Europeus desprezam o cinto de segurança traseiro

Um inquérito encomendado pela Ford, e levado a cabo nalguns países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, reino Unido e Roménia), junto de 7100 inquiridos, revela dados preocupantes acerca do uso dos cintos de segurança nos automóveis.

Se a maioria dos condutores e passageiros interiorizou já a utilização deste dispositivo de segurança nos lugares dianteiros, um número significativo de pessoas não o utiliza no banco traseiro, apesar de tal ser obrigatório na maioria dos países europeus há já alguns anos – havendo aqui uma responsabilidade partilhada com os condutores, já que 25% dos mesmos não insistem para que os que consigo viajam atrás façam uso do cinto de segurança.

Este mesmo estudo conclui que é entre as pessoas com mais de 40 anos que se encontra a maioria dos que não usam cinto de segurança atrás (46%), e mais condutores que não obrigam quem consigo viaja a fazê-lo.

Pelo contrário, entre os inquiridos com menos de 24 anos, só 21% admitiram não colocar o cinto quando viajam atrás.

Por outro lado, são os romenos (81%) os que mostram menor propensão para fazer uso deste dispositivo, seguidos dos italianos (56%) e dos espanhóis (39%).

De recordar que o Conselho Europeu de Segurança Rodoviária estima que, na União Europeia, só em 2012, ter-se-ão evitado 8.600 vítimas mortais em acidentes de viação devido ao uso do cinto de segurança; e que, entre as 1900 mortes ocorridas nas auto-estradas europeias, 60% dos falecidos não tinha colocado o cinto de segurança.

Por seu turno, a Ford foi pioneira na introdução no mercado dos cintos de segurança traseiro insufláveis, que contam com um airbag incorporado, já disponíveis no mercado nacional no novo Mondeo.

Absolute Motors

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …