EUA expulsam 15 diplomatas cubanos após “ataques sónicos”

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

O Departamento de Estado dos EUA anunciou, esta terça-feira, que vai expulsar 15 diplomatas cubanos, dando um prazo de sete dias para deixarem o país.

“Esta manhã, o Departamento de Estado informou o Governo de Cuba que está a ordenar a saída de 15 dos seus funcionários da sua embaixada em Washington”, disse um representante norte-americano.

A decisão não reflete uma mudança na política de laços diplomáticos, afirmou aos jornalistas um alto funcionário do Departamento de Estado. Em causa estão as falhas na proteção dos diplomatas americanos sujeitos a misteriosos “ataques sónicos” em Cuba.

Segundo o mesmo funcionário, foi dado aos diplomatas cubanos em questão um prazo de sete dias para saírem do país. O Departamento de Estado também anunciou que não serão enviados mais funcionários diplomáticos norte-americanos para Havana até que o Governo cubano consiga assegurar a sua segurança e proteção.

Na semana passada, já tinha sido noticiado que 60% dos diplomatas que ainda se encontravam na embaixada dos EUA em Havana iam ser retirados devido à onda de “ataques sónicos”.

Em setembro, o secretário de Estado Rex Tillerson confirmou que o Presidente dos EUA está a considerar fechar novamente a embaixada norte-americana em Havana. “Estamos a avaliar. (…) É um assunto muito sério, tendo em conta as lesões que alguns indivíduos sofreram. Trouxemos algumas dessas pessoas para casa. Está sob avaliação”.

Os diplomatas afirmaram que sentiram sintomas como náuseas, perda de audição, dores de cabeça e problemas de equilíbrio. A CBS, que disse ter tido acesso a relatórios médicos destes casos, apurou que o ataque sónico pode ter provocado danos cerebrais em alguns diplomatas.

Segundo a imprensa norte-americana, os “rumores” são de que a perda de audição pode ter sido provocada por um aparelho de ondas sónicas plantado à entrada das casas dos diplomatas, que emitiu ondas de som inaudíveis que podem causar surdez.

Os dois países reabriram embaixadas em 2015, depois de quase meio século de relações cortadas, numa tentativa de reaproximação iniciada por Barack Obama.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sabendo agora que os supostos ataques sónicos foram produzidos por grilos, esta expulsão de diplomatas mostra o quão ridículos nos tornamos quando nos deixamos levar por “teorias da conspiração” perante aquilo que desconhecemos. Felizmente há Ciência e o esclarecimento é possível!

RESPONDER

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …