Com reabertura prevista para amanhã, gasoduto que fornece Europa continuará encerrado por decisão da Gazprom

Maxim Shipenkov / EPA

Apesar do adiamento, não foi avançada uma data para a reposição do abastecimento de gás à Europa.

A empresa estatal russa Gazprom anunciou esta tarde que, após três dias dedicados à manutenção da infraestrutura, o gasoduto Nord Stream 1 continuará encerrado após ter sido detetada uma fuga de combustível. Como consequência, o fornecimento à Europa não irá ser romado amanhã, sábado, tal como estava previsto. Apesar do adiamento, não foi avançada uma nova data para a reposição do abastecimento.

De acordo com o Expresso, a empresa atribui o problema a uma fuga de combustível no motor de uma turbina da estação de compensação de Portovaia, na cidade russa de Viburgo, onde o gasoduto é abastecido. Desta forma, o fornecimento de gás está totalmente interrompido.

Contrariando os procedimentos habituais nestas situações, a paragem não foi programada e o seu anúncio aconteceu apenas com poucas semanas de antecedência, o que despertou alarmes em diversas capitais europeias para a possibilidade de um corte permanente como retaliação às sanções impostas pelos países à Rússia após a invasão da Ucrânia.

A Europa ultrapassa atualmente um momento particularmente difícil, com os preços do mercado energético a alcançarem máximos históricos e os analistas a anteciparem um inverno extremamente complicado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.