/

EUA vão retirar do mercado cigarros eletrónicos com sabores

1

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira, durante uma reunião na Casa Branca, que os cigarros eletrónicos com sabores vão ser retirados do mercado.

Depois da morte de seis pessoas por doença pulmonar que se suspeita estar associada à utilização de cigarros eletrónicos, e de outros 450 casos semelhantes terem sido reportados, Trump considera que são necessárias “medidas fortes” para “proteger crianças inocentes dos potenciais riscos destes cigarros”.

A FDA (Food and Drug Administration, que controla a qualidade alimentar e dos fármacos no país) ainda estará a trabalhar no assunto, sendo expectável a divulgação em breve de novas orientações, segundo informou Alex Azar, secretário de Estado da Saúde e Serviços Humanos, no Twitter.

Na terça-feira, foi confirmada a morte de uma sexta pessoa, que residia no estado do Kansas, tinha 50 anos e um historial de problemas de saúde. A vítima terá dado entrada no hospital com vários sintomas que terão progredido rapidamente.

Não foram avançados quaisquer detalhes sobre o tipo ou modelo de cigarro eletrónico utilizado, à semelhança do que aconteceu nas cinco mortes anteriores, a primeira ocorrida a 23 de agosto, no Illinois, a segunda em Oregon e as seguintes nos estados de Indiana, Minnesota e Califórnia.

Foram registados 450 casos de doença pulmonar causada potencialmente pelo uso de cigarros eletrónicos em 33 estados norte-americanos. As vítimas começaram por apresentar sintomas como tosse, dor no peito e dificuldade em respirar, e num curto período do tempo a sua saúde deteriorou-se ao ponto de terem de ser hospitalizados. Outros pacientes apresentaram náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e perda de peso.

Segundo uma análise preliminar realizada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, a maioria dos consumidores recorreu a produtos que continham compostos da canábis, incluindo THC (tetraidrocanabinol), substância psicoactiva encontrada na canábis, refere o jornal The Hill.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças apelou aos consumidores para que não utilizem cigarros eletrónicos.

Os cigarros eletrónicos retirados do mercados são cigarros com sabor, que tem que ver com o número crescente de jovens norte-americanos que utilizam estes cigarros.

Esta semana, de acordo com o Expresso, as autoridades de saúde federais norte-americanas criticaram a empresa Juul Labs, uma gigante na área da comercialização de cigarros eletrónicos, por ter feito “publicidade enganosa dos seus produtos”, apresentando-os em escolas e a alunos como uma alternativa mais saudável aos cigarros tradicionais.

A cidade de São Francisco anunciou em junho que ia proibir a venda de cigarros eletrónicos em 2020.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.