Casos de hospitalizações provocadas por vaping aumentam nos EUA

Dylan Nelson foi o primeiro caso reportado nos hospitais norte-americanos por vaping. Mas há mais casos semelhantes noutros estados, e a sua causa poderá ter sido descoberta.

Quando Dylan Nelson, de 26 anos, foi internado em julho com dificuldades respiratórias, a sua mãe pensou que era algo relacionado com asma. Mas quando chegou ao hospital em Burlington, Wisconsin, o filho não conseguia falar e acabou por ter que ser intubado.

Dylan tinha o nível de oxigénio no sangue em apenas 10%, tendo sido colocado em coma induzido. A enfermeira disse à mãe que já tinha tratado de casos semelhantes e que tinham um denominador comum: todos usavam cigarros eletrónicos.

O Departamento de Serviços de Saúde de Wisconsin confirmou 15 casos de pacientes como Dylan Nelson, que desde julho foram internados em hospitais do Wisconsin com lesões pulmonares graves, e que suspeitam de mais outros 15 casos. O único fator que os pacientes aparentam ter em comum é um historial de vaping.

Seis casos semelhantes foram relatados em Illinois; outros quatro no Minnesota. Agora, o Centro de Doenças e Controlo (CDC) está a trabalhar com os departamentos de saúde destes estados, para descobrir o que causa o chamado “grupo de doenças pulmonares“.

O grupo foi detetado pela primeira vez em Milwaukee, onde oito adolescentes saudáveis foram hospitalizados com lesões pulmonares graves. Entre os sintomas estavam tosse, perda de peso e dificuldades respiratórias significativas. Tal como Dylan Nelson, alguns pacientes tiveram de ser admitidos na unidade de terapia intensiva.

“Quando a equipa estava a tentar compreender melhor o que podia causar estes sintomas, tornou-se aparente que o fator comum era que os pacientes tinham fumado cigarros eletrónicos”, diz Michael Gutzeit, diretor clínico do hospital.

A unidade hospitalar lançou um alerta e pediu aos médicos para estarem atentos a casos semelhantes. A investigação ainda está em andamento e pode revelar outras causas.

Para encontrar ponto comuns, os pacientes foram entrevistados e enviaram alguns cartuchos de vapers — que se acredita contenham óleo de THC (cânhamo). Os resultados da análise ainda não foram tornados públicos.

O CDC confirmou à NPR estar a ajudar os departamentos locais de saúde a “investigar se as doenças estão ligadas a ingredientes específicos ou contaminantes nos dispositivos ou substâncias associadas ao uso de cigarros eletrónicos”.

Michael Gutzeit disse ainda que o Hospital Infantil de Wisconsin continua a receber cerca de um caso novo por semana, e explica que muitos destes pacientes se dirigem ao hospital depois de saber dos casos nas notícias.

Dylan Nelson revelou mais tarde que o seu vaper tinha óleo de THC, de um cartucho que comprou a um amigo por um preço mais barato. “O óleo no cartucho estava diluído; e era cor de urina, não devia ser essa cor, é suposto ser âmbar escuro”, conta.

“A vida é curta”, diz Dylan, para quem o vaping acabou. Agora adverte outros que também tenham vapers a não comprar coisas que não sabem de onde vêm.

DR, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu uso e-cigarro faz 7 anos. Vaporiso 100 ml de 10 em 10 dias. Uso nicotina nos líquidos. Tive uma reação alérgica aos solventes dos líquidos da decang faz anos. Mudei de liquido para outro feito na Europa e desde aí sem problemas. Faço desporto e estou em boa forma física. Fui fumador de malboro 26 anos e faz 7 anos agora que não fumo. A minha saúde agradece. O cigarro não nos leva aos cuidados intensivos, apenas mata. Se põe porcaria nos líquidos ou compram o que não devem isso já não tem nada a ver com o intuito de deixar de fumar e passa a ser recreativo. Como qualquer outro comportamento com esse intuito, quem anda a chuva molha-se.

    • Faço das tuas as minhas palavras! Fumei 20 anos e estou há 1 ano c vaper. As diferenças são bem visiveis no respeita à minha saude para muito melhor! Além disso, 2 dezenas de pessoas q sofrem c efeitos adversos de um produto n pode servir p dissuadir milhoes de casos a quem o mm ajudou.

RESPONDER

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …