São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos.

De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma portaria que proíbe o fabrico e a venda de produtos de tabaco na cidade, nos quais se incluem os cigarros eletrónicos.

Os supervisores foram unânimes na votação, considerando que os cigarros eletrónicos são uma “epidemia”, sobretudo entre os mais jovens, e que têm “apagado o progresso feito na redução do tabaco” nessa faixa etária.

O governo de São Francisco considera que, com esta decisão, se reafirma “a recusa em permitir que a cidade seja usada para atividades que contribuam para o peso do uso do tabaco”.

Tal como recorda o jornal online, há um ano a mesma cidade já tinha proibido a venda de tabaco aromatizado, incluindo os cigarros de mentol e os líquidos aromatizantes para cigarros eletrónicos.

A medida está a levar preocupações junto dos comerciantes e, por isso, a Câmara decidiu criar um grupo de trabalho para os auxiliar nos problemas que possam vir a ter no futuro.

Entre os argumentos utilizados para contestar a medida está, por exemplo, a ideia de que estes cigarros eletrónicos são “uma alternativa mais saudável aos cigarros tradicionais” e o facto de esta proibição deixar “os cigarros tradicionais nas prateleiras como única escolha para os fumadores adultos”.

Esta decisão ainda vai ser alvo de votação final na próxima semana e tem de ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal que regula alimentos e medicamentos nos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …