EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em “provocação”

Aden Hsu / AFP

Avião militar dos EUA transporta vacinas para Taiwan

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é uma “grande provocação”.

Uma delegação de senadores dos EUA visitou Taiwan na manhã de domingo para anunciar a doação de 750.000 doses de vacinas contra a covid-19.

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, classificou a doação norte-americana como uma “chuva oportuna” para a ilha, que vacinou apenas 3% da sua população e no sábado registou o maior número de mortes diárias por covid-19.

“Foi fundamental que Taiwan fosse incluído no primeiro grupo a receber as vacinas, porque reconhecemos a sua necessidade urgente e valorizamos esta parceria”, referiu a senadora Tammy Duckworth durante a visita.

Segundo a CNN, a doação provavelmente irá fazer Pequim revirar os olhos, já que anteriormente criticou a recusa de Taiwan de aceitar a sua oferta de vacinas chinesas.

Por sua vez, Taipei acusou a China de bloquear os seus esforços para comprar vacinas internacionalmente em vez de tentar ajudar.

No seu discurso de boas-vindas aos visitantes dos EUA, o ministro das Relações Externas de Taiwan, Joseph Wu, voltou a criticar Pequim indiretamente. “Enquanto estamos a fazer o nosso melhor para importar vacinas, devemos superar os obstáculos para garantir que esses medicamentos que salvam vidas sejam entregues sem problemas”, afirmou.

No entanto, o que poderá causar uma crescente tensão nas relações entre a China e os EUA é o facto de o país ter usado um avião militar para transportar as vacinas para a ilha.

A presença de um avião de transporte militar, capaz de transportar tropas e carga – incluindo artilharia, tanques e helicópteros – deverá provocar uma resposta contundente de Pequim, escreve a CNN.

Neste sentido, o jornal estatal Global Times já criticou a escolha incomum da aeronave.

Numa reportagem, o jornal citou Lv Xiang, um especialista em relações internacionais com ligações ao governo, referindo que a visita foi “a provocação mais séria” dos EUA desde que Joe Biden assumiu o cargo.

Anteriormente, a media estatal chinesa já tinha ameaçado impor-se contra a presença de aeronaves militares dos EUA em Taiwan.

Os EUA mantêm uma presença naval ativa no Mar do Sul da China e fortes relações com a região, mostrando preocupação com a presença crescente da China, particularmente pelo seu impacto sobre a segurança e a influência política sobre democracias frágeis.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Falta explicar o porquê desta tensão. Ora bem. Eu explico. A China quer anexar a Tailândia pela sua importância geoestratégica. Têm inclusivamente atacado barcos de pesca tailandeses, factos aparentemente sem importância pois não são noticiados. Esta semana a Forbes noticiou-se que os EUA se preparam para a guerra, e coloca a hipótese de uma 3a guerra mundial, nuclear, mas isso parece também não ter grande importância. A postura imperialista da China ameaça a estabilidade mundial, para além de terem criado esta grande trapalhada com o vírus que escapou do laboratório, cujas evidências se amontoam, mas isso parece também não ter importância. Sabiam que a Barbie vai dar uma bolsa de estudo a uma rapariga nas engenharias para combater a desigualdade?

    • Ó JR… começaste aí cheio de ego, mas falhaste no essencial. Acho que ainda não existe qualquer vontade demonstrada publicamente de que a China pretende anexar a Tailândia!!!!!!! E também não tenho visto notícias de ataques a barcos de pesca tailandeses!!!! Isso anda aí tudo um bocado baralhado.

  2. Estes comunas de olhos em bico não prestam até fazerem caca da grossa. Os nossos comunas não se pronunciam? São a favor? Gostava de saber…

RESPONDER

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …