Os norte-americanos forneceram a Kiev um novo tipo de arma de artilharia móvel experimental, que consegue disparar duas vezes e deslocar-se para outro local em apenas três minutos, para evitar a artilharia russa e os ataques de drones.
Os Estados Unidos enviaram secretamente para a Ucrânia uma arma experimental para ser testada em combate real contra os invasores russos.
A arma, designada 2-CT Hawkeye, é uma peça de artilharia de 105 mm com uma capacidade única de projeção ultra-rápida.
O Hawkeye é montado numa plataforma Humvee e dispõe de uma nova tecnologia que lhe permite disparar dois tiros e deslocar-se para um novo local em apenas três minutos, tornando-a praticamente invencível — por não dar tempo às defesas russas para reagir e calcular a sua posição.
O Hawkeye é fabricado pela empresa de defesa americana AM General e, de acordo com os especialistas, representa um salto quântico na tecnologia de artilharia, devido à sua capacidade de disparo e movimento rápidos, facilidade de operação e estabilidade.
Surpreendentemente, Mike Evans, diretor do programa Hawkeye da AM General, revelou que o sistema está a funcionar na guerra da Ucrânia desde abril de 2024. A equipa de operadores ucranianos teve apenas duas semanas de formação antes de o colocar em combate, o que indica uma facilidade de utilização excecional.
Como funciona
A revolução do 2-CT Hawkeye que permite a sua rápida utilização e operação é a sua tecnologia de recuo suave. Este sistema reduz o choque de recuo da arma, permitindo a sua montagem num veículo leve e altamente manobrável como o Humvee.
A absorção do recuo é tão eficaz que elimina a necessidade de ancorar as peças de artilharia ao solo. A tecnologia, segundo os seus inventores, não só melhora a mobilidade, como também elimina a possibilidade de capotamento induzido pelo recuo.
O Hawkeye pode disparar duas munições e deslocar-se em apenas 3 minutos, minimizando a exposição ao contra-fogo inimigo, explica o El Confidencial.
A mobilidade do sistema é um fator de mudança. O Hawkeye pode ser transportado em aviões, helicópteros ou até mesmo lançado do ar sem qualquer problema.
A arma é estabilizada através de quatro estabilizadores hidráulicos que permitem uma mira horizontal e vertical precisa. O veículo pode ser operado por uma equipa de quatro militares, embora tenha sido concebido para funcionar com apenas dois operadores, se necessário.
Apesar da sua aparente leveza e do seu pequeno tamanho, o poder de fogo do Hawkeye é notável.
De acordo com a revista militar Stars and Stripes, a parte móvel é capaz de disparar até oito cartuchos por minuto em rajadas curtas, com uma velocidade sustentada de três cartuchos por minuto e um alcance de 11,6 quilómetros com projéteis normais e até 19,5 quilómetros com projéteis assistidos por foguete.
Esta capacidade de disparo rápido, combinada com a sua mobilidade, constituirá um instrumento de artilharia extremamente poderoso para as forças terrestres ucranianas — se estas acabarem por o utilizar em grande número.
De acordo com Evans, este é um dos primeiros sistemas de combate de recuo suave do mundo.
Para onde estamos realmente indo? O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto não se aplica apenas à Ucrânia. A União Europeia e a NATO vão desmoronar-se. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico], porque os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a)
Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4)
Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
Muitos dos manuscritos contém as palavras “και χειμωνες” – “e geadas”.
A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “και ταραχαι” – “e desordens” (a falta de ordem pública).
A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra. Isso não será o fim do mundo. Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8; cf. Isaías 5:24, 25)
Este também será o início do Dia do Julgamento. (Apocalipse 1:10)
Isso não acontecerá em breve, mas de maneira repentina [εν ταχει]. (Apocalipse 1:1)
Ainda há tempo para a reconciliação com Deus.
Mais uma “super-arma”. Até quando propaganda desta? Numa guerra é a combinação de forças que permite alguma coisa. Só a conjugação de artilharia, infantaria, cavalaria, aérea, radares, inteligência que permite alguma, e mais, só se tudo for bem coordenado e a logística funcionar.
Tretas. As “super armas” americanas têm todas sido destruídas na Ucrânia.
ainda bem que era uam Arma Secreta, imagino se não fosse
Foi o sanguinário que lhe disse?