Euribor negativa vai dar direito a crédito para descontar nos juros da casa

O PS prepara-se para aprovar uma proposta apresentada há cerca de dois anos pelo Bloco de Esquerda que vai permitir aproveitar as taxas Euribor negativas para criar uma espécie de crédito de juros, para abater no empréstimo da casa.

O Público assegura que o PS vai viabilizar a proposta do Bloco de Esquerda, que permitirá transformar as taxas Euribor negativas em créditos de juros nos empréstimos à habitação. Contudo, esses créditos só poderão serão usados quando a Euribor voltar a subir, nos prazos a três, seis e doze meses.

A alteração vai afectar todos os contratos de empréstimo à habitação em vigor, mas terá efeitos mais positivos para quem tenha associadas taxas Euribor a três e a seis meses, e spreads (as margens de lucro dos bancos) entre 0,25% e 030%, avança o jornal. São, no fundo, os clientes que, actualmente, não estão a pagar juros, mas apenas a amortizar capital, fruto das taxas Euribor negativas.

Em 2016, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, defendeu no Parlamento que os bancos não podem aplicar integralmente as taxas de juro negativas da Euribor, o indexante de referência nos contratos de crédito à habitação, nos créditos.

No limite, essa aplicação integral podia levar uma instituição financeira a ter de “pagar” pelo dinheiro emprestado, abatendo capital em dívida, caso a taxa de juro final do crédito seja negativa e anule mesmo o spread.

Carlos Costa defendeu que os bancos têm de abater o valor negativo da Euribor, mas só até ao patamar de zero, deixando os clientes de pagar juros, mas tendo de pagar a totalidade do capital. Na altura, alertou para os “efeitos sobre o sistema financeiro” de eventuais alterações legislativas nesta matéria, referindo a possível geração de “custos irreversíveis a médio e longo prazo” para os bancos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …