Euro cai para mínimo de 20 anos face ao dólar

O euro seguia hoje a negociar-se por menos de 0,99 dólares norte-americanos, o valor mais baixo em quase 20 anos, afetado por incertezas sobre a economia europeia, depois do corte do fornecimento de gás natural russo.

Às 06:45 (de Lisboa), o euro seguia a 0,9883 dólares, menos 0,71% do que na sexta-feira, o valor mais baixo desde dezembro de 2002.

O consórcio russo de gás Gazprom anunciou na sexta-feira que ia suspender por completo o fluxo de gás para a Europa, através da Alemanha, devido a uma fuga de óleo numa turbina da única unidade compressora ainda em operação, algo que a UE considerou mais uma prova de que a Rússia não é um fornecedor confiável.

Depois de ter chegado, em 26 de agosto, perto do máximo histórico de 345 euros por megawatt/hora, fixado em março, no início da guerra na Ucrânia, o preço do gás natural europeu tinha caído mais de um terço na semana passada. A negociação do gás natural recomeçou às 07:00 (hora de Lisboa).

O consórcio russo de gás Gazprom anunciou esta sexta-feira que ia suspender por completo o fluxo de gás para a Europa, através da Alemanha, devido a uma fuga de óleo numa turbina da única unidade compressora ainda em operação.

Desde o início do ano, a moeda europeia continua a enfraquecer face ao dólar. O dólar tem beneficiado do estatuto de valor refúgio, numa altura em que o mercado se mostra inquieto.

Há já três meses consecutivos que o Euro está em queda em relação ao dólar, tendo o seu valor já descido 2,7% só em Agosto, lembra o Financial Times.

Para além das preocupações com a economia europeia, as subidas das taxas de juro da Reserva Federal norte-americana também estão a alimentar esta situação, já que têm tornado o investimento no dólar mais apelativo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.