EUA iniciam fase 3 dos testes de vacina contra covid-19. Trinta mil adultos participam

Massimo Percossi / EPA

A farmacêutica AstraZeneca está a “recrutar 30 mil adultos com 18 anos ou mais, de diversos grupos raciais, étnicos e geográficos, que sejam saudáveis ou que tenham condições médicas estáveis, incluindo aqueles que vivem com VIH, e em risco elevado de contrair infeção pelo vírus SARS-CoV-2”.

Segundo noticiou esta terça-feira o Diário de Notícias, citando a CNN, a farmacêutica avançou que os participantes nesta fase do testes deverão receber duas doses: uns da vacina AZD1222 e outros de placebo, com quatro semanas de diferença.

Esta vacina resulta de uma versão enfraquecida da vacina que infeta chimpanzés e uma proteína do vírus que causa a covid-19. O Reino Unido, o Brasil e a África do Sul já estão a realizar a fase 3 dos ensaios clínicos, enquanto o Japão e a Rússia também esperam para também realizar os testes.

Desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, a AZD1222 é apoiada pelo governo norte-americano. A União Europeia (UE) encomendou 300 milhões de doses – 6,9 milhões da quais para Portugal.

Existem atualmente 130 vacinas contra a covid-19 a serem investigados no mundo.

Ensaio francês com resultados inconclusivos

O laboratório francês Sanofi anunciou esta terça-feira que o ensaio clínico internacional de fase 3, que testou a eficácia do seu medicamento no tratamento de formas graves de covid-19, não obteve resultados conclusivos. O estágio de teste massivo “não atingiu o seu desfecho primário ou secundário, em comparação com o placebo”, disse o grupo.

Por enquanto, a Sanofi e o laboratório americano Regeneron, que co-desenvolveu este medicamento lançado em 2017 para tratar a artrite reumatoide, “não pretendem realizar outros estudos clínicos sobre o Kevzara no tratamento da covid-19”, referiu o comunicado do Sanofi, citado pela agência Lusa.

Este estudo, que avalia a eficácia do Kevzara no tratamento de formas graves de covid-19, incluiu 420 pacientes e foi realizado na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Israel, na Itália, Japão, Rússia e Espanha.

Embora “não tenha dado os resultados que esperávamos, estamos orgulhosos do trabalho realizado pela equipa que se encarregou de aprofundar os nossos conhecimentos sobre o uso potencial de Kevzara no tratamento da covid-19 “, sublinhou John Reed, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Sanofi, citado no comunicado à imprensa.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …