Estados Unidos com meio milhão de infetados. 2.000 morreram em 24 horas

Yuri Gripas / EPA POOL

Os Estados Unidos da América registaram esta sexta-feira 2.108 mortes causadas pela covid-19 no espaço de 24 horas, um número diário recorde a nível mundial, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os dados registados até às 20:30 locais, os Estados Unidos são o primeiro país no mundo a ultrapassar a marca das duas mil mortes num dia, registando 2.108 vítimas da pandemia da covid-19. Na quinta-feira passada, os Estados Unidos tinham registado 1.783 mortes pela covid-19.

O número total de mortos registados nos Estados Unidos é agora de 18.586, um valor próximo do país com mais vítimas mortais no mundo, a Itália (18.849 falecidos).

Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados no mundo, aproximando-se do meio milhão de pessoas, com 496.535 casos. Número da mesma universidade norte-americana consultados na manhã deste sábado já dão conta que os norte-americanos ultrapassaram já a barreira do meio milhão de casos (501.615).

Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional para as Alergias e Doenças Infecciosas (INAD) dos Estados Unidos, apenas prevê um retorno à normalidade em novembro.

“Se ‘de volta ao normal’ significa voltar a um período pré-corona vírus, isso nunca irá acontecer até termos um grau de certeza de que podemos proteger a população”, notou Fauci numa conferência de imprensa na Casa Branca, em resposta a perguntas da estação de televisão MSNBC. “Quando voltarmos ao normal, vamos voltar gradualmente até ao ponto em que podemos funcionar como uma sociedade”, disse, citado pelo Público.

A cidade de Nova Iorque está a ser especialmente afetada pelo novo vírus, registando já mais casos do que qualquer outro país do mundo (160 mil), frisa o semanário Expresso.

Nesta sexta-feira, as autoridades confirmaram estarem a ser enterrados cadáveres não reclamados numa vala comum na ilha de Hart, a noroeste da cidade, devido ao aumento significativo de mortes pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,6 milhões em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, mais de 330 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Os Americanos têm o Presidente que merecem! Provas? Mesmo depois de mostrar quem e o que é, tem uma probabilidade não inferior a outras eleições, para outros candidatos Republicanos e arrisca-se a ser reeleito.

      Eles gostam dele. É deixá-los. Russos e Chineses esfregam as mãos.

RESPONDER

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …