Estado de calamidade declarado em todos os estados dos EUA. É a primeira vez na história do país

Yuri Gripas / EPA POOL

Pela primeira vez na sua história e face à propagação da pandemia de covid-19, os Estados Unidos declararam o estado de calamidade em todo o território.

A imprensa internacional frisa que esta é a primeira vez que uma ameaça atinge os 50 estados norte-americanos em simultâneo, frisando que os lares e os estabelecimentos prisionais são dois dos primeiros focos principais da doença.

O número de reclusos infetados no sistema prisional do estado da Califórnia subiu 700% numa semana, de acordo com a SIC Notícias, que refere que as unidades prisionais são autênticos “barris de pólvora” nesta pandemia.

Os Estados Unidos, o país do mundo mais afetado pelo novo coronavírus oriundo da China, registaram, nas últimas 24 horas, 1.514 mortes, elevando para 22.020 o número total de mortos devido à covid-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Este é o segundo dia consecutivo de descida do número de vítimas mortais da doença, depois de a mesma universidade ter registado, na contagem que divulga diariamente, 1.920 mortes no sábado e 2.108 na sexta-feira.

Nova Iorque continua a ser o estado mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, com quase 200 mil casos e mais de duas mil mortes, escreve a Rádio Renascença.

Apesar dos números, o Presidente dos Estados Unidos continua a dizer que espera “reabrir” o país em breve. Na mensagem de Páscoa, transmitida neste domingo, Donald Trump afirmou que o país já está a vencer a luta contra a covid-19.

Atividade económica deve retomar em maio

A atividade económica nos Estados Unidos pode ser retomada em maio, de forma gradual e localizada, desde que se consiga identificar e isolar as pessoas infetadas pela covid-19, avançou este domingo o diretor do Instituto de Doenças Infecciosas.

“Esperamos que, no final do mês, possamos ver o que está acontecer e se existem elementos que nos permitam reiniciar com segurança”, disse o imunologista Anthony Fauci, membro do grupo de trabalho do Governo dos EUA sobre o novo coronavírus.

Em entrevista à CNN, Anthony Fauci explicou que, se houver condições de segurança, é possível que a “reabertura contínua” da economia dos Estados Unidos da América aconteça a partir de maio, mas o processo “não é como acender uma lâmpada”.

Mantendo-se muito cauteloso quanto à evolução da epidemia, o especialista adiantou que “não é possível garantir” que seja seguro para os americanos votarem pessoalmente na eleição presidencial, agendada para 3 de novembro deste ano.

Na perspetiva do diretor do Instituto de Doenças Infecciosas, a reabertura da economia do país tem que ser um processo gradual, com base na evolução da pandemia nas várias zonas dos Estados Unidos e na disponibilidade de testes rápidos e generalizados.

Sobre o combate ao novo coronavírus, Anthony Fauci admitiu que a antecipação dos esforços de mitigação da doença teria salvado mais vidas nos Estados Unidos.

“Se houvesse um processo em andamento e se iniciasse a mitigação mais cedo, poderiam ter-se salvado vidas”, reconheceu o principal especialista em doenças infecciosas do país, referindo-se a medidas de distanciamento social e permanência em casa, que podiam ter sido implementadas em fevereiro, em vez de meados de março.

Neste domingo, Donald Trump partilhou um tweet que pede a demissão do especialista em doenças infecciosas que criticou a resposta tardia do país ao surto de covid-19.

“Hora de despedir Fauci”, foi a hastag que o Presidente norte-americano republicou, sendo esta originalmente publicada por De Anna Lorraine, uma antiga candidata ao Congresso republicano, detalha o Diário de Notícias, que frisa que Trump e Fauci já tiveram algumas divergências públicas, recordando que o especialista contrariou a opinião do Presidente quanto às potencialidades da cloroquina no combate à covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Sim, porque a resposta dos países europeus foi melhor.
      Italia, Espanha, Franca e Portugal tiveram reações melhores.

      Deixem de se preocupar com o Trump e olhem para os nossos telhados que são de vidro e já estão bastante partidos…

      • só vejo aqui um preocupado com o trampas e és tú. todos os outros estão preocupados com o resto do mundo e aqueles que vão sofrer e morrer devido ás atitudes dessa aberração.

    • O javardo, que argumentava ser só “uma gripezinha”, que se recusou tomar medidas preventivas, e mesmo agora, não desarma em face das evidências que lhe esfregam nas ventas. Em vez disso, o único argumento que encontra, é despedir os especialistas. Até quando continuará um estafermo deste á frente dum país como os Estados Unidos????

  1. Caro capeta possívelmente não sabe ler inglês e o jornalista esqueceu-se de mencionar que no tweet que Trump cita, o especialista disse a 29 de fevereiro que estava tudo bem. Está gravado na entrevista que deu salvo erro à msnbc. Passado 15 dias foi tudo encerrado. Com especialistas assim que já vem de 3 or 4 presidentes anteriores talvez se perceba porque o obama só abriu o olhos para a gripe salvo erro das aves após +/-10.000 mortos.

  2. E Italia, Espanha, Franca e Portugal estão melhor?
    Então? O que chamar a duas ministras (da saúde e geral da saúde) e um PM que diziam que o vírus nunca chegaria a Portugal? E que oitenta camas NO PAÍS TODO eram mais do que suficientes? Ou mesmo a melhor destas duas bestas “as máscaras não protegem ninguém”.
    Mesmo com tanta morte num país super povoado como os EUA, eles tem um taxa de recuperados cerca de 75% superior em comparação aos óbitos. Em Portugal, é exactamente ao contrário. Temos quase o dobro dos óbitos em comparação a doentes recuperados.
    Antes de olharem para o que se passa e para quem governa os outros países olha bem para quem governa Portugal porque garanto que não estamos nada melhores em absolutamente NADA!!
    Tomará que Portugal tivesse um “estafermo” que tomasse medidas tão cedo quanto ao presidente dos EUA.
    PS: “Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho”

    • Tomara que tu fosses inteligente, mas enfim…
      Nada como um fã do Trump para inventar números e tentar inverter a realidade!!

      • Tenho a certeza que sou mais inteligente do que tu.
        E eu não invento números. Ao contrário de ti. Eu faço imensas pesquisas e procuro a verdade. Não “engulo” tudo o que é atirado. Tal como a maioria dos carneiros que andam por aí.
        E mais. Foi a própria comunicação social propagandista que começou por dizer que este vírus não era nada de especial. E que não havia razões para nos preocuparem. Aliás, tal como a própria ministra da DGS. Disse.
        Para a próxima, vê lá se apresentas algo que podemos discutir. Até lá, volta para a mamãe que está na hora mudar a fralda e do teu biberão.

        • “Eu faço imensas pesquisas e procuro a verdade.”
          Hahahaaaa… nada como os brasileiros alienados para nos entretrer com a sua realidade distorcida!…
          O Trump anda por aí a fazer estragos à custa de “inteligentes” cheios de certezas como tu…

          • Eu não sou brasileiro, ó ignorante!
            Ao contrário de ti, eu utilizo o meu cérebro e raciocíno. Não vou atrás de tudo o que propagandistas tentam me convencer que são a “realidade”.
            E quem está a ser entretido com a ignorância e realidade distrocida de alguém. Sou eu contigo.
            Eu tenho a certeza que tu ainda acreditas no Pai Natal, Fada dos Dentes e Coelhinho da Páscoa.
            Se a ignorância e estupidez pagassem impostos tu andavas em cuecas.
            Cresce ou desaparece.

            • “volta para a mamãe…”
              Se não és, escreves como os brasileiros alienados que, como também tem uma “amostra de Trump” no governo brasileiro, gostam muito do demente que governa a America!…
              “Não vou atrás de tudo o que propagandistas tentam me convencer que são a “realidade”.”
              Maior propagandista do que o Trump vai ser difícil de encontrar… mais vale acreditares no Pai Natal!!

          • E tu nunca ouviste termo “mamãe” ser utilizado por portugueses EM PORTUGAL? E tu ainda o insultas? Realmente nao és ignorante. És uma anedota.

            • Não, nunca!!
              Mau seria!…
              .
              A tua opinião é completamente irrelevante para mim mas, ser uma anedota pode ser divertido; ser um palerma e desculpar as cenas que o
              Trampa faz, é apenas triste!

  3. Eu acho graça aos midia a gripe da China ou oriunda da China, vamos com calma, nenhum país ou cominidade científica reconhecida ou OSN, disse que ela vinha de lá, atenção a OSN ainda está à espera das autópsias da Pademia de 2019 Março Abril onde infelizmente morreram mais de 12 mil pessoas nos EUA, mas parece que não vai ser fornecido porque o EUA já quer sair fora da organização, vai se lá saber porquê… e o estado Chinês continua a dizer que em Outubro os primeiros casos de covis no país foram três atletas americanos que competiam nos Jogos olímpicos militares e com eles estavam entrenados trabalhadores do hotel onde eles estava a comitiva EUA e alguns chineses que abitavam junto à este Hotel, poucos metros do mercado do peixe de Wuam, onde não comem Morcegos ao contrário do afirmado, imagens comprovadas que são das Filipinas não na China enfim
    Abraços a todos

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …