Gazprom vai enviar gás para a Europa através da Ucrânia após suspensão do Nord Stream

6

Anatoly Maltsev / EPA

A Gazprom informou que vai enviar 42,7 milhões de metros cúbicos de gás natural para a Europa através da Ucrânia, após a suspensão do Nord Stream 1.

A empresa estatal russa Gazprom anunciou esta sexta-feira que, após três dias dedicados à manutenção da infraestrutura, o gasoduto Nord Stream 1 continuará encerrado após ter sido detetada uma fuga de combustível. Como consequência, o fornecimento à Europa não irá ser hoje retomado, tal como estava previsto.

A empresa atribui o problema a uma fuga de combustível no motor de uma turbina da estação de compensação de Portovaia, na cidade russa de Viburgo, onde o gasoduto é abastecido. Desta forma, o fornecimento de gás está totalmente interrompido.

Entretanto, na manhã deste sábado, a Gazprom informou que vai enviar 42,7 milhões de metros cúbicos de gás natural para a Europa através da Ucrânia. 

De acordo com a Reuters, este é um ligeiro aumento face à quantidade de gás transportada através do ponto de entrada de Sudzha na sexta-feira: 41,3 milhões de metros cúbicos. Apesar do esforço, não compensa a quantidade de gás que o Nord Stream 1 iria transportar este sábado.

A Siemens Energy sugeriu que um derrame de óleo numa turbina não é razão suficiente para interromper as operações.

“Tais fugas normalmente não afetam o funcionamento de uma turbina e podem ser tapadas no local. É um procedimento rotineiro no decorrer dos trabalhos de manutenção”, indica a empresa alemã.

A Comissão Europeia acusou a Rússia de “cinismo” e utilização de “falsos pretextos” para justificar a suspensão total do fluxo de gás através do gasoduto Nord Stream.

Hoje, o Kremlin tinha indicado que o funcionamento do gasoduto está “ameaçado” pela escassez de peças para reposição devido às sanções impostas a Moscovo depois do início da ofensiva russa na Ucrânia.

A Gazprom tem reduzido o gás fornecido via Nord Stream nos últimos meses e em julho já tinha feito trabalhos de manutenção durante 10 dias, tendo depois retomado as entregas com um nível mais limitado.

No contexto de guerra na Ucrânia, a energia tem estado no centro de um braço-de-ferro entre Moscovo e os países ocidentais, que acusam a Rússia de utilizar o gás “como uma arma”.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. “os países ocidentais, acusam a Rússia de utilizar o gás “como uma arma” — Mais uma vez o cinismo ocidental: e utilizar o sistema financeiro para tentar arruinar a economia da Rússia não é utilizá-lo “como uma arma”? Depois das sancções todas é melhor ficar calado.

    • Finalmente um comentário sensato. O tempo dos países ocidentais humilharem ou destruírem outros países esta encerrado.. Pelo menos no que diz respeito a países com recursos naturais e potência nuclear como a Rússia. O problema era entre Rússia e Ucrânia, não dizia respeito a mais ninguém. Quiseram fazer, “espetáculos” para seus públicos e eleitores. Agora não sabem como desenmerdar-se (desculpa não estou certo se esta palavra existe). Sou russo. 22 anos a viver em Portugal.

  2. a tua opiniao conta pouco pouco pois a informacao que absorves parece ser aquela que te alimenta o ego russo, e nao o que e justo.
    estamos neste desacordo., porque a questao nao era entre ucrania e russia, como deves saber o teu lider ou nao sabes porque nao queres ver. oteu lider afirmou com toda a arrogancia que quer uma nova ordem mundial , mas nao e democratica e onde ele seja ditador e unico mandante, estas na europa foste bem recebido nao mordas a mao que te da de comer….abre a mente transforma te evolui, porque es jovem nao vas atras de mentalidades, nascidas em guerra, nao conhecem a democracia e estao com os pes pra cova, pena que ate finarem andem a matar tanta gente…….muita paz. sou portugues.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.