Estado Islâmico pode abandonar Síria por falta de armas

Vários grupos do Estado Islâmico estão dispostos a deixar as suas zonas de operação na Síria por falta de munições e armas, avança o porta-voz do Ministério da Defesa russo.

“De acordo com as comunicações intercetadas pelos comandantes nas províncias de Hama e Homs, os rebeldes estão a sofrer uma grave escassez de munições para as armas de fogo e lança-granadas”, disse o general Igor Konashenkov, citado pela Sputnik.

Segundo o porta-voz russo, alguns relatos provenientes de altos cargos do grupo terrorista indicam que “se não houver munições num futuro próximo, vão retirar-se da zona de guerra“.

De acordo com Konashenkov, os drones russos monitorizam os movimentos dos jihadistas para depois conseguirem proceder aos ataques aéreos.

No final de setembro, depois de um pedido do presidente Bashar al-Assad, aeronaves da Força Aérea russa começaram a atacar os grupos do Estado Islâmico instalados na Síria.

Na altura, Vladimir Putin justificou esta decisão, afirmando tratar-se da melhor forma de ganhar rapidez para atacar os terroristas em locais sob o seu controlo antes de conseguirem chegar a outros países.

“O único meio de lutar eficazmente contra o terrorismo internacional – na Síria e nos territórios vizinhos – é ganhar velocidade, lutar e destruir os combatentes e os terroristas nos territórios que controlam e não esperar que cheguem aos nossos”, declarou.

A estes bombardeamentos juntaram-se os navios da Armada russa, instalados no Mar Cáspio, que também lançaram mísseis contra o território controlado pelos jihadistas.

ZAP / RT

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A Europa perdeu o “pio”! Afinal, não queriam o fim do Estado Islâmico. Só queriam derrubar o governo Sírio!! Palhaços!!

    • Qual é o espanto?
      Sim, queriam (querem!) derrubar o governo sírio; para isso, a Europa (principalmente o Reino Unido) e os EUA, até financiaram o EI para este combater o governo sírio – o que deu o resultado que todos conhecemos!!
      Os americanos não aprecem nada com os erros e fizerem precisamente o mesmo que tinham feito décadas antes no Afeganistão aos financiar os taliban’s!!
      Enfim…
      O que é importante saber é que a Síria tem reservas de petróleo e gás e que os russos tem um contrato com de exploração petrolífera com Assad por 25 anos!!
      Não era difícil prever que, naturalmente, as coisas dariam para o torto, mas os super-mega analistas da NATO, etc, não conseguiram antecipar isso!..
      Mais um excelente trabalho, portanto!…

  2. Peçam armas aos russos, hahahahaha! andam á rasca, os russos tratam-lhes da saúde, nem os deixam fugir, lá se vai o ideal da formação de um estado islâmico, cambada de estêrco,…….força Russia, carrega!!!!!!!!!

  3. É isso mesmo! está bem claro, que os EUA, não estão interessados que o conflito na síria acabe e nos outros países. Pois vai-se alimentando disso. Assim, apoio plenamente esses russos. Força Putin.

  4. Mas que grande confusão vai nas notícias e nos comentários! Mas afinal os rebeldes vão deixar o conflito na Síria? Mas os rebeldes na Síria são a população que luta contra o regime de Assad!!
    O ISIS é uma organização terrorista que está a tentar estabelecer um novo país árabe que querem prolongar até à Europa, terroristas financiados pelos países ricos árabes e talvez até Russia e Estados Unidos! O ISIS está a ser alimentado pelos países produtores de armas, numa guerra por tentar controlar mais um país rico em energia!
    Convém esclarecer bem o que é uma coisa e outra.
    Rebeldes na Síria – população que se organizou para derrubar o ditador.
    Isis- organização terrorista, chamada também de rebeldes pelos países da zona, financiada por organizações obscuras e com muito dinheiro e armas, para derrubar presidentes e países com vista a guerra de poder e de terreno na ásia e europa para interferir na economia mundial e no poder por fontes de energia da região!

  5. Como é que é possível que a Rússia em duas semanas tivesse obtido mais resultados contra o Estado Islâmico que a pomposa coligação de vaidosos da NATO? Deve ser porque o que pretendem fazer da Síria é o mesmo que fizeram do Iraque e da Líbia, ou seja, rebentaram com dois Estados ditatoriais mas organizados a pretexto da democracia, causaram milhões de mortos e deslocados, por menos que isso houve muitos condenados e enforcados no tribunal de Nuremberga no final da 2ª Guerra. E agora, alguém vai ser condenado? É triste ter de dizer: Faça Putin, mostra-lhes como é!

RESPONDER

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …