/

“Estranho, muito estranho”. Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

37

Tiago Petinga / Lusa

A ex-eurodeputada Ana Gomes.

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como “estranho”, “muito estranho”.

Foi numa publicação no Twitter que a ex-eurodeputada e actual candidata à Presidência da República comentou a morte de Sindika Dokolo que foi anunciada nesta quinta-feira à noite.

“Estranho. Muito estranho…”, limitou-se a comentar Ana Gomes numa publicação onde partilhou uma tirada humorística do utilizador do Twitter João Cordeiro que nota que Sindika Dokolo morreu “afogado no mar” e, portanto “morreu offshore.

Depois da publicação sobre a morte de Sindika Dokolo, Ana Gomes publicou outra opinião no Twitter onde refere que “o que realmente hoje mais importa em Angola é que Laura Macedo, corajosa activista pela transparência e anti-corrupção, está presa“. “E não devia estar”, acrescenta.

“Isto foi baixo e de má índole”

O comentário de Ana Gomes sobre a morte de Sindika Dokolo está a receber um mar de críticas, com algumas pessoas a notarem que ela acabou de “perder muitos votos” na corrida às eleições presidenciais.

“Quando alguém que se candidata a um cargo com tamanha responsabilidade, demonstra não ter estatura nem espinha dorsal, e perante a morte de alguém apenas diz: Estranho. Muito estranho, sugerindo, talvez, que a morte foi forjada, é de uma pobreza angustiante”, critica o utilizador do Twitter Artur Arêde.

“É aqui que perco todo o meu respeito e retiro o meu voto e apoio. Isto foi baixo e de má índole. Uma mulher deste porte não pode governar uma nação”, atira, por seu turno, uma outra utilizadora da rede social que assina apenas Sara.

Por outro lado, há quem apoie Ana Gomes, considerando que também lhe parece estranha a morte do empresário. E há quem realce o “historial medonho” de Sindika Dokolo, aconselhando os críticos de Ana Gomes a que “vão ler sobre ele”.

Gestor do Eurobic de Isabel dos Santos apareceu morto

Ana Gomes tem sido uma das mais fortes críticas de Isabel dos Santos de quem chegou a dizer que “lava que se farta” no âmbito do envolvimento da empresária e do próprio Sindika Dokolo nos Luanda Leaks.

O processo de investigação que foi revelado pelo hacker português Rui Pinto implica Isabel dos Santos e o marido em suspeitas de desvio de dinheiro de fundos públicos angolanos e de lavagem de capitais em offshores.

No seguimento do caso judicial, foram constituídos vários arguidos, entre os quais o diretor do private banking do EuroBic, o banco de Isabel dos Santos, que apareceu morto em casa. Nuno Ribeiro da Cunha terá autorizado a transferência de milhões de dólares da conta da petrolífera estatal angolana, a Sonangol, para uma empresa de Isabel dos Santos.

O envolvimento de Sindika Dokolo no caso está relacionado com a joalharia De Grisogono, de que era sócio, e que entrou em falência depois de ter deixado de ser financiada pela empresa pública angolana de diamantes, a Sodiam.

O financiamento público do Estado angolano à De Grisogono é um dos vários processos que está a ser investigado no âmbito do Luanda Leaks.

SV, ZAP //

37 Comments

  1. Não gosto de Ana Gomes, ponto. No entanto, as suas declarações foram criticadas porquê? Por acaso algum dos críticos dessas ditas afirmações, sabe mais algum pormenor sobre a morte do marido da Dos Santos? É que na verdade, no meio da imensa quantidade de informação que chegou sobre o sua morte, em momento algum se viu outro tipo de informação relevante, do tipo, corpo a ser retirado do mar, tentativas de salvamento, velório, etc etc etc. Portanto, até prova em contrário, não basta dizer que morreu, por isso, tanto pode estar vivo como morte.

    • Exactamente, eu ainda não vi em lado nenhum se o corpo foi encontrado ou não. Pode ter sido tudo uma encenação. Já se viu q são pessoas capazes de tudo.

  2. Perder votos quando se pronuncia pela estranheza desta coincidência no decurso do tal Ribeiro da “Cunha”? Vai é angariar ainda mais votos por continuar a dizer que “o rei vai nu”. E, cá para nós: – o ambiente ficou menos poluído.

  3. A Ana Gomes mostrou que a morte do seu marido também devia ser encarada como uma coisa estranha, muito estranha. O ódio pode ser muito mas não pode tolher a mente, sobretudo de uma pessoa que aspira ao mais alto cargo da nação. Também já sabemos que ela nunca chegará lá. Abandonou o MRPP porque com o apoio daquele partido nunca chegaria aos tachos de que usufruiu nem muito menos ao desejo obsessivo de ser Presidente da República.

  4. Aí está ela no seu melhor. Na única coisa que sabe fazer, lançar suspeitas sobre tudo e todos que não esquerdistas assumidos. É o populismo de esquerda no seu melhor. Vomitar ódio e suspeitas é o seu programa de candidatura. Aliás como defender gatunos e terroristas

      • Pelo pais, liberdade, direitos e deveres dos cidadãos.
        Pelos mais novos, pelos mais velhos e pelos de meia-idade.
        Pelos pobres e oprimidos, pelos ricos e favorecidos.
        Pelos louros e pelos morenos.
        Pelos altos e os baixos.
        Pelos heteros e pelos homos.
        Pelos gordos e pelos magros.
        Só podes votar num nome:
        VENTURA, O CANDIDATO QUE TEM A DITA DURA.

      • Com todo o respeito, prefiro ter à frente do meu país alguém que seja inteligente, maduro, que não seja demagogo nem populista nem manipulador (de mentes mais fracas). Em suma, alguém que saiba ser Presidente da República e não presidente de um qualquer clube recreativo ou de gente ressabiada que confunde preferencias pessoais com os destinos da nação

    • Concluiu tudo isto pela frase “estranho, muito estranho..” ?
      Surpreendente!
      Pelo contrario, o seu sim, é um discurso de ódio e raiva, além de difamatório. A Srª apenas manifestou estranheza. ORA PENSE LÁ BEM…

      • Estranheza???!!!??? Estranheza acintosa com que base em quê? O costume prosápia sem bases, tal como o dos terroristas que iam para Guantanamo. Pelos vistos a memória é curta.
        Rita Liberte-se e pense por si.

      • Caro Anti politicamente correcto, temos que ser um pouco mais espertos e ver para lá das notícias que nos são impingidas…
        Muito fácil para quem tem muitos milhões roubados e muitos processos fingir a morte e viver o resto da vida com uma identidade falsa…
        O dinheiro compra tydo!!!!

      • Pensar por mim é coisa que faço sempre, caríssimo. E sobretudo não misturo “alhos com bugalhos”, como o sr. está a fazer. E óbviamente a reproduzir o discurso de odiosinho bacoco que agora está tão na moda. Páre e pense. E pense antes de falar, sobretudo se for para fazer acusações que não consegue provar

  5. Esta senhora devia ter um pouco mais de recato, emvez de estar a lançar uma espécie de suspeição sem ter qualquer fundamento ou indício de que algo de estranho se passou! Não tem quaisquer qualidades para poder vir a ser Presidente da República! É verdade que foi travando, aqui e ali, algum combate contra a corrupção, mas não deixa de ser menos verdade que quando tocou aos amigos tipo José Sócrates, já não foi contundente e, pode-se até dizer, passou por tudo isso como se não tivesse existido!
    Ana Gomes não terá certamente o meu voto pois não demonstra qualidades para isso

  6. Eu nao conheci nao conhecoe nao quero conhecer Ana Gomes,nao quero dizer com isso que seja boa ou ma Senhora,so sei que fala sempre demais,da imprecao que sabe tudo e outros nao sabem nada,por isso se eu votar tambem nao vai ser por ela.A familia de uma pessoa que morre gosta e nos como ser humanos devemos respeitar a sua memoria e nao deixar mas imprecoes,que e o caso da Senhora Ana Gomes,ela esta sempre certa e os outros sempre errados ela e boa pessoa os outros nao prestam.

  7. Não disse mentira nenhuma, não percebo qual o problema!
    E sim sem duvida o que realmente é importante é que Laura Macedo, corajosa activista pela transparência e anti-corrupção em Angola, está presa“. “E não devia estar”.

  8. Ana Gomes ganhou um votante ++

    Comentário inteligente e, na minha opinião, feliz.
    Provavelmente o homem nem morreu e é mais um esquema para enganar os farejadores.

  9. Corretíssimo DrªAna Gomes. Já ganhou mais um voto.
    É estranho sim, e caso seja mesmo verdade um mundo livrou-se de mais um corrupto, que juntamente com a mulher, sogro e afins deixou morrer á fome muitas crianças do seu país sem pestanejar.
    Bem dito seja o Rui Pinto que desmascarou esta gentalha.

  10. Corretíssimo DrªAna Gomes e já ganhou mais um voto.
    Qual é a questão em relação à questão da Dra.?
    Viram imagens do sucedido? Houve velório, enterro ou crematório? Mas que se veja o marido da Isabel dos San…pois não vão estes arrumar com outra pobre vida.
    É estranho sim, este e muitos outros casos, eles são políticos, eles são banqueiros, eles são juízes e gente ligada às leis, presidentes de clubes ligado ao tráfico de dr.., autênticas “lavandarias”, só “influencers” que só este povo mixuruco continua a acreditar, tristeza!!!
    Bem dito seja o Rui Pinto que desmascarou esta gentalha, deveriam era aproveitar este jovem para desmascarar todos os corruptos e mais alguns e punir todos como mandam as regras, metia todos nos calabouços do pior.
    Exma. Dra. Ana Gomes, espero mesmo que não seja só conversa mas sim mais ação, muita ação.
    Obrigado. ⭐⭐⭐⭐⭐

  11. Acho bem que ela se preocupe com tudo o que é notícia, mesmo que não faça a mínima ideia do que é “mergulho em apneia”…. Mas por favor hó Ana… Deixa lá os terroristas islâmicos e seus familiares quietinhos lá longe. Se insistires que venham, adopta-los e emigra…. Vai para lá pregar os teus valores morais.

  12. Fala muita gente com pouco conhecimento, esse senhor e os seus algozes são responsaveis por um incontavel numero de esquemas e roubalheiras que delapidaram o património de uma nação e porque o senhor foi um um pequeno embaixador das artes africanas quando ha muotoa que nunca foram mencionados sequer querem chamar-lhe de santo, a sra. Ana Gomes comentou e comentou bem, são estranhas as circunstâncias em que Sindika Dokolo faleceu, particularmente porque o mesmo tem acobteciso a varias pessoas mais ou mebos importantes mas que também tiveram parte activa nos esquemas da familia dos Santos…

  13. A vantagem da liberdade…..
    Todos podem exprimir opinião, todos podem retorquir opiniões.

    Não foi feliz, mas não é por exprimir estranheza que ira perder ou ganhar o meu voto.

  14. Coitada da Ana Gomes que já nos habituou a estes episódios de suspeita, intriga e ódio.
    Eu julgo que não se devia candidatar à presidência da República, mas sim à polícia judiciária, onde podia explanar os seus pareceres…

  15. Coitada da Ana Gomes que já nos habituou a estes episódios de suspeita, intriga e ódio.
    Por este currículo não se devia candidatar à presidência da República, mas sim para a polícia judiciária.

  16. Essa sra devia de ter um pouco de vergonha pois nem falar sabe espero que se for verdade a sua candidatura a PR que os Portugueses tenham essa noção pois para um cargo desses não pode ir qualquer um e JA AGORA ERA BOM QUE SE SOUBESSE A VERDADE SOBRE A POLÉMICA CASA DA DITA sra

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.