Euribor negativa vai dar direito a crédito para descontar nos juros da casa

O PS prepara-se para aprovar uma proposta apresentada há cerca de dois anos pelo Bloco de Esquerda que vai permitir aproveitar as taxas Euribor negativas para criar uma espécie de crédito de juros, para abater no empréstimo da casa.

O Público assegura que o PS vai viabilizar a proposta do Bloco de Esquerda, que permitirá transformar as taxas Euribor negativas em créditos de juros nos empréstimos à habitação. Contudo, esses créditos só poderão serão usados quando a Euribor voltar a subir, nos prazos a três, seis e doze meses.

A alteração vai afectar todos os contratos de empréstimo à habitação em vigor, mas terá efeitos mais positivos para quem tenha associadas taxas Euribor a três e a seis meses, e spreads (as margens de lucro dos bancos) entre 0,25% e 030%, avança o jornal. São, no fundo, os clientes que, actualmente, não estão a pagar juros, mas apenas a amortizar capital, fruto das taxas Euribor negativas.

Em 2016, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, defendeu no Parlamento que os bancos não podem aplicar integralmente as taxas de juro negativas da Euribor, o indexante de referência nos contratos de crédito à habitação, nos créditos.

No limite, essa aplicação integral podia levar uma instituição financeira a ter de “pagar” pelo dinheiro emprestado, abatendo capital em dívida, caso a taxa de juro final do crédito seja negativa e anule mesmo o spread.

Carlos Costa defendeu que os bancos têm de abater o valor negativo da Euribor, mas só até ao patamar de zero, deixando os clientes de pagar juros, mas tendo de pagar a totalidade do capital. Na altura, alertou para os “efeitos sobre o sistema financeiro” de eventuais alterações legislativas nesta matéria, referindo a possível geração de “custos irreversíveis a médio e longo prazo” para os bancos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …