EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em “provocação”

Aden Hsu / AFP

Avião militar dos EUA transporta vacinas para Taiwan

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é uma “grande provocação”.

Uma delegação de senadores dos EUA visitou Taiwan na manhã de domingo para anunciar a doação de 750.000 doses de vacinas contra a covid-19.

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, classificou a doação norte-americana como uma “chuva oportuna” para a ilha, que vacinou apenas 3% da sua população e no sábado registou o maior número de mortes diárias por covid-19.

“Foi fundamental que Taiwan fosse incluído no primeiro grupo a receber as vacinas, porque reconhecemos a sua necessidade urgente e valorizamos esta parceria”, referiu a senadora Tammy Duckworth durante a visita.

Segundo a CNN, a doação provavelmente irá fazer Pequim revirar os olhos, já que anteriormente criticou a recusa de Taiwan de aceitar a sua oferta de vacinas chinesas.

Por sua vez, Taipei acusou a China de bloquear os seus esforços para comprar vacinas internacionalmente em vez de tentar ajudar.

No seu discurso de boas-vindas aos visitantes dos EUA, o ministro das Relações Externas de Taiwan, Joseph Wu, voltou a criticar Pequim indiretamente. “Enquanto estamos a fazer o nosso melhor para importar vacinas, devemos superar os obstáculos para garantir que esses medicamentos que salvam vidas sejam entregues sem problemas”, afirmou.

No entanto, o que poderá causar uma crescente tensão nas relações entre a China e os EUA é o facto de o país ter usado um avião militar para transportar as vacinas para a ilha.

A presença de um avião de transporte militar, capaz de transportar tropas e carga – incluindo artilharia, tanques e helicópteros – deverá provocar uma resposta contundente de Pequim, escreve a CNN.

Neste sentido, o jornal estatal Global Times já criticou a escolha incomum da aeronave.

Numa reportagem, o jornal citou Lv Xiang, um especialista em relações internacionais com ligações ao governo, referindo que a visita foi “a provocação mais séria” dos EUA desde que Joe Biden assumiu o cargo.

Anteriormente, a media estatal chinesa já tinha ameaçado impor-se contra a presença de aeronaves militares dos EUA em Taiwan.

Os EUA mantêm uma presença naval ativa no Mar do Sul da China e fortes relações com a região, mostrando preocupação com a presença crescente da China, particularmente pelo seu impacto sobre a segurança e a influência política sobre democracias frágeis.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Falta explicar o porquê desta tensão. Ora bem. Eu explico. A China quer anexar a Tailândia pela sua importância geoestratégica. Têm inclusivamente atacado barcos de pesca tailandeses, factos aparentemente sem importância pois não são noticiados. Esta semana a Forbes noticiou-se que os EUA se preparam para a guerra, e coloca a hipótese de uma 3a guerra mundial, nuclear, mas isso parece também não ter grande importância. A postura imperialista da China ameaça a estabilidade mundial, para além de terem criado esta grande trapalhada com o vírus que escapou do laboratório, cujas evidências se amontoam, mas isso parece também não ter importância. Sabiam que a Barbie vai dar uma bolsa de estudo a uma rapariga nas engenharias para combater a desigualdade?

    • Ó JR… começaste aí cheio de ego, mas falhaste no essencial. Acho que ainda não existe qualquer vontade demonstrada publicamente de que a China pretende anexar a Tailândia!!!!!!! E também não tenho visto notícias de ataques a barcos de pesca tailandeses!!!! Isso anda aí tudo um bocado baralhado.

  2. Estes comunas de olhos em bico não prestam até fazerem caca da grossa. Os nossos comunas não se pronunciam? São a favor? Gostava de saber…

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …