter deixa ultimato

A rede social Facebook apagou esta quarta-feira, pela primeira vez, uma publicação do Presidente norte-americano, Donald Trump, alegando que em causa estava um conteúdo com afirmações falsas sobre a covid-19. Em causa está um vídeo …

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …