EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Brais Lorenzo / EPA

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O número recorde de mortes em 24 horas datava de 27 de março, quando foram registados 969 óbitos em Itália. Mas, esta quinta-feira, os Estados Unidos registaram 1169 mortes, o pior recorde mundial diário.

O número total de mortes desde o início da pandemia nos Estados Unidos é agora de quase seis mil. O país também é, de longe, o que tem o maior número de casos confirmados. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, que atualiza continuamente os dados, há já mais de 240 mil casos identificados no país.

Entretanto, Donald Trump anunciou que foi submetido a um segundo teste para saber se estava infetado com o novo coronavírus e que também este se revelou negativo.

O Presidente já tinha feito um primeiro teste, há duas semanas, depois de se ter recusado a fazê-lo durante alguns dias, apesar de ter estado em contacto, na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, com uma delegação brasileira em que seguiam duas pessoas testadas positivamente para o novo coronavírus. Esse primeiro teste também deu negativo.

Esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o chefe de Estado referiu que, brevemente, a Administração vai decidir sobre a recomendação da utilização das máscaras, mas confirmou que não vai existir nenhuma medida obrigatória nesse sentido.

Dez milhões perderam o emprego nos EUA em 15 dias

De acordo com o jornal Observador, no espaço de 15 dias, o número de novos desempregados equivale a toda a população de Portugal: dez milhões de pessoas.

Os pedidos de apoios para o desemprego duplicaram para 6,6 milhões, face aos 3,2 milhões de pessoas que os solicitaram na semana passada.

“Nunca vimos nada assim”, acrescenta Aaron Sojourner, economista da Universidade do Minnesota, citada pelo jornal português.

A Administração Trump ainda não divulgou os números oficiais do desemprego, mas economistas ouvidos pelo Washington Post admitem um salto para 10% em março, quando em fevereiro a taxa de desemprego rondava os 3,5%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 52 mil. Dos casos de infeção, cerca de 190 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos esta triste pandemia sirva para afastar do poder os Trump’s e os Bolsonaro’s deste mundo, bem como todos aqueles para quem os idosos só servem para dar despesa.

    • Ele próprio já não é novo!!! E quanto ao seu comportamento, se numa fase inicial até esteve muito mal, rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis e no plano económico até bem melhores do que na Europa. Já o do Brasil continua na mesma.

      • Então o Tramp “rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis”- como diz o Sr comentador “Mais ou menos”. Ainda bem que nem o Sr comentador nem ninguém da sua família é um dos 1169 falecidos num só dia, como refere o título do artigo….

        “Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

        • Isso é a argumentação da treta! Olhe some lá toda a UE num dia e veja quanto é que lhe dá!
          Se quiser ser respeitado tem de se dar ao respeito, o que manifestamente não é o caso, porque das duas uma: ou é parvo ou parece que é!

  2. Contas rápidas: 6000 mortos, população ~32 superior a Portugal, dividindo dá 187!
    Comparando com as ~500 mortes em Portugal dá para pensar!
    Não faço julgamentos, mas apenas contas…

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …