/

Eventos-teste para retoma dos espetáculos acontecem este mês em Braga. Vão ter 400 espectadores

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

Os primeiros dois eventos-teste para preparar o regresso dos espetáculos ao vivo com um grande número de espectadores vão decorrer em Braga nos dias 29 e 30 de abril com cerca de 400 pessoas em cada um.

A informação foi adiantada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, em entrevista à SIC.

“Neste momento estão agendados os dois primeiros eventos-teste. Serão em Braga no final deste mês de abril”, disse Graça Fonseca, numa entrevista na noite de quinta-feira.

Segundo a governante, cada um dos eventos vão ter cerca de 400 espectadores. Num deles, as pessoas estarão sentadas; no outro, estarão de pé.

“O nosso compromisso é de abrir os eventos culturais como eles encerraram e, a partir daqui, trabalhar para identificar as condições de progresso de podermos estar em eventos ao vivo. Sempre, naturalmente, de acordo com a evolução da pandemia“, a ministra da Cultura.

“É importante fazermos estes eventos-teste. Outros países fizeram. A nossa vizinha Espanha fez. É importante fazê-lo, porque o que vai acontecer é que nestes eventos-teste, um é sentado e o outro é em pé, vai ser possível à Direção-Geral da Saúde depois fazer a avaliação das pessoas que estiveram nestes eventos”, acrescentou.

Na entrevista, a ministra referiu-se a um concerto de rock, realizado no final de março em Barcelona, onde houve cinco mil espectadores que passaram por uma triagem à covid-19 no mesmo dia. O evento serviu para testar a sua eficácia na prevenção de surtos da doença em grandes eventos culturais.

A realização de grandes eventos culturais, como os festivais de verão, estará dependente do resultado destes eventos-piloto. Alguns dos que estavam marcados para os próximos meses, como o Rock in Rio Lisboa, o Nos Primavera Sound e o EDP Cool Jazz já foram cancelados e só regressarão em 2022.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.