Europeias: quatro mandatos dependentes dos votos do estrangeiro

Partido Socialista / Facebook

-

Os quatro mandatos por atribuir nas eleições europeias de domingo estão dependentes da contagem dos votos provenientes do estrangeiro e só deverão ser conhecidos definitivamente esta segunda-feira, informou a Direção-Geral de Administração Interna (DGAI).

Em declarações à agência Lusa, Jorge Miguéis, diretor-geral da Administração Interna, declarou que a atribuição de quatro mandatos, de um total de 21, estão dependentes dos apuramentos dos votos do estrangeiro.

Durante hoje, dia 26, vão ser conhecidos“, admitiu Jorge Miguéis.

Perto de 9,7 milhões de eleitores foram no domingo chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

Durante esta manhã, ainda estão por conhecer os resultados de 16 dos 71 consulados portugueses. Em território nacional, uma freguesia de Vila Real foi a última a comunicar os seus resultados. No geral, houve 12 boicotes às eleições europeias.

Neste momento, sem os resultados do estrangeiro e com quatro mandatos por atribuir, o PS elegeu sete eurodeputados, a Aliança Portugal (PSD/CDS) seis, a CDU três, o MPT e o Bloco de Esquerda um cada e a abstenção cifrava-se em 66,1%.

Abstenção nas comunidades portuguesas atinge 98,12%

A abstenção nas comunidades portuguesas a residir no estrangeiro nas eleições para o Parlamento Europeu foi de 98,12%, superior à de 2009, segundo dados provisórios da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).

Apenas 4.200 dos portugueses inscritos no estrangeiro (1,88% do total – 229.910) participaram nas eleições, quando estão apurados os resultados em 55 de 71 consulados (77,5% do total de votos), nesta manhã de segunda-feira.

Nas eleições europeias de 2009, a abstenção no estrangeiro foi de 97,8%.

De acordo com informação disponibilizada pela DGAI, no estrangeiro o resultado da votação é diferente do registado no território nacional: a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) foi o mais votado, com 46,38% (1.948 votos), mais do dobro do PS, que teve 23,57% (990 votos).

Para acompanhar os resultados e conferir as votações de cada localidade, consulte o site das eleições.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.