EUA investigam primeira morte relacionada com o vaping

As autoridades norte-americanas estão a investigar aquela que terá sido a primeira morte relacionada com o vaping, depois de já terem sido registados mais de uma centena de casos no país.

Segundo o IFLSience, as autoridades de saúde do estado do Illinois, nos Estados Unidos, estão a investigar a morte de uma pessoa que fumava através de um cigarro eletrónico e que foi mais tarde hospitalizada com uma doença respiratória grave.

Esta é a primeira morte relacionada com o vaping, depois de o Centro de Doenças e Controlo (CDC) ter anunciado uma investigação sobre a doença pulmonar misteriosa que já afetou mais de 100 pessoas este verão.

As autoridades estaduais e federais de saúde, juntamente com a Food and Drug Administration (FDA), estão agora a investigar os nomes e os tipos de produtos e dispositivos usados, bem como onde foram comprados.

Ainda não foi identificado nenhum produto específico, embora muitos pacientes tenham relatado o uso de produtos que contêm tetrahidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa encontrada na Cannabis. No entanto, não é ainda claro se esses casos têm uma causa comum ou se são doenças diferentes com sintomas semelhantes.

Os cigarros eletrónicos e os “vapes” funcionam ao produzir um aerossol que aquece um líquido que contém nicotina, cânhamo ou outros produtos, bem como adicionando substâncias químicas e aromatizantes que podem conter produtos nocivos como metais pesados, produtos químicos cancerígenos e outros compostos orgânicos voláteis.

O CDC nota que os cigarros eletrónicos têm o potencial de beneficiar algumas pessoas, como aquelas que querem parar de fumar, mas podem prejudicar outras. Os cientistas ainda estão a estudar estes produtos para entender os seus riscos e possíveis benefícios, mas recomendam que nunca sejam usados por jovens, jovens adultos ou grávidas.

Caso seja um adepto destas alternativas ao cigarro tradicional e sinta qualquer tipo de dor no peito ou dificuldades em respirar, os especialistas aconselham que consulte imediatamente um médico.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Entre fumar e vaporizar venha o diabo e escolha, na minha opinião o diabo escolheria fumar.

    A melhor escolha mesmo é nem um nem outro.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …