Estado Islâmico pode abandonar Síria por falta de armas

Vários grupos do Estado Islâmico estão dispostos a deixar as suas zonas de operação na Síria por falta de munições e armas, avança o porta-voz do Ministério da Defesa russo.

“De acordo com as comunicações intercetadas pelos comandantes nas províncias de Hama e Homs, os rebeldes estão a sofrer uma grave escassez de munições para as armas de fogo e lança-granadas”, disse o general Igor Konashenkov, citado pela Sputnik.

Segundo o porta-voz russo, alguns relatos provenientes de altos cargos do grupo terrorista indicam que “se não houver munições num futuro próximo, vão retirar-se da zona de guerra“.

De acordo com Konashenkov, os drones russos monitorizam os movimentos dos jihadistas para depois conseguirem proceder aos ataques aéreos.

No final de setembro, depois de um pedido do presidente Bashar al-Assad, aeronaves da Força Aérea russa começaram a atacar os grupos do Estado Islâmico instalados na Síria.

Na altura, Vladimir Putin justificou esta decisão, afirmando tratar-se da melhor forma de ganhar rapidez para atacar os terroristas em locais sob o seu controlo antes de conseguirem chegar a outros países.

“O único meio de lutar eficazmente contra o terrorismo internacional – na Síria e nos territórios vizinhos – é ganhar velocidade, lutar e destruir os combatentes e os terroristas nos territórios que controlam e não esperar que cheguem aos nossos”, declarou.

A estes bombardeamentos juntaram-se os navios da Armada russa, instalados no Mar Cáspio, que também lançaram mísseis contra o território controlado pelos jihadistas.

ZAP / RT

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A Europa perdeu o “pio”! Afinal, não queriam o fim do Estado Islâmico. Só queriam derrubar o governo Sírio!! Palhaços!!

    • Qual é o espanto?
      Sim, queriam (querem!) derrubar o governo sírio; para isso, a Europa (principalmente o Reino Unido) e os EUA, até financiaram o EI para este combater o governo sírio – o que deu o resultado que todos conhecemos!!
      Os americanos não aprecem nada com os erros e fizerem precisamente o mesmo que tinham feito décadas antes no Afeganistão aos financiar os taliban’s!!
      Enfim…
      O que é importante saber é que a Síria tem reservas de petróleo e gás e que os russos tem um contrato com de exploração petrolífera com Assad por 25 anos!!
      Não era difícil prever que, naturalmente, as coisas dariam para o torto, mas os super-mega analistas da NATO, etc, não conseguiram antecipar isso!..
      Mais um excelente trabalho, portanto!…

  2. Peçam armas aos russos, hahahahaha! andam á rasca, os russos tratam-lhes da saúde, nem os deixam fugir, lá se vai o ideal da formação de um estado islâmico, cambada de estêrco,…….força Russia, carrega!!!!!!!!!

  3. É isso mesmo! está bem claro, que os EUA, não estão interessados que o conflito na síria acabe e nos outros países. Pois vai-se alimentando disso. Assim, apoio plenamente esses russos. Força Putin.

  4. Mas que grande confusão vai nas notícias e nos comentários! Mas afinal os rebeldes vão deixar o conflito na Síria? Mas os rebeldes na Síria são a população que luta contra o regime de Assad!!
    O ISIS é uma organização terrorista que está a tentar estabelecer um novo país árabe que querem prolongar até à Europa, terroristas financiados pelos países ricos árabes e talvez até Russia e Estados Unidos! O ISIS está a ser alimentado pelos países produtores de armas, numa guerra por tentar controlar mais um país rico em energia!
    Convém esclarecer bem o que é uma coisa e outra.
    Rebeldes na Síria – população que se organizou para derrubar o ditador.
    Isis- organização terrorista, chamada também de rebeldes pelos países da zona, financiada por organizações obscuras e com muito dinheiro e armas, para derrubar presidentes e países com vista a guerra de poder e de terreno na ásia e europa para interferir na economia mundial e no poder por fontes de energia da região!

  5. Como é que é possível que a Rússia em duas semanas tivesse obtido mais resultados contra o Estado Islâmico que a pomposa coligação de vaidosos da NATO? Deve ser porque o que pretendem fazer da Síria é o mesmo que fizeram do Iraque e da Líbia, ou seja, rebentaram com dois Estados ditatoriais mas organizados a pretexto da democracia, causaram milhões de mortos e deslocados, por menos que isso houve muitos condenados e enforcados no tribunal de Nuremberga no final da 2ª Guerra. E agora, alguém vai ser condenado? É triste ter de dizer: Faça Putin, mostra-lhes como é!

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …