EUA investigam primeira morte relacionada com o vaping

As autoridades norte-americanas estão a investigar aquela que terá sido a primeira morte relacionada com o vaping, depois de já terem sido registados mais de uma centena de casos no país.

Segundo o IFLSience, as autoridades de saúde do estado do Illinois, nos Estados Unidos, estão a investigar a morte de uma pessoa que fumava através de um cigarro eletrónico e que foi mais tarde hospitalizada com uma doença respiratória grave.

Esta é a primeira morte relacionada com o vaping, depois de o Centro de Doenças e Controlo (CDC) ter anunciado uma investigação sobre a doença pulmonar misteriosa que já afetou mais de 100 pessoas este verão.

As autoridades estaduais e federais de saúde, juntamente com a Food and Drug Administration (FDA), estão agora a investigar os nomes e os tipos de produtos e dispositivos usados, bem como onde foram comprados.

Ainda não foi identificado nenhum produto específico, embora muitos pacientes tenham relatado o uso de produtos que contêm tetrahidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa encontrada na Cannabis. No entanto, não é ainda claro se esses casos têm uma causa comum ou se são doenças diferentes com sintomas semelhantes.

Os cigarros eletrónicos e os “vapes” funcionam ao produzir um aerossol que aquece um líquido que contém nicotina, cânhamo ou outros produtos, bem como adicionando substâncias químicas e aromatizantes que podem conter produtos nocivos como metais pesados, produtos químicos cancerígenos e outros compostos orgânicos voláteis.

O CDC nota que os cigarros eletrónicos têm o potencial de beneficiar algumas pessoas, como aquelas que querem parar de fumar, mas podem prejudicar outras. Os cientistas ainda estão a estudar estes produtos para entender os seus riscos e possíveis benefícios, mas recomendam que nunca sejam usados por jovens, jovens adultos ou grávidas.

Caso seja um adepto destas alternativas ao cigarro tradicional e sinta qualquer tipo de dor no peito ou dificuldades em respirar, os especialistas aconselham que consulte imediatamente um médico.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Entre fumar e vaporizar venha o diabo e escolha, na minha opinião o diabo escolheria fumar.

    A melhor escolha mesmo é nem um nem outro.

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …