EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Brais Lorenzo / EPA

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O número recorde de mortes em 24 horas datava de 27 de março, quando foram registados 969 óbitos em Itália. Mas, esta quinta-feira, os Estados Unidos registaram 1169 mortes, o pior recorde mundial diário.

O número total de mortes desde o início da pandemia nos Estados Unidos é agora de quase seis mil. O país também é, de longe, o que tem o maior número de casos confirmados. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, que atualiza continuamente os dados, há já mais de 240 mil casos identificados no país.

Entretanto, Donald Trump anunciou que foi submetido a um segundo teste para saber se estava infetado com o novo coronavírus e que também este se revelou negativo.

O Presidente já tinha feito um primeiro teste, há duas semanas, depois de se ter recusado a fazê-lo durante alguns dias, apesar de ter estado em contacto, na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, com uma delegação brasileira em que seguiam duas pessoas testadas positivamente para o novo coronavírus. Esse primeiro teste também deu negativo.

Esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o chefe de Estado referiu que, brevemente, a Administração vai decidir sobre a recomendação da utilização das máscaras, mas confirmou que não vai existir nenhuma medida obrigatória nesse sentido.

Dez milhões perderam o emprego nos EUA em 15 dias

De acordo com o jornal Observador, no espaço de 15 dias, o número de novos desempregados equivale a toda a população de Portugal: dez milhões de pessoas.

Os pedidos de apoios para o desemprego duplicaram para 6,6 milhões, face aos 3,2 milhões de pessoas que os solicitaram na semana passada.

“Nunca vimos nada assim”, acrescenta Aaron Sojourner, economista da Universidade do Minnesota, citada pelo jornal português.

A Administração Trump ainda não divulgou os números oficiais do desemprego, mas economistas ouvidos pelo Washington Post admitem um salto para 10% em março, quando em fevereiro a taxa de desemprego rondava os 3,5%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 52 mil. Dos casos de infeção, cerca de 190 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos esta triste pandemia sirva para afastar do poder os Trump’s e os Bolsonaro’s deste mundo, bem como todos aqueles para quem os idosos só servem para dar despesa.

    • Ele próprio já não é novo!!! E quanto ao seu comportamento, se numa fase inicial até esteve muito mal, rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis e no plano económico até bem melhores do que na Europa. Já o do Brasil continua na mesma.

      • Então o Tramp “rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis”- como diz o Sr comentador “Mais ou menos”. Ainda bem que nem o Sr comentador nem ninguém da sua família é um dos 1169 falecidos num só dia, como refere o título do artigo….

        “Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

        • Isso é a argumentação da treta! Olhe some lá toda a UE num dia e veja quanto é que lhe dá!
          Se quiser ser respeitado tem de se dar ao respeito, o que manifestamente não é o caso, porque das duas uma: ou é parvo ou parece que é!

  2. Contas rápidas: 6000 mortos, população ~32 superior a Portugal, dividindo dá 187!
    Comparando com as ~500 mortes em Portugal dá para pensar!
    Não faço julgamentos, mas apenas contas…

RESPONDER

EUA. Homem que detonou bomba no metro em 2017 condenado a prisão perpétua

O autor do ataque à bomba na estação de metro perto de Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), em dezembro de 2017, foi na quinta-feira condenado a prisão perpétua. Segundo revelou o New …

Bruxelas aprova auxílio intercalar de 462 milhões de euros à TAP

A Comissão Europeia aprovou, esta sexta-feira, um auxílio estatal intercalar de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para compensar prejuízos devido à pandemia de covid-19. "A Comissão Europeia considera que a medida …

Da despromoção ao ataque dos adeptos. Jogadores do Schalke ponderam não jogar mais esta época

Após a despromoção histórica da equipa, os jogadores foram atacados pelos adeptos nas imediações do estádio. Agora, alguns ponderam não voltar a jogar esta época. Esta semana confirmou-se a despromoção do Schalke 04 à segunda divisão …

Funcionária da polícia esfaqueada mortalmente em França. Agressor abatido

Uma funcionária da polícia francesa morreu, esta sexta-feira, após ter sido esfaqueada por um homem, que foi morto a tiro durante a sua detenção, informaram as autoridades. A polícia identificou o agressor como um tunisino de …

EMA defende administração da segunda dose da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) defendeu, esta sexta-feira, a administração da segunda dose da vacina da AstraZeneca, mesmo com os riscos associados à possibilidade de ocorrência de coágulos sanguíneos. O diretor executivo adjunto da EMA, …

Ex-diretor da PJM sentiu-se "desconsiderado" com retirada de investigação de Tancos

O ex-diretor da PJ Militar disse, esta quinta-feira, ter-se sentido "desconsiderado" com a decisão da ex-PGR de afastá-lo da investigação do furto de armamento de Tancos e rejeitou o envolvimento de uma organização terrorista …

Hackers russos tentam extorquir 50 milhões de dólares à Apple

Um grupo de piratas informáticos radicados na Rússia exigiu à Apple 50 milhões de dólares (mais de 41 milhões de euros) para evitar a divulgação de informações sobre os próximos modelos do MacBook. A informação é …

Vacinação no Superior. Há professores que estão a recusar dar aulas presenciais

Há professores do Ensino Superior que estão a recusar dar aulas presenciais enquanto não forem vacinados contra a covid-19, tal como está a acontecer com os docentes e não docentes de outros níveis de ensino. O …

Viseu está orfã do projeto de Almeida Henriques. Movimento pede a Jorge Sobrado que avance

A morte de Almeida Henriques deixou Viseu "orfã". Cerca de duas dezenas de personalidades subscreveram uma carta aberta pedindo ao ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado que se envolva no debate autárquico. Em declarações ao Público, Jorge …

"Parece-me uma coisa feita à pressa". Críticas aos Censos continuam

Os Censos 2021 têm sido alvo de críticas relativamente aos critérios para identificação de pessoas em situação de sem-abrigo, à ausência de questões sobre identidade de género e orientação sexual, bem como sobre a lista …