EUA expulsam 15 diplomatas cubanos após “ataques sónicos”

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

O Departamento de Estado dos EUA anunciou, esta terça-feira, que vai expulsar 15 diplomatas cubanos, dando um prazo de sete dias para deixarem o país.

“Esta manhã, o Departamento de Estado informou o Governo de Cuba que está a ordenar a saída de 15 dos seus funcionários da sua embaixada em Washington”, disse um representante norte-americano.

A decisão não reflete uma mudança na política de laços diplomáticos, afirmou aos jornalistas um alto funcionário do Departamento de Estado. Em causa estão as falhas na proteção dos diplomatas americanos sujeitos a misteriosos “ataques sónicos” em Cuba.

Segundo o mesmo funcionário, foi dado aos diplomatas cubanos em questão um prazo de sete dias para saírem do país. O Departamento de Estado também anunciou que não serão enviados mais funcionários diplomáticos norte-americanos para Havana até que o Governo cubano consiga assegurar a sua segurança e proteção.

Na semana passada, já tinha sido noticiado que 60% dos diplomatas que ainda se encontravam na embaixada dos EUA em Havana iam ser retirados devido à onda de “ataques sónicos”.

Em setembro, o secretário de Estado Rex Tillerson confirmou que o Presidente dos EUA está a considerar fechar novamente a embaixada norte-americana em Havana. “Estamos a avaliar. (…) É um assunto muito sério, tendo em conta as lesões que alguns indivíduos sofreram. Trouxemos algumas dessas pessoas para casa. Está sob avaliação”.

Os diplomatas afirmaram que sentiram sintomas como náuseas, perda de audição, dores de cabeça e problemas de equilíbrio. A CBS, que disse ter tido acesso a relatórios médicos destes casos, apurou que o ataque sónico pode ter provocado danos cerebrais em alguns diplomatas.

Segundo a imprensa norte-americana, os “rumores” são de que a perda de audição pode ter sido provocada por um aparelho de ondas sónicas plantado à entrada das casas dos diplomatas, que emitiu ondas de som inaudíveis que podem causar surdez.

Os dois países reabriram embaixadas em 2015, depois de quase meio século de relações cortadas, numa tentativa de reaproximação iniciada por Barack Obama.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sabendo agora que os supostos ataques sónicos foram produzidos por grilos, esta expulsão de diplomatas mostra o quão ridículos nos tornamos quando nos deixamos levar por “teorias da conspiração” perante aquilo que desconhecemos. Felizmente há Ciência e o esclarecimento é possível!

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …