EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Brais Lorenzo / EPA

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O número recorde de mortes em 24 horas datava de 27 de março, quando foram registados 969 óbitos em Itália. Mas, esta quinta-feira, os Estados Unidos registaram 1169 mortes, o pior recorde mundial diário.

O número total de mortes desde o início da pandemia nos Estados Unidos é agora de quase seis mil. O país também é, de longe, o que tem o maior número de casos confirmados. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, que atualiza continuamente os dados, há já mais de 240 mil casos identificados no país.

Entretanto, Donald Trump anunciou que foi submetido a um segundo teste para saber se estava infetado com o novo coronavírus e que também este se revelou negativo.

O Presidente já tinha feito um primeiro teste, há duas semanas, depois de se ter recusado a fazê-lo durante alguns dias, apesar de ter estado em contacto, na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, com uma delegação brasileira em que seguiam duas pessoas testadas positivamente para o novo coronavírus. Esse primeiro teste também deu negativo.

Esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o chefe de Estado referiu que, brevemente, a Administração vai decidir sobre a recomendação da utilização das máscaras, mas confirmou que não vai existir nenhuma medida obrigatória nesse sentido.

Dez milhões perderam o emprego nos EUA em 15 dias

De acordo com o jornal Observador, no espaço de 15 dias, o número de novos desempregados equivale a toda a população de Portugal: dez milhões de pessoas.

Os pedidos de apoios para o desemprego duplicaram para 6,6 milhões, face aos 3,2 milhões de pessoas que os solicitaram na semana passada.

“Nunca vimos nada assim”, acrescenta Aaron Sojourner, economista da Universidade do Minnesota, citada pelo jornal português.

A Administração Trump ainda não divulgou os números oficiais do desemprego, mas economistas ouvidos pelo Washington Post admitem um salto para 10% em março, quando em fevereiro a taxa de desemprego rondava os 3,5%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 52 mil. Dos casos de infeção, cerca de 190 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos esta triste pandemia sirva para afastar do poder os Trump’s e os Bolsonaro’s deste mundo, bem como todos aqueles para quem os idosos só servem para dar despesa.

    • Ele próprio já não é novo!!! E quanto ao seu comportamento, se numa fase inicial até esteve muito mal, rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis e no plano económico até bem melhores do que na Europa. Já o do Brasil continua na mesma.

      • Então o Tramp “rapidamente emendou a mão e adotou medidas responsáveis”- como diz o Sr comentador “Mais ou menos”. Ainda bem que nem o Sr comentador nem ninguém da sua família é um dos 1169 falecidos num só dia, como refere o título do artigo….

        “Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

        • Isso é a argumentação da treta! Olhe some lá toda a UE num dia e veja quanto é que lhe dá!
          Se quiser ser respeitado tem de se dar ao respeito, o que manifestamente não é o caso, porque das duas uma: ou é parvo ou parece que é!

  2. Contas rápidas: 6000 mortos, população ~32 superior a Portugal, dividindo dá 187!
    Comparando com as ~500 mortes em Portugal dá para pensar!
    Não faço julgamentos, mas apenas contas…

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …