Estado Islâmico pode abandonar Síria por falta de armas

Vários grupos do Estado Islâmico estão dispostos a deixar as suas zonas de operação na Síria por falta de munições e armas, avança o porta-voz do Ministério da Defesa russo.

“De acordo com as comunicações intercetadas pelos comandantes nas províncias de Hama e Homs, os rebeldes estão a sofrer uma grave escassez de munições para as armas de fogo e lança-granadas”, disse o general Igor Konashenkov, citado pela Sputnik.

Segundo o porta-voz russo, alguns relatos provenientes de altos cargos do grupo terrorista indicam que “se não houver munições num futuro próximo, vão retirar-se da zona de guerra“.

De acordo com Konashenkov, os drones russos monitorizam os movimentos dos jihadistas para depois conseguirem proceder aos ataques aéreos.

No final de setembro, depois de um pedido do presidente Bashar al-Assad, aeronaves da Força Aérea russa começaram a atacar os grupos do Estado Islâmico instalados na Síria.

Na altura, Vladimir Putin justificou esta decisão, afirmando tratar-se da melhor forma de ganhar rapidez para atacar os terroristas em locais sob o seu controlo antes de conseguirem chegar a outros países.

“O único meio de lutar eficazmente contra o terrorismo internacional – na Síria e nos territórios vizinhos – é ganhar velocidade, lutar e destruir os combatentes e os terroristas nos territórios que controlam e não esperar que cheguem aos nossos”, declarou.

A estes bombardeamentos juntaram-se os navios da Armada russa, instalados no Mar Cáspio, que também lançaram mísseis contra o território controlado pelos jihadistas.

ZAP / RT

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A Europa perdeu o “pio”! Afinal, não queriam o fim do Estado Islâmico. Só queriam derrubar o governo Sírio!! Palhaços!!

    • Qual é o espanto?
      Sim, queriam (querem!) derrubar o governo sírio; para isso, a Europa (principalmente o Reino Unido) e os EUA, até financiaram o EI para este combater o governo sírio – o que deu o resultado que todos conhecemos!!
      Os americanos não aprecem nada com os erros e fizerem precisamente o mesmo que tinham feito décadas antes no Afeganistão aos financiar os taliban’s!!
      Enfim…
      O que é importante saber é que a Síria tem reservas de petróleo e gás e que os russos tem um contrato com de exploração petrolífera com Assad por 25 anos!!
      Não era difícil prever que, naturalmente, as coisas dariam para o torto, mas os super-mega analistas da NATO, etc, não conseguiram antecipar isso!..
      Mais um excelente trabalho, portanto!…

  2. Peçam armas aos russos, hahahahaha! andam á rasca, os russos tratam-lhes da saúde, nem os deixam fugir, lá se vai o ideal da formação de um estado islâmico, cambada de estêrco,…….força Russia, carrega!!!!!!!!!

  3. É isso mesmo! está bem claro, que os EUA, não estão interessados que o conflito na síria acabe e nos outros países. Pois vai-se alimentando disso. Assim, apoio plenamente esses russos. Força Putin.

  4. Mas que grande confusão vai nas notícias e nos comentários! Mas afinal os rebeldes vão deixar o conflito na Síria? Mas os rebeldes na Síria são a população que luta contra o regime de Assad!!
    O ISIS é uma organização terrorista que está a tentar estabelecer um novo país árabe que querem prolongar até à Europa, terroristas financiados pelos países ricos árabes e talvez até Russia e Estados Unidos! O ISIS está a ser alimentado pelos países produtores de armas, numa guerra por tentar controlar mais um país rico em energia!
    Convém esclarecer bem o que é uma coisa e outra.
    Rebeldes na Síria – população que se organizou para derrubar o ditador.
    Isis- organização terrorista, chamada também de rebeldes pelos países da zona, financiada por organizações obscuras e com muito dinheiro e armas, para derrubar presidentes e países com vista a guerra de poder e de terreno na ásia e europa para interferir na economia mundial e no poder por fontes de energia da região!

  5. Como é que é possível que a Rússia em duas semanas tivesse obtido mais resultados contra o Estado Islâmico que a pomposa coligação de vaidosos da NATO? Deve ser porque o que pretendem fazer da Síria é o mesmo que fizeram do Iraque e da Líbia, ou seja, rebentaram com dois Estados ditatoriais mas organizados a pretexto da democracia, causaram milhões de mortos e deslocados, por menos que isso houve muitos condenados e enforcados no tribunal de Nuremberga no final da 2ª Guerra. E agora, alguém vai ser condenado? É triste ter de dizer: Faça Putin, mostra-lhes como é!

RESPONDER

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …