Meses antes do acidente, piloto da Ethiopian avisou superiores dos riscos de voar com Boeing 737 Max

STR / EPA

No final do ano passado, um piloto da Ethiopian Airlines terá alertado os seus superiores para os riscos de voar com aviões 737 Max da Boeing.

De acordo com a Bloomberg News, a 13 de dezembro, escreveu mesmo que aconteceria “um acidente de certeza” se nada fosse feito. Três meses depois, um avião desse modelo da companhia aérea despenhou-se durante uma viagem da Etiópia para o Quénia, causando a morte de 157 pessoas.

A troca de correspondência entre o então piloto da Ethiopian Airlines, Bernd Kai von Hoesslin, e os seus superiores, chegou à posse do jornal, que teve acesso a 418 páginas de documentos e comunicações. Estas começaram depois do primeiro grande acidente com um avião deste modelo, que integrava a frota da transportadora Lion Air e que se despenhou na Indonésia a 29 de outubro. Morreram 189 pessoas.

Os avisos foram muitos. Bernd Kai von Hoesslin alertou os seus superiores hierárquicos para os problemas relativos à pilotagem destes aviões, nomeadamente a insuficiência do treino dado aos pilotos para voarem com novos sistemas de aviação deste modelo e a má comunicação entre membros da tripulação. Esta aconteceria em situações de urgência provocadas por avarias, como a que aconteceu com o avião da Lion Air em outubro.

O piloto tinha uma preocupação em particular: a resposta que os pilotos não estavam preparados para dar caso o sistema de controlo automático de voo dos aviões deste modelo voltasse a dar problemas e os pilotos recebessem avisos no cockpit de que estavam a voar demasiado perto do chão.

Embora o acidente de março tenha “acontecido de maneira diferente daquela que foi descrita” pelo piloto, “previu com precisão o caos e o perigo que resultaria dos múltiplos avisos no cockpit com os quais os pilotos tiveram de lidar no acidente de março”, que provocou a morte de 157 pessoas, aponta a Bloomberg News.

O então piloto “citou um conjunto de preocupações que disse que precisavam de ser enfrentadas relativas à manutenção, ao descanso dos pilotos e aos procedimentos operacionais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …