EUA investigam primeira morte relacionada com o vaping

As autoridades norte-americanas estão a investigar aquela que terá sido a primeira morte relacionada com o vaping, depois de já terem sido registados mais de uma centena de casos no país.

Segundo o IFLSience, as autoridades de saúde do estado do Illinois, nos Estados Unidos, estão a investigar a morte de uma pessoa que fumava através de um cigarro eletrónico e que foi mais tarde hospitalizada com uma doença respiratória grave.

Esta é a primeira morte relacionada com o vaping, depois de o Centro de Doenças e Controlo (CDC) ter anunciado uma investigação sobre a doença pulmonar misteriosa que já afetou mais de 100 pessoas este verão.

As autoridades estaduais e federais de saúde, juntamente com a Food and Drug Administration (FDA), estão agora a investigar os nomes e os tipos de produtos e dispositivos usados, bem como onde foram comprados.

Ainda não foi identificado nenhum produto específico, embora muitos pacientes tenham relatado o uso de produtos que contêm tetrahidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa encontrada na Cannabis. No entanto, não é ainda claro se esses casos têm uma causa comum ou se são doenças diferentes com sintomas semelhantes.

Os cigarros eletrónicos e os “vapes” funcionam ao produzir um aerossol que aquece um líquido que contém nicotina, cânhamo ou outros produtos, bem como adicionando substâncias químicas e aromatizantes que podem conter produtos nocivos como metais pesados, produtos químicos cancerígenos e outros compostos orgânicos voláteis.

O CDC nota que os cigarros eletrónicos têm o potencial de beneficiar algumas pessoas, como aquelas que querem parar de fumar, mas podem prejudicar outras. Os cientistas ainda estão a estudar estes produtos para entender os seus riscos e possíveis benefícios, mas recomendam que nunca sejam usados por jovens, jovens adultos ou grávidas.

Caso seja um adepto destas alternativas ao cigarro tradicional e sinta qualquer tipo de dor no peito ou dificuldades em respirar, os especialistas aconselham que consulte imediatamente um médico.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Entre fumar e vaporizar venha o diabo e escolha, na minha opinião o diabo escolheria fumar.

    A melhor escolha mesmo é nem um nem outro.

RESPONDER

Multinacional paga "subsídio" a funcionários que forem de bicicleta para o trabalho

Uma multinacional com presença em Portugal vai implementar uma iniciativa que passa por pagar uma espécie de subsídio aos trabalhadores que se desloquem para o trabalho de bicicleta. A medida da Liberty Seguros vai entrar em …

Trump está a "ter o seu próprio Brexit": tirar os EUA da União Postal Universal

Os EUA podem estar prestes a sair de um tratado misterioso que governa a entrega global de correspondências, deixando os remetentes comerciais, gerentes de correspondência militar e milhões de americanos estrangeiros preocupados. A Casa Branca diz …

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …